terça-feira, 27 de março de 2018

GILBERTO CAMARGOS FINALMENTE DECIDE: “SOU PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO DISTRITAL”


Se eleito, líder comunitário promete transformar luta de 25 anos em ações formais em prol de Vicente Pires, 26 de setembro e de todo o DF

(*) Por Geraldo Oliveira, do blog Vicente Pires Alerta)
          
-->
                 Está batido o martelo! Gilberto Camargos declara que é pré-candidato a deputado distrital, após muita reflexão, conversa com a família e insistência de amigos e pessoas que conhecem seu trabalho de 25 anos pelo Setor Habitacional Vicente Pires, Assentamento 26 de setembro, hospitais, creches e condomínios horizontais de todo o DF.

A poucos dias de se encerrar o prazo para filiação partidária, que terminará em 7 de abril próximo, ele ainda não escolheu o partido pelo qual irá concorrer. Está sendo sondado por diversos deles, mas está preocupado em se filiar a um que se identifique com suas lutas, seja o mais limpo possível e lhe dê condições mínimas para concorrer. Caso se confirme a candidatura, Gilberto diz que sua campanha será na base da “sola de sapato” e de poucos recursos financeiros.
            “Serei eu, Deus, minha família e os amigos que acreditarem que esse sonho é possível”, informa. Gilberto diz que está aceitando o desafio porque sabe que, se eleito, estará empoderado para lutar em outro núcleo de poder. “Eu nunca fui político, jamais tive pretensões políticas e por isso jamais disputei uma eleição. Contudo, estou consciente de meu papel, necessito entrar, para fazer ainda melhor o que já venho fazendo em toda a minha vida”, informa.
            “Nossas lutas sempre foram voltadas para a área social, em creches, hospitais, defendendo os direitos de moradia, por uma regularização justa para todos e contra a força desproporcional do Estado, que insiste em oprimir as famílias do DF”, comenta. Como jornalista, Gilberto também fez denúncias históricas que muitos não sabem, entre elas uma que resultou na chamada “Operação Perímetro” da Polícia Federal, que se arrasta até os dias atuais.
Segundo a denúncia, servidores públicos do Governo Agnelo Queiroz (2011-2014) e da Terracap, juntamente com particulares e a então Secretária de Patrimônio da União (SPU), Lúcia Carvalho, teriam adulterado uma nova demarcação das terras da Fazenda Brejo ou Torto, especificamente na área da Colônia Agrícola Cana do Reino (ao lado da Via Estrutural), cuja medição objetivava regularizar o Setor Habitacional Vicente Pires.
Pelo que foi denunciado, teria sido repassado uma área extra de 344 hectares do terreno incluindo terras públicas para posseiros e ao espólio dos proprietários da área, que a seguir a venderam para uma construtora por cerca de R$ 300 milhões. Segundo a PF, os laudos técnicos elaborados pela SPU eram irregulares e continham erros (supostamente propositais) na medição. “Investiguei toda a negociação e cumpri o meu papel como jornalista”, diz Gilberto.
Gilberto Camargos é um líder comunitário emblemático. É daqueles que enfrenta tratores, fecha vias após esgotarem as possibilidades de negociação, não tem medo de nada e não hesita em “mobilizar o mundo” para ajudar pessoas em hospitais, escolas, serviços públicos e em ações sociais. “Está em mim o espirito solidário e minha crença me diz para realizar obras, como ensina a Bíblia”, comenta.
Atualmente o líder comunitário tem feito palestras por todo o DF sobre a Lei 13.465/2017 (da regularização), em cujo texto ajudou a incluir artigos e incisos fundamentais para regularizar imóveis por todo o DF. Ele também trava uma luta quase solitária para que as obras de infraestrutura de Vicente Pires beneficiem de fato a coletividade (mobilidade urbana e acessibilidade). “Os projetos estão sendo alterados perigosamente pelo governo, com redução de pontes, viadutos e vias duplicadas”, alerta.
Em relação ao Assentamento 26 de Setembro, participou historicamente do enfrentamento às derrubadas e fez, de 2015 a 2018, muitas reuniões no Congresso Nacional, com o ministro do Meio Ambiente, SPU/DF e Nacional, ICMBio e no Governo do DF, para tentar salvar o Assentamento. Com o advento da Lei 13.465/2017, Gilberto diz que a regularização é possível pelo INCRA. “Acabamos de ingressar com uma ação na Vara Federal, para provar que a 26 de Setembro não é invasão. Ela é um Assentamento oriundo do Decreto distrital número 17.502, de 26 de setembro de 1996”, informa.
Gilberto se intitula um “servo” e não um líder, tem história de lutas comprovadas, é presidente da AMOVIPE – Associação de Moradores de Vicente Pires e Região e da OSCIP “Organização Verde Brasil. Como ambientalista, fez sozinho em sua juventude uma expedição com um pequeno barco pelo Rio São Francisco, para provar com fotos e registros às autoridades, que as nascentes do “Velho Chico” estavam morrendo. Hoje, o Rio dá mostras de que Gilberto estava certo. Em virtude dessa viagem, entrou para o Livro dos Recordes e foi homenageado em sua cidade natal, Bom Despacho (MG).
Haja vista a concorrência desleal de candidatos que usam a máquina e tem o poder econômico por trás de suas campanhas, Gilberto diz que pode até não ganhar. Mas, se conseguir mostrar sua história e a população de Vicente Pires, 26 de Setembro e do DF entenderem que é preciso dar uma chance às regiões onde moram, para saírem do abandono, terão nele um representante à altura. Boa sorte ao nosso amigo!!
Até o próximo mês e um grande abraço!
(*) Geraldo Oliveira é blogueiro em Vicente Pires, Vice-Presidente da AMOVIPE e servidor de carreira da Câmara Legislativa.



Reunião com os representantes das empresas de obras de Vicente Pires e Administração Regional



Reunião com SPU Nacional e SPU do Distrito Federal, Dr. Antonio, Dra Fabiana Torquato e Dra Sthefani


Verba Federal para toda a iluminação da Colônia Agricola 26 de Setembro

Reunião de Lideranças de Vicente Pires e governo

Audiência com o Presidente Temer para sancionar a lei 13.465/17


Manifestação para barrar derrubadas na 26 de Setembro





Manifestação em frente ao buriti contra as derrubadas da AGEFIS


Manifestação com os moradores do Sol Nascente contra as derrubadas e para parar a AGEFIS


Palestra sobre Saúde na Feira de Saúde

Vistoriando obras com o Vice Governador Renato Santana


Reunião na Igreja Adventista da 26 de Setembro sobre como parar as derrubadas



Reunião na Associação Comercial de Vicente Pires











































































abaixo creche da Colônia Agricola 26 de Setembro montada pela AMOVIPE em parceria, em casa de Gilberto que também ajudou na manutenção com tudo, alimentos, brinquedos, voluntários etc. A creche esta sendo reformada agora.









Nenhum comentário:

Postar um comentário