segunda-feira, 1 de abril de 2019

INFORMAÇÕES DISTORCIDAS SOBRE AÇAO JUDICIAL NA VENDA DE LOTES NA CAS PREJUDICA A AMOVIPE




              Foto da cabeça com lingua é caricatura do ex-ministro Zé dirceu sem os óculos

-->
(*) Por Geraldo Oliveira – do Blog Vicente Pires Alerta

Muitos não sabem, mas a chamada venda direta da Colônia Agrícola Samambaia (Trecho III de Vicente Pires) não é unanimidade entre os moradores da região. O principal motivo de desconfiança é que a Fazenda Vicente Pires, que deu origem à CAS, com área originária de 1162 alqueires teria área particular remanescente.

Essa grande área de 1162 alqueires era o quinhão originário do primeiro proprietário (Joaquim Dutra Sobrinho) e, ao cotejar os registros cartorários, constatou-se que há indícios de vícios de origem e quebra na cadeia dominial da referida fazenda, os quais já foram admitidos em perícia oficial em processos de Usucapião intentados contra o espólio desse proprietário.

Seguindo nessa linha de raciocínio, então a desapropriação de parte da fazenda – apenas 400 alqueires - teria sido ilegítima, ou seja, os verdadeiros herdeiros de Joaquim Dutra Sobrinho não sofreram a desapropriação (desapropriaram-se outras pessoas), com o agravante de que a Terracap possui uma escritura de 970 alqueires e não os 400 da desapropriação.

Sabendo desse imbróglio fundiário e considerando que a maior área da fazenda já teria sido vendida e repassada pela Terracap, a AMOVIPE foi procurada pelos moradores da CAS para ajuizar ação suspendendo os efeitos do Edital de venda, até que a TERRACAP ou o GDF fizessem a demarcação da Fazenda, com vistas a apurar quais terras são de fato públicas, já que a fazenda não foi toda desapropriada.

A ação foi interposta e, ao ser analisada pelo juiz da Vara responsável, os moradores junto com a AMOVIPE optaram por não apresentar novas alegações solicitadas pelo mesmo nos autos, para entrar com nova ação futura, pedindo a demarcatória. Então, o processo foi extinto sem o julgamento do mérito, tendo o juiz determinado que a AMOVIPE apenas recolhesse custas processuais de tabela (mil reais).

Após este desdobramento, muitas especulações por parte de pessoas mal informadas ocorreram, sendo uma delas a do presidente de uma associação comercial de Vicente Pires, que espalhou o terror entre a população da CAS e os já sofridos moradores da ação, afirmando que a AMOVIPE os prejudicou, com custas de sucumbência da ordem de 14 a 15 mil reais e a provável perda de seus lotes.

A AMOVIPE até hoje tenta esclarecer tais inverdades e, mesmo assim, o presidente da entidade comercial continuou com seus devaneios, prejudicado a associação e o seu presidente, Gilberto Camargos, convencendo até o Administrador Regional, Pastor Daniel de Castro a participar de um vídeo, no qual se informa que a “boazinha” TERRACAP dará uma nova chance de compra aos “prejudicados” moradores da ação.

Só que o pequeno e determinado grupo não quer saber de aderir à suposta nova chance, pois eles questionam na justiça a legalidade, idoneidade e a legitimidade da TERRACAP para promover licitações em terras cuja situação suscitam-se dúvidas e contestações judiciais relativas à dominialidade.

Desse saldo difamatório, restou um grande dano à imagem da Associação AMOVIPE, sendo que as decisões foram tomadas de forma coletiva, em assembleias com até 500 participantes, com o intuito único de pedir transparência no processo de venda, assegurado pela LAI – Lei de Acesso à Informação, com nova demarcatória da Fazenda Vicente Pires.

“É triste e difícil se trabalhar com representação comunitária com tantas forças contrárias, mas reafirmamos nosso compromisso de defender o direito da população, doa a quem doer”, avisa o presidente, GILBERTO CAMARGOS.

A entidade AMOVPE afirma que não é contra a venda direta, apenas exige legalidade e transparência em todo o processo.

5 comentários:

  1. É isso aí Gilberto, nos da CAS, estamos com você!

    ResponderExcluir
  2. Minha família está contigo, senhor Gilberto por uma venda justa....

    ResponderExcluir
  3. Minha família está contigo, senhor Gilberto por uma venda justa

    ResponderExcluir
  4. Queremos sim pagar por nossos lotes, mas que o preço seja justo!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu voo
    To.de confiança estaremos sempre juntos nessa batalha

    ResponderExcluir