quarta-feira, 3 de abril de 2019

"NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS"


REUNIÕES PARA BUSCAR INCENTIVOS PARA COMERCIANTES E EMPRESÁRIOS SÃO IMPORTANTES, MAS CUIDADO COM OS INTERESSES PESSOAIS DE QUEM AS PROMOVE

Foto da cabeça com lingua é caricatura do ex-ministro Zé dirceu



Essa certamente é uma das frases mais manjadas - e certeiras - do universo da economia. Mas, como assim?

A expressão é título de um livro de Milton Friedman, de 1975, que se popularizou e resume um conceito importantíssimo da economia, na verdade, nada difícil de ser compreendido: tudo nesta vida tem um custo - seja ele pago ou não com dinheiro - e este custo nos obriga a fazer escolhas atrás de escolhas.

É o conceito de 'trade-off".

O que justifica o título “Não existe almoço grátis” é o que vem acontecendo em Vicente Pires, desde que foi criada a Associação Comercial, onde comerciantes são convocados, o que significa dizer: requisitado,
intimado, escalado; nesse caso, é como se você fosse obrigado a ir, exatamente como uma intimação. O correto seria que todos fossem convidados a participar.

Esse é o primeiro erro que conota uma certa superioridade aos demais, mas não pára por ai, pois esse erro é proposital. É assim mesmo que se sente o presidente da entidade, e, para termos essa certeza, vamos às informações que estão sendo divulgadas em textos e vídeos informativos ou “convidativos”:

Estão divulgando que em uma reunião estará presente o Sr.
Paulo Henrique (Pres. BRB), com que serão discutidos abertura e recuperação de crédito para micro, pequenas, médias e grandes empresas e que o BRB terá uma linha de crédito diferenciada para os empresários de Vicente Pires, porém isso não é verdade e o motivo é simples: Banco não muda sua forma de trabalhar para atender a uma comunidade, a linha de crédito e demais benefícios do banco são iguais para todos, em todas as agência e em todas as regiões, as diferenças e os benefícios são variados de acordo com seu cadastro e do tamanho da sua conta e com certeza os gerentes daqui e de outros lugares vão te oferecer apenas o que existe na política do banco, nada fora disso. Portanto, não é VERDADE, é TENTATIVA DE PROMOÇÃO PESSOAL.

Estão divulgando a presença do Sr. Gilberto Occhi (Presidente da Terracap) e que comerciantes terão benefícios com a venda direta dos lotes comerciais em Vicente Pires, preços diferenciados e outros benefícios, porém não existe essa política diferenciada para nossa região, o que é feito aqui, é apenas o que garante a lei e que na maioria das vezes não é cumprida pela Terracap. Lotes comerciais de Vicente Pires serão vendidos sim por venda direta, pois é isso que diz a lei, também terão descontos das benfeitorias e financiamentos, mas nada diferenciado para nós como divulgado. A Terracap fará apenas o que fez em outras regiões, tudo depende de cada cadastro, cada imóvel. Nesse quesito, podemos citar que isso já foi utilizado pelo governo, chegaram a anunciar Pró-DF,  pólo de gastronomia, descontos e outras vantagens para os comerciantes, mas nada era verdade, apenas enganação para PROMOÇÃO PESSOAL.

Desburocratização na liberação de licenças de obras, esse é outro item que não depende de associação comercial, a administração só não emitiu licença de obras porque não existem os parâmetros legais, mas mesmo assim estão analisando todos os projetos para ver se estão em conformidade com a normas da construção. Já para aprovação dos parâmetros legais, isso não depende apenas do governo, tem que ser aprovado pela CLDF. Um exemplo foi o decreto emitido pelo ex-governador Arruda para emissão dessa Licença, o qual foi declarado inconstitucional, portanto a informação não é verdade, é PROMOÇÃO PESSOAL.

Desburocratização na liberação de licenças de funcionamento comercial, nesse quesito, não estamos tendo burocracia, se o interessado tiver com tudo certinho, dá entrada na papelada e somente nessa administração, mais de 500 licenças foram emitidas, somente não foram aquelas que não atendem de forma nenhuma os requisitos, portanto, não depende de associação comercial para tal. Não é verdade, é PROMOÇÃO PESSOAL.

Várias outras vantagens já foram divulgadas em jornal e através das redes sociais no governo passado e continua nesse governo, onde anunciam grandes reuniões com membros do governo e convidam os comerciantes e empresários. Mas, no final, o objetivo é sempre o mesmo, promoção do presidente da entidade.

Note que, de todas as vantagens que propagaram no governo passado, nenhuma teve continuidade, quem se promoveu e depois virou administrador por alguns dias e depois funcionário do GDF, foi o presidente, ninguém que esteve nas reuniões levou vantagens.

Isso sem falar que, depois de ganhar o que buscava, passou a apoiar tudo que o governo ditador passado fazia, passando por cima de tudo e de todos. Pense bem, você que foi atrás de apoio legal nessas reuniões, o que ganhou com isso?

Como funciona esse esquema minuciosamente elaborado? Simples: o presidente da entidade apresenta ofícios com o que pretende, mesmo sabendo que nada será fora do que já existe, daí convida o pessoal do governo e, após a confirmação de suas presenças, convida comerciantes e empresários que, em meio à crise, acabam acreditando que terá vantagens e vão a reunião e não percebem que, quem está levando vantagens, é apenas o presidente, que está mostrando ao governo que tem o controle dos empresários e usa isso para conseguir suas vantagens pessoais como cargos no governo e outras benesses.

Neste governo tivemos acesso a duas cartas de pedido de emprego desse presidente, uma pedia o cargo de administrador e era endossada por um grande empresário da cidade, onde mostra que o solicitante é bom, tem capacidade, já foi administrador, etc, portanto, INTERESSE PESSOAL SOMENTE.

Não existe almoço grátis, o pessoal do governo vem porque quer aparecer bem, mostrando que está fazendo algo. Infelizmente, usa-se a mesma estratégia, todos se mostrando e não explicando a verdade sobre tudo que falam, pois os programas governamentais e as políticas públicas não são só para Vicente Pires.
Uma dica: Tente ser direto nas perguntas e veja o que dirão!

Por Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário