quinta-feira, 15 de março de 2018

26 DE SETEMBRO NÃO É INVASÃO - CONHEÇA A VERDADE





Produção dentro da 26 de Setembro

Jornais, rádios e TVs sem escrúpulos, vendidos para o governo e sem compromisso com a verdade vem apregoando que a Colônia Agrícola 26 de Setembro é uma invasão.

Situação das ruas da Colônia 26

Conheça sua história desde sua implantação em 1996 – até os dias atuais.


No princípio eram 1.080 famílias acampadas na Fazenda Sarandi no Município de Planaltina – DF. Esse acampamento começou em 22 de abril de 1996 e no dia 27 de julho de 1996, foram todos para a precárias.

Já no dia 26 de setembro de 1996, todas as famílias foram transferidas, sendo parte para o assentamento Três Conquistas no PADEF – DF e o restante, foram assentadas no local atual que recebeu o nome de “Assentamento 26 de Setembro”.

As famílias foram assentadas na área pelo Decreto nº 17502 de 10/01/1996, assinado pelo então Governador Cristovam Buarque, sob a responsabilidade da Fundação Zoobotânica.

Cada família recebeu um quinhão de terra de tamanho variado.

A área era toda coberta por Eucaliptos e Pinus, madeira de origem australiana de uma plantação feita pela Proflora SA na década de 70.

Após, ocorreu o início de implantação de infraestrutura como: recuperação e cascalhamento das ruas; escolas; apoio as famílias entre outros.

Em 1999, começou a repressão, os assentados começaram a ser perseguidos por políticos de ideologias diferentes do governo que fez o assentamento, com isto, a escola e demais benefícios foram retirados.

A polêmica sobre a permanência dos assentados devia ter tido um ponto final com a edição do Decreto presidencial 1.299, em 1998 para a criação da Floresta Nacional de Brasília, porém, as famílias não foram transferidas para outras áreas.

Criaram e assentaram as famílias em 1996. Em 1998 resolveram transformar o assentamento em área de conservação ambiental. Pasmem, mas é isso mesmo o que fez um dos piores governos que o Distrito Federal já teve, um governo tão ruim e sem planejamento que, somente anos depois, foi superado por outro pior, que foi o de Agnelo Queiroz, também petista. E quando achávamos que estava tudo superado, eis que entra outro pior ainda, que é o do atual governador, Rodrigo Rollemberg.

Para piorar ainda mais a situação dos assentados que já estavam produzindo a todo vapor para manter o Distrito Federal abastecido, veio o IBAMA e instalou uma vigilância armada através da Empresa Ipanema e ficavam 24h por dia ameaçando e impedindo os produtores de sair com seus produtos e entrar com seus mantimentos.

A perseguição chegou ao cúmulo de ferir com armas de fogo pessoas que voluntariamente tentavam recuperar as estradas; arar as terras para plantio e reformar as casas das 400 famílias.

Diante da truculência imposta pelo IBAMA e pela empresa contratada em que os assentados eram tratados como marginais, as pessoas tiveram que morar em barracos de madeira e chão batido.

Tinham que usar lamparinas, pois não permitiam a instalação de energia elétrica, não podiam sair de casa porque tudo era saqueado, não tinham como levar os filhos para a escola e nem o direito de passar com as compras para manutenção das famílias, tudo tinha que ser feito às escondidas. Assim, trabalhadores e suas famílias continuaram vivendo no escuro, em condições precárias, com insetos, ratos, escorpiões, barbeiros, cobras e sem o mínimo de higiene.

Segurança não existia, ao contrário, eles eram tratados como bandidos. E como se não bastasse a situação, o IBAMA fechou toda a área, com cercas de arame farpado, inclusive as ruas, tirando o direito de todos transitarem livremente.

Os trabalhadores foram proibidos de plantar e retirar da terra o seu próprio sustento, sendo tratados como marginais e vigiados dia e noite.

Através de ação judicial saiu uma decisão de que o governo deveria remover os moradores e assentá-los em outra área dentro do DF nas mesmas condições e próxima da atual área. Foi dado um prazo de 180 dias para o cumprimento da sentença. Porém, o tempo passou e o GDF não cumpriu a decisão judicial e o processo foi remetido para a segunda instância, Federal.

Mesmo em meio a tanta truculência os moradores colocaram energia com recursos próprios nas ruas 1, 2 e 3 e começaram a enfrentar o governo e reformando algumas casas e arando a terra para o plantio e sustento das famílias.

Devido ao descaso, muitas chácaras foram abandonadas, outras tomadas por uso de força e algumas vendidas para pessoas do próprio governo e da Câmara Legislativa. Assentados não tendo como sobreviver, começaram a vender parte das terras adquiridas para sustentar suas famílias.

Com essas vendas, começaram a aparecer os parcelamentos na área, pois os valores eram baixos e acessíveis a pessoas que não tinham onde morar.

Essas pessoas que buscavam um lugar onde colocar suas famílias foram construindo seus lares e transformando a área no que se encontra hoje, uma comunidade com milhares de moradores, chegando a aproximadamente 6 mil famílias em sua maioria de baixa renda que esperam do governo apoio e recebe a truculência da AGEFIS e deste governo covarde.

Hoje, 22 anos após a criação, a área se encontra abandonada a espera de instrumentos públicos como escolas, postos de saúde, posto policial e infraestrutura, mas nenhum governo fez nada para a região até o momento. Muitas chácaras ainda estão fazendo sua função de produzir alimentos e criar animais para abastecer o Distrito Federal e isso ninguém mostra.

Gilberto Camargos

12 comentários:

  1. Parabéns pela transparência, o povo precisa saber disto antes de apenas aceitar notícias tendenciosas transmitidas pelas mídias do DF.
    vou divulgar com certeza!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por contar a história da 26 de setembro...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos seus esclarecimentos

    ResponderExcluir
  4. Matéria de muita importância para os moradores da 26 de setembro e do DF também. A população precisa entrar em contato com a verdadeira história e se mimir de convicção e coragem para defender seus direitos e objetivos.

    ResponderExcluir
  5. Tenho vontade de morar e crescer junto ao 26 de setembro espero encontrar um lote com valor acessível e que tenha disponibilidade de pagamento alguém que veja meu comentário possa informar meu sap 992850029 sou Diógenes

    ResponderExcluir
  6. Boa noite...como faço para adquirir um lote?

    ResponderExcluir
  7. Muito boa reportagem, o governo deveria regularizar com urgência, tem grileiros desmatando matas ciliares dos córregos e loteando a reveria.isso sim é crime.

    ResponderExcluir
  8. Ótima matéria para esclarecimento de todos, essa reportagrm trm que ser enviada para a rede globo ficar ciente e parar de falar asneiras...

    ResponderExcluir
  9. Hj o bícho pegou mas uma vez até quando senhor

    ResponderExcluir
  10. Hj o bícho pegou mas uma vez até quando senhor

    ResponderExcluir