terça-feira, 19 de junho de 2018

POSTO DE SAÚDE VICENTE PIRES - ESSA É A SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL!


(*) Por Gilberto Camargos

Abraço ao posto pela população em protesto contra as investidas de fechamento por Rollemberg

Nosso posto de saúde começou péssimo quando foi inaugurado, a AMOVIPE entrou na luta junto com os servidores e moradores e o transformou no melhor posto do Distrito Federal, o único que recebeu elogios na mídia nos últimos 20 anos da caótica situação da saúde no Distrito Federal.

Nessa parceria, colocamos a infraestrutura que faltava na unidade, como geladeiras, impressoras, bebedouros, conseguimos a construção da unidade do SAMU através do proprietário do imóvel Senhor Geraldinho e muitos materiais de consumo.

Conseguimos trazer para essa unidade uma das mais conceituadas gerentes da rede de saúde do DF, a senhora Regina Carreon, lutamos para que todos do quadro tivessem valorização profissional e assim pudessem realizar o atendimento de qualidade que os moradores merecem.


Entrega do segundo bebedouro gelado para atender a população

Mas, o governo viu que estava tudo muito bom e que não era por seus méritos. Incompreensivelmente, ele veio, deu um tiro no próprio pé e tirou a gerente que lutava junto com o povo e mandou para o lugar uma outra que perseguiu servidores e destruiu todos os avanços: transferiu os médicos e os enfermeiros, acabou com os 3 consultórios dentários novos que conseguimos de uma ONG de Manaus. Resultado: dos 5500 atendimentos mensais, a Unidade passou a ter apenas 500.
Entrega de mais uma geladeira para o Posto de Saúde, Gilberto Camargos, a Gerente Tatiana e a enfermeira Núbia

Com a “gestão” desastrosa da nova gerente, a AMOVIPE entrou em campo novamente e fez várias manifestações, fechou a EPTG algumas vezes após tentar negociar e ainda deu, junto com os usuários um abraço simbólico no posto, para mostrar nossa indignação. Nesse interim, fizemos um abaixo assinado com mais de 5500 assinaturas e conseguimos expulsar a gerente, trazendo a atual que também é ótima gestora e moradora de Vicente Pires.

Mesmo com o empenho da equipe por fazer o melhor, o atendimento era feito de forma presencial e faltava um canal mais fácil para prestar informações sobre escalas de médicos, medicamentos na farmácia, exames, disponibilidade de vacinas e horários de atendimento. Tal lacuna obrigava que os pacientes tivessem que se locomover até a unidade para tudo, porque a linha de telefone estava cortada por falta de pagamento. Então, nossa Associação e os brilhantes servidores do posto criaram os grupos de WhatsApp, que totalizam hoje quase 1000 pessoas interagindo, o que até foi destaque em jornais, blogs e TV, no final do ano passado.

Mas, como tudo no atual governo é perseguição e vendo que os grupos dão um show de eficiência no atendimento, contrapondo-se à ineficiência da rede de saúde e do próprio governo, alguém da cidade (equipe do governo) resolveu novamente interferir e pediu para religar o telefone (que não atende nada) às pressas e solicitou que a Secretaria de Saúde mandasse uma circular exigindo que todos os funcionários do posto saíssem dos grupos de WhatsApp, o que causou quase uma comoção aos pacientes. Alegou-se que o motivo foi o ano eleitoral.

A verdadeira motivação para essas atitudes foi clara: retaliar politicamente a AMOVIPE e o jornalista Gilberto Camargos, que é presidente licenciado da entidade e candidato a Deputado Distrital, que fazem oposição ao atual governo, por considerá-lo incompetente, arbitrário e que não trabalho pensando nas pessoas. Inclusive alguns servidores estão sendo perseguidos e processados pela ex-gerente e pela superintendente, só porque atendem bem e reclamaram das péssimas condições de trabalho a que foram submetidos na gestão da mesma.


Fechamento da EPTG como protesto para manter o posto aberto

Outra ação da AMOVIPE em conjunto com os moradores, servidores e com o presidente Joe Valle, através do Programa Câmara em Movimento, foi a tentativa de expansão do atendimento nos 4 bairros: uma equipe de saúde da família na CAS, uma na Vila São José, uma terceira próxima ao Setor Jóquei e a quarta permaneceria no posto de saúde. O ex-administrador Júlio Menegotto, presidente da NOVACAP, também tentou ajudar.



Reunião na CLDF com o presidente Joe Vale para manter o posto aberto e trazer novas UBS

Reunião com o Ex administrador Anchieta Coimbra para trazer as cabines da PM para VP

 Reunião com o Ex administrador Anchieta Coimbra para trazer as cabines da PM ja combinadas antes para VP


Reunião do Conselho de Saúde de Vicente Pires, presidida por Gilberto Camargos

Reunião do conselho de Saúde
Reunião com o Deputado Juarezão e funcionários da UBS não não deixar fechar

Essas Unidades seriam colocadas em 16 cabines tipo “Kinder ovo” desativadas da Polícia Militar, sendo 4 cabines para cada unidade. Arrumamos os locais e tudo ficou preparado, mas o Júlio Menegotto saiu da Administração Regional sem trazer as cabines, entrou o Anchieta que não deu continuidade e para piorar ainda mais, entrou o atual “administrador garoto propaganda” que estranhamente ignorou tudo que estava em andamento.

Após a entrada do novo administrador, o que estava melhorando a passos lentos na UBS piorou e vieram novos problemas: agora os moradores das ruas 5, 10 e 12 não têm mais atendimento no posto, devido às novas regras de distribuição do atendimento feitas pela Secretaria de Saúde. Eles são orientados a aguardar que o HRT disponibilize vagas, o que é muito raro. Até mesmo pessoas com pressão altíssima e problemas graves estão tendo que voltar para casa sem atendimento.

Definitivamente, o povo de Vicente Pires não é respeitado por esse governo e seus aliados e só contamos apenas com os próprios moradores para reivindicar providências e resultados. Os donos do poder, que poderiam de fato fazer a diferença a nosso favor, querem mais é que todos se lasquem, enquanto ganham seus gordos salários. Vamos reagir, Vicente Pires! É hora de arrancar essa gente de lá, em outubro. Mudar é preciso, você tem opção!

(*) Gilberto Camargos é jornalista, presidente licenciado da AMOVIPE e do Conselho Gestor de Saúde de Vicente Pires, aviador, ambientalista e morador de Vicente Pires há 25 anos.

Visite seu site: www.gilbertocamargos.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário