sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Curso de línguas que citar prazo para o aprendizado pode estar cometendo crime


    Curso de línguas que citar prazo para o aprendizado pode estar cometendo crime
    Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público e acatada pela justiça proíbe cursos de línguas de estipularem prazos para o aprendizado de um idioma.

    Na prática cursos de idiomas não podem fazer propagandas apresentando prazos para que se aprenda outra língua. O MP argumenta que tais propagandas são enganosas porque não levam em consideração variáveis como esforço pessoal, problemas de aprendizado de cada aluno, ou seja, tais propagandas tratam o ensino como se fosse algo concreto e não abstrato, e o aluno como máquina que se programado para aprender em determinado tempo o fará, sem levar em conta as particularidades de cada um.

     Segundo o código de direito do consumidor: “Proteção contra publicidade enganosa e abusiva O consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido. Se o que foi prometido no anúncio não for cumprido, o consumidor tem direito de cancelar o contrato e receber a devolução da quantia paga. A publicidade enganosa e a abusiva são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. São consideradas crime (art. 67, CDC).”

     Escolas que estipulam prazos levam o aluno ao engano e o mais grave, nos seus contratos são previstas multas por desistência ou quando o aluno não consegue aprender no prazo determinado. No entanto cabe ao aluno não se iludir com falsas promessas, quanto maior a facilidade, menos se percebe a preocupação com questões importantes como metodologia de ensino, qualificação dos professores e conteúdo.

    “Inglês fluente em seis meses,“ Inglês em trinta dias”, “inglês definitivo” em apenas um ano”. Sinceramente, Por que acreditar? Ao nascermos demoramos em média seis anos para sermos alfabetizados na nossa língua materna, como então aprender outra língua em apenas um mês, seis meses? Muita gente acredita nesse marketing que promete milagres, mas ao se matricularem nesses cursos percebem que pagaram caro, ficaram atados a um contrato e ao final não aprenderam. E o pior é o aluno acreditar tanto na propaganda enganosa e depois ser levado a duvidar de sua capacidade de aprender, ficando cada vez mais desestimulado a tentar novamente da maneira correta. 

    Não existe milagre na aquisição de outro idioma, converse com quem realmente aprendeu e descubra que ele (a) não se tornou fluente em poucos meses sem esforço pessoal. Quem quer aprender um novo idioma deve ter em mente que é um caminho de esforço, prática e dedicação.

    A melhor escola de idiomas é aquela que une excelência profissional, metodologia de vanguarda além de procurar atender às necessidades individuais. Respeito e honestidade são valores essenciais a qualquer instituição séria e realmente comprometida com a educação.
    Renata Madureira Blog: renatamadureira.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário