domingo, 10 de março de 2019

UM LÍDER COMUNITÁRIO É UM SERVO EM SUA ESSÊNCIA



Para ilustrar a mensagem que quero passar ao leitor, descrevo a seguir a seguinte estória, de autor desconhecido: 

“Um rapaz trabalhava numa loja de roupas usadas onde certo dia entrou uma senhora bastante obesa. Logo a atendente pensou: “Poxa, não temos nada na numeração dela…”. Enquanto observava aquela senhora caminhando pela loja, em sua direção, pensava numa forma de evitar que ela se sentisse mal, já que não tinha algo que lhe servisse.

Quando a senhora se aproximou, um pouco entristecida e constrangida, comentou:
– É… não tem nada grande, não é?

E o rapaz, que até aquele momento não sabia o que fazer, abriu os braços de uma ponta a outra e lhe respondeu sorrindo: 

– Quem disse que não? É claro que tem! Olha só o tamanho deste abraço! – E a abraçou com carinho.
A loja toda parou para observar aquela cena. A senhora, pega de surpresa, entregou-se àquele abraço acolhedor, deixou-se tomar por algumas lágrimas discretas e exclamou: – Há quanto tempo ninguém me dava um abraço como esse… E depois de desfrutar daquele abraço por alguns instantes, finalizou a breve conversa dizendo:

– Não encontrei o que queria, mas recebi o que precisava. Muito obrigada!”

Nas tantas reuniões que participo, o que mais ouço é a frase “sou líder comunitário(a)”, e a cada dia me deparo com mais líderes surgindo e se declarando líderes.

Estão surgindo tantos líderes que vão faltar pessoas para serem lideradas. Porém, ser líder não é se dizer líder, aliás todos que assim se apresentam, jamais foram lideranças de qualquer coisa.


Liderar é sempre servir e servir significa colocar-se no lugar das pessoas, demonstrar interesse por elas, estar pronto para ajudá-las, identificar suas reais necessidades e atendê-las sempre que possível, por isso, o Líder que não serve, não serve para ser líder e o que serve, não se apresenta como líder, mas como servo.


Para servir, contudo, é necessário vencer o orgulho, deixar o egoísmo de lado, abrir mão de certos interesses pessoais, ser empático com as pessoas e desenvolver o hábito de dar e não apenas receber.
Porque quem se passa por líder para conseguir algum benefício próprio ou para alguém, mesmo que por algum tempo busque e mostre estar fazendo alguma coisa, em algum momento deixa a máscara cair ou desiste, porque servir é sempre oferecer o que você tem de melhor para que as pessoas ao seu redor estejam bem.

Quem serve não satisfaz caprichos ou vontades, mas faz o que as pessoas precisam (e muitas vezes nem sabem que precisam). Por isso, ser empático, colocar-se no lugar do outro, tentar enxergar com seus olhos e “calçar seus sapatos”, é tão importante em liderança. Porque só assim seremos capazes de compreendê-los melhor e, consequentemente, servi-los em suas reais necessidades.

Além disso, ao servir as pessoas, o líder conquista autoridade e respeito, elevando sua liderança a um nível completamente diferente, mas também atrai ódio e ataques dos que se passam por líderes, pois não conseguem servir e querem liderar a todo custo.

Para se conhecer um falso líder, veja seus atos, sua postura, se ele cobra por sua suposta entrega ao ato de servir, se ele busca ou espera recompensas, cargos, favores, reconhecimento, promoções, para si ou para outros. 

Observe se ele enxerga nos demais lideres um concorrente e usa de todos os meios para desqualificar os outros, para galgar seus degraus. Aquele que se preocupa em denegrir a imagens de outros, tentando copiar e sempre ir atrás do que já está sendo feito, tentando buscar para si atos alheios, esse nunca foi e nunca será um servo, portanto não é e nunca será um líder.

Portanto, se alguém quer ser líder, sirva sempre seus liderados, seja empático com as pessoas, identifique suas legítimas necessidades e as atenda da melhor maneira possível. É isso que se espera de um Líder. 

Jesus Cristo, o maior líder, sempre e somente serviu, nunca foi servido.

A  seguinte citação do autor Alber Schweitzer nos faz refletir sobre a essência do verdadeiro líder:  “Eu não sei qual será o seu destino, mas uma coisa eu sei: os únicos entre vocês que serão realmente felizes são aqueles que procuraram e encontraram como servir”

Gilberto Camargos

Um comentário:

  1. Achei interessante essa definição de Ser Líder.Parabens.Porqie existe pessoas q mal conhece ima comunidade e ja se intitula de líder rsrs.
    Podemos discordar de alguns assuntos mas vc Gilberto é um líder.( Só q se perdeu im pouco)

    ResponderExcluir