terça-feira, 30 de janeiro de 2018

INFORME DA AMOVIPE SOBRE SUAS PAUTAS DE LUTA




CÂMARA EM MOVIMENTO:

O “Projeto Câmara em Movimento” consiste na visita da Câmara Legislativa às cidades do Distrito Federal, com o intuito de aproximar o Legislativo das comunidades. A edição de Vicente Pires ocorreu em maio de 2017 e teve ampla participação da AMOVIPE, da população e das demais lideranças locais.

Acompanhe o que foi pedido à Câmara, bem como o desdobramento de cada pauta:

1 – Construção da Ponte da Via Marginal da Estrutural: Em reunião realizada na CLDF, com participação de vários órgãos do Governo, da AMOVIPE e de outras lideranças, o Secretário de Obras prometeu iniciar a obra ainda em 2018;
2 – Reforma do Viaduto Israel Pinheiro: Na mesma reunião, o DER informou que programa investir 70 milhões de reais neste e nos demais viadutos da EPTG. Para tanto, a CLDF ficou de solicitar auxílio à bancada Federal, para apresentação de emendas ao orçamento da União.

3 – Área na Cidade para Movimentos Culturais: Atualmente a CLDF, a AMOVIPE e o Conselho de Cultura de Vicente Pires estão dialogando com os órgãos do governo, para cessão de um terreno e posterior construção do Complexo Cultural de Vicente Pires.

4 – Lotação de mais médicos no Posto de Saúde: Mais médicos de família estão chegando a Vicente Pires e passarão a atender na Vila São José e CAS, além do atual posto. A CLDF, em conjunto com a AMOVIPE, a Administração Regional e a gerência do posto estão promovendo ações conjuntas visando alcançar a meta, como a disponibilização de um terreno público para um posto definitivo na CAS e o reaproveitamento de cabines desativadas da PM para atender à população.

5 – Ampliação de Escolas Públicas: A Secretaria de Educação solicitou a cessão de 3 (três) terrenos à SEGETH, para essa finalidade, além de uma creche. A AMOVIPE e a CLDF acompanham o desenrolar das ações.

6 – Estudo de Impacto Ambiental para a 26 de Setembro – A CLDF fez vários expedientes sobre este tema. Não avançou no GDF, uma vez que a área está inserida na Floresta Nacional. Atualmente a AMOVIPE dialoga com o Ministro do Meio Ambiente (Sarney Filho), o ICMBio, a SPU e parlamentares federais, para apresentarem projeto de desafetação da área.

7 – Creches: A CLDF e a AMOVIPE estão dialogando com a Secretaria de Educação e a Secretaria já pediu à SEGETH a cessão de três terrenos para creche e escolas. A AMOVIPE acompanha o desenrolar das ações.

8 – Audiência Pública para discutir Regularização Fundiária: A CLDF realizou a Audiência em 7 de agosto de 2017, no Salão de Festas Capital Park, atrás da Faculdade Mauá. A AMOVIPE teve assento à Mesa do evento, que contou com a participação de deputados distritais, federais, um senador, secretários de Estado, Terracap, Administrador Regional e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A população presente foi estimada em 600 pessoas.

9 - CAESB – Água e esgoto em todos os condomínios – A CAESB prometeu à CLDF e à comunidade ligar água para quem necessitar, mesmo assentamentos sob risco de desconstituição. Informou que, se por ventura os locais não forem regularizados, retirará a rede. O esgoto está sendo ligado gradativamente na região.

10 – Melhorar o policiamento e rondas internas – O comando da PM disse que várias equipes estão atuando nas vias do SHVP, diuturnamente e informou o Whatsapp do 17º BPM, que atende Vicente Pires: (61) 8420-8944.


11 – Equipamentos públicos na Chácara 17 / Setor Jóquei: A Terracap informou que a área é para instalar equipamentos públicos e que depende da SEGETH apontar quais os equipamentos necessários à região do SHVP.

REUNIÃO REALIZADA EM 29/1/2018 COM O NOVO ADMINISTRADOR REGIONAL, ANCHIETA COIMBRA


O presidente Gilberto Camargos e o vice, Gerado Oliveira se reuniram na manhã de 29/1/2018 com o Administrador Anchieta Coimbra e um de nossos pedidos foi que ele conheça TODAS as 11 demandas do Câmara em Movimento Vicente Pires. Anchieta nos solicitou que enviássemos a descrição de cada uma, para que possa ajudar na viabilização junto ao Governo.
A gerente do posto de saúde, Sra. Tatiana, também esteve presente, quando pedimos ao Administrador que auxilie nesta outra pauta, que é a disponibilização de mais médicos de família atendendo nos bairros do SHVP, em especial áreas vulneráveis na CAS e na Vila São José.
Conforme previamente discutido em reunião na CLDF, ficou acertado que o Administrador envidará os esforços necessários para trazer 3 (três) cabines desativadas da Polícia Militar para Vicente Pires e finalizar a reforma do espaço cedido pela Igreja do Monte, Rua 13, na Vila São José. As cabines e o espaço serão utilizados pelos médicos de família para atender a comunidade.
Equipamentos Públicos:
Creche, escolas, complexo cultural e Posto de Saúde na CAS

Para quem não sabe, estão sendo disponibilizados pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação (SEGETH) 30 terrenos para instalar equipamentos públicos em Vicente Pires e as áreas de cultura, educação e saúde poderão ser contempladas ainda este ano. Caso de fato sejam garantidos os lotes, a AMOVIPE vai solicitar parceria à CLDF para cobrar do GDF o desenvolvimento dos projetos executivos e a disponibilização dos recursos, com vistas à construção desses EPs em um futuro próximo. Tais informações foram repassadas para o novo Administrador, que prometeu apoiar.

Ponte:

As pautas do Câmara em Movimento estão avançando bem, entre elas a possível construção da ponte da Via Marginal da Estrutural, que é uma luta de 10 anos de vários moradores e associações. O início da obra foi prometido ainda para 2018, pela Secretaria de Obras. Vamos acompanhar e cobrar da Secretaria de Obras e do Administrador.

Como se vê, a AMOVIPE também trabalha de forma propositiva e colaborativa, embora o estilo aguerrido do presidente, Gilberto Camargos, seja o que se sobressaia e faça toda diferença. Gilberto exige ao extremo de todas as autoridades, inclusive de todos os administradores regionais que se sentaram naquela cadeira, para que cumpram o seu papel.


Geraldo Oliveira

VICE-PRESIDENTE

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário