terça-feira, 22 de maio de 2018

GILBERTO CAMARGOS - POR QUE SOU PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO DISTRITAL?


-->




(*) Por Gilberto Camargos

1-    Vocação para servir

Desde jovem tenho me envolvido em trabalhos comunitários para ajudar a melhorar a vida das pessoas. Porém, meu trabalho sempre foi como voluntário, meu pagamento vem da satisfação que sinto em servir, jamais fiz o que faço para que alguém reconhecesse, dissesse obrigado ou que me oferecesse um cargo público.

Não sou e não me intitulo líder, mas um servo a serviço da comunidade. Comecei na juventude, em uma expedição que fiz pelo Rio São Francisco, em um pequeno barco, para provar que ele estava morrendo. Com tal viagem, fui homenageado e entrei para o livro dos recordes à época. Fui aviador, atualmente sou jornalista, fundei o jornal e blog comunitário Conversa Informal e estou presidente licenciado da AMOVIPE – Associação de moradores de Vicente Pires e Região.

Nunca tive a pretensão de me filiar a nenhum partido político e muito menos de concorrer a um cargo público eletivo. Muitas vezes nesses 35 anos servindo à comunidade no Distrito Federal e 25 anos servindo em Vicente Pires, me chamaram para ser candidato, também me chamaram para ocupar cargos públicos indicados, mas eu sempre recusei.

Sempre achei que se todos servíssemos uns aos outros, voluntariamente, quer fazendo uma reunião em busca de melhorias, limpando uma rua, tapando buracos ou buscando soluções junto aos representantes constituídos, o mundo seria uma maravilha.

2-    Insistência de amigos, moradores e a vontade de ajudar a curar uma democracia doente



De 2015 para cá, inúmeras pessoas me convidaram a sair candidato a Deputado Distrital: na feira, em reuniões comunitárias, grupos de whatsapp e demais redes sociais. Porém, vinha recusando, até o início de 2018. Assim como todos, estou revoltado com a política e com os políticos atuais, mas me convenci que preciso entrar nesse meio, para tentar ser uma espécie de antídoto para o quadro doente da política do DF, a qual, salvo pouquíssimas exceções, é composta por políticos corruptos que não tem compromisso com o povo, somem após ser eleitos e retornam somente após 4 anos, em nova eleição. Preciso entrar, para tentar atuar como um remédio eficaz, porque TODOS os poderes estão gravemente doentes, compostos por gente que enxerga apenas os interesses pessoais e quer se perpetuar no poder, mesmo não cumprindo as promessas feitas a cada eleição.

3-    Missão de vida e servidão a Deus


Estou pré-candidato, mas minha pré-candidatura tem um propósito, foi entregue a Deus em oração, onde pedimos que Ele decida: se for para ser eleito, Deus estará no controle, se não for o plano de Deus, ou se for para que eu, após eleito, me torne apenas mais um dos considerados vermes nessa doença fatal para a população, que Ele não permita que eu ganhe. Minha vida sempre foi norteada pelo poder de Deus. Eu tenho a intenção de ser Deputado Distrital, mas não é impossível que Deus abra uma porta a seguir e me capacite para ser um dia o governador que mudará o DF. Além da ajuda divina, conto ainda com o apoio terreno das principais lideranças da região de Vicente Pires e do DF. Não estou caminhando sozinho e graças a Deus o incentivo de moradores, empresários, comerciantes e síndicos me motivam. 

Quero dizer que se for eleito ou não, não fará diferença, pois o objetivo será sempre servir, como Jesus Cristo sempre serviu. No cargo de Deputado ou fora dele, estarei trabalhando pela minha comunidade. Afinal, meu sonho e minha vocação não é ser político, mas um servo. Contudo, estou convicto de que necessito entrar na política, para ajudar a curá-la.

4-    História de vida, visão e convicções políticas


Um pouco de minha vida será contada no meu site www.gilbertocamargos.com.br, que você poderá acessar e saberá como iniciou minha história e o meu interesse pela vida comunitária, onde sempre procurei ser verdadeiro e coerente em minhas ações e nas críticas políticas que faço e fiz através de jornais e blogs. Assim tem sido, desde o despertar que tive por servir, em minha cidade natal (Bom Despacho-MG) e por onde morei e atuei, em várias cidades do DF.

De alguns anos para cá, passei a incentivar pessoas de bem, com coragem, caráter e novas ideias, para servirem à população, sem esperar reconhecimento que não seja a satisfação de SERVIR, porque assim, estarão aptos a ocuparem espaço na política. O que mais se vê nas ruas e nas redes sociais são indivíduos reclamando de governos, de políticos que não demonstram ter qualidade, muito menos comprometimento com a moralidade na administração pública. Mas, de que adianta reclamarem, se esses que reclamam, que se dizem preocupados e indignados com os maus políticos, não possuem interesse em ocupar o espaço político?

Cheguei à conclusão, então, que apenas incentivar outras pessoas não era suficiente. Era preciso iniciar uma mudança. Decidi, então, procurar um partido político que aceitasse minha filiação, meus princípios, minhas ideias e minha independência de opinião. Confesso que não foi nada fácil tal decisão; afinal, sempre procurei exaltar minhas ideias e opiniões e não minha imagem física, pois, para mim, o que interessava era o debate com a sociedade.

5-    Pré-candidatura, escolha do partido e forma de atuar


Hoje, sou pré-candidato a deputado Distrital pelo PROS – Partido Republicano da Ordem Social e me coloco à disposição nas convenções partidárias, para ser uma alternativa para o povo do DF. Se escolhido candidato, espero corresponder à expectativa dos eleitores que, assim como eu, querem atuar como antídoto para um sistema político doente. Pessoas que estejam dispostas a acreditar em um candidato que, como já disseram, não é político. Pessoas que queiram confiar em um indivíduo que nunca dobrou a espinha a qualquer político ou burocrata mal-intencionado, que não respeitou meus direitos como cidadão. Um indivíduo que sempre teve coragem de expor suas opiniões, suas críticas e partindo para a ação sempre que necessário.

Me coloco como alternativa dos milhares de cidadãos que estão cansadas de votar em maus políticos, porque foram enganadas por eles ou por falta de opção. Pessoas que desejem mesmo mudanças no modo de se fazer política. Eleitores que queiram participar de um projeto político diferente. Pagadores de impostos que não suportam mais apenas pagar a conta de uma estrutura administrativa que não lhes satisfaz e que procuram um representante que fiscalize cada centavo que é retirado de seu bolso para ser gasto na máquina pública. Pessoas que queiram eleger um deputado que esteja capacitado para exercer o cargo e tenha independência e coragem de votar com a liberdade que a função exige.

6-    Campanha, postura e Compromissos


Se escolhido candidato nas convenções, farei uma campanha limpa, com o mínimo de dinheiro necessário para divulgar minha candidatura; com respeito à liberdade de escolha de cada eleitor. Serei ético e coerente com minhas ideias e princípios políticos e cristãos, como sempre fui. Não prometerei o que não cabe a um deputado executar, mas prometo, caso eleito, exercer com dignidade e comprometimento as atribuições que a lei exige de um legislador, beneficiando todo o Distrito Federal.

Eu não pretendo ser líder de ninguém, mas parceiro de boas ideias que possam levar à desburocratização e à melhoria dos serviços públicos, à maior eficiência e menor gasto da Administração Pública, ao incentivo ao empreendedorismo, à redução da carga tributária, à melhor qualidade na educação e na prestação de serviços de saúde, com o fim de se alcançar o desenvolvimento econômico do Distrito Federal hoje em crise financeira, ética e moral. Mudar, através de leis inovadoras essa forma de criar regiões sem nenhuma estrutura, onde o Estado precisa estar presente prevenindo as mazelas que atingem as oportunidades e a qualidade de vida das pessoas.

Como jornalista e um servo da comunidade, não serei condescendente com a falta de apoio do governo para a segurança pública, com o sucateamento da saúde, da educação, da mobilidade e principalmente com o descaso e abandono de nossas regiões administrativas. A qualidade de vida dos cidadãos do DF será minha mola mestra como legislador, pois pautará aquilo que tenho buscado até hoje como servo comunitário e cidadão.

7-    Sou BAIRRISTA! Seja você também e dê uma chance à região onde você mora


Diante dos mais de 70 mil eleitores de Vicente Pires, Colônia Agrícola 26 de Setembro e dos outros milhares do Distrito Federal, eu gostaria de merecer a confiança para representá-los e continuar a lutar por suas causas, assim como já luto, mesmo sem Mandato. Ainda não temos o voto distrital em eleições, mas é chegada a hora de exercer o chamado BAIRRISMO, em que o eleitor exerce o voto útil, esquece ao menos uma vez os segmentos corporativos de trabalho, político-partidários e pensa em sua sofrida região, investindo seu voto como elemento transformador do lugar onde escolheu para viver.  As regiões destacadas são desassistidas, não possuem até hoje um representante legítimo e seus votos, embora sejam muitos, são a cada eleição desperdiçados e dilacerados, dirigidos a inúmeros oportunistas que aparecem sedutoramente e os surrupiam. Conseguem nosso voto e a seguir desaparecem. Inexplicavelmente, embora tenhamos votos suficientes para eleger até 3 deputados distritais, jamais conseguimos êxito em ter um representante sequer, que de fato seja comprometido e tenha história de lutas comprovadas.

8-    Função de um Deputado e atuação



Acorde, querido eleitor! Você sabia que um deputado distrital pode destinar aproximadamente 20 milhões de reais do orçamento do DF à sua cidade?

O Deputado Distrital tem a importante função de trabalhar por você! É dele a atribuição de legislar, fazer emendas ao orçamento corrigindo distorções e ausências das políticas públicas e fiscalizar os programas de uso e ocupação do solo, de transportes e mobilidade urbana, de conservação, dentre outros importantes temas relacionados ao cotidiano dos cidadãos.

Eu, Gilberto Camargos, mantenho viva a capacidade de me indignar! E ela aparece sempre que acompanho as políticas praticadas no sentido de beneficiar exclusivamente aos seus atores e os setores econômicos – em detrimento da qualidade de vida da população. Fico indignado ao ver que a oportunidade de fazer do Distrito Federal um estado ecologicamente mais sustentável, socialmente mais justo, economicamente mais integrado e culturalmente mais diverso se perde em nome de esquemas e tramoias relacionadas a grandes e questionáveis ações de governo e de políticos sem escrúpulos. O atual governo, por exemplo, está querendo se promover às custas de demolição de lares e regularização fundiária questionável, feitas a toque de caixa e sem a devida discussão e análise, cujo objetivo é fazer a alegria dos cofres da Terracap, que está endividada e sem terras para vender no DF. Tal empresa existe apenas para manter os benefícios próprios de seus diretores e também das grandes construtoras. Não sei porque até hoje ninguém teve a coragem de “ABRIR SUA CAIXA PRETA”. Se eleito, eu abrirei.

Sinto-me preparado e com coragem suficiente para enfrentar essa doença do sistema político que se apoderou da CLDF e do poder executivo, do abominável “toma-lá e dá cá” da relação legislativo-executivo-judiciário e para trabalhar por políticas em prol de todo o Distrito Federal, levando em conta suas prioridades.

Afirmo que, se eleito, cumprirei meu mandato integralmente, sem ocupar cargos vendidos pelo governo em troca de manter o caos da população.

9-    Constatações sobre a política, ser/estar político e o preço da omissão


“Todos nós somos políticos: Não temos escolha. A política é inerente à convivência em comunidade.”


“Todos nós, queiramos ou não, somos seres políticos. Além disso, a partir do momento que vivemos em uma sociedade que é estruturada de forma a ser "gerenciada" por um pequeno grupo eleito, que classificamos como "políticos", estamos todos sujeitos às leis criadas por eles e vulneráveis às suas decisões, boas ou ruins.”

“Para aqueles que viram as costas para a política, ou "enfiam a cabeça na areia", mais do que nunca vale a frase atribuída a Platão: “O preço a pagar pela sua não participação na política é seres governado por quem é inferior”.

E você? Acha que é "inteligente" não participar da política?

MUDAR É PRECISO, VOCÊ TEM OPÇÃO!

UM ABRAÇO E VAMOS À LUTA!
GILBERTO CAMARGOS

3 comentários:

  1. Meu voto já é seu Gilberto Camargos .

    ResponderExcluir
  2. 'é dever de juntarmos forças para criação de linha de ônibus que atenda a comunidade. o assentamento 26 de setembro precisa de mobilidade aos moradores, a linha de ônibus deverá atender os moradores, entrada pela DF097 entra na rua 3 chega na via principal entra na rua 4 pega a rua 6 sai na av. principal segue ate a rua 02 segue ate DF097 e sai DF 001. outra linha devera seguir o itinerário inverso, VAMOS A LUTA MEU POVO. A HORA É AGORA

    ResponderExcluir
  3. 'é dever de juntarmos forças para criação de linha de ônibus que atenda a comunidade. o assentamento 26 de setembro precisa de mobilidade aos moradores, a linha de ônibus deverá atender os moradores, entrada pela DF097 entra na rua 3 chega na via principal entra na rua 4 pega a rua 6 sai na av. principal segue ate a rua 02 segue ate DF097 e sai DF 001. outra linha devera seguir o itinerário inverso, VAMOS A LUTA MEU POVO. A HORA É AGORA

    ResponderExcluir