domingo, 3 de março de 2013

Quais os principais benefícios da pedalada?



O principal é a perda calórica!. Quarenta minutos de passeio de bicicleta queima cerca de 300 calorias. E tem mais: dois meses de exercícios aumenta cerca de 25% a força das pernas, trabalha os músculos do abdômen e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas. Melhora a função cardiovascular e contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides. Estimula, também, a musculatura intercostal, que é considerada acessória na respiração.
Os joelhos não sofrem impacto, além disso, a musculatura do quadríceps posteriores da coxa e os glúteos são fortalecidos. O exercício físico de pedalar estimula o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. andar de bicicleta também reduz a ansiedade e regula o sono.  
O ortopedista especializado em medicina do esporta, Maurício Póvoa Barbosa, da Clínica Orthobone esclarece alguns pontos importantes:
Para quem está fora de forma e quer iniciar uma atividade física a bike é mais recomendável do que a corrida por que o impacto nas articulações é menor?
Pedalar É  indicado para as pessoas com sobrepeso, porque exige menor esforço para executar a tarefa, principalmente para as crianças. Quem pedala regularmente possui maior resistência a patologias do fundo emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos.

 Que tipo de calçado é o mais indicado?

  Compre os tênis esportivos. Meias elásticas esportivas também são indicadas para evitar edemas e dor nos pés e tornozelos durante a atividade física.
 Andar de bike na rua ou fazer spinnig. Existem diferenças entre as duas atividades (em termos de ganho de condicionamento, perda de peso)?
 Sim, existe. As vantagens em andar de bicicleta ao ar livre são o contato com a natureza permite um maior bem-estar psicológico, uma forma de aliviar o stress e maior diversão. Como, teoricamente, necessita-se fazer mais pausas, sobrecarrega menos as articulações dos joelhos. E praticar ciclismo indoor (Spinning),  queima-se mais calorias e evita-se contratempos do ciclismo ao ar livre tais como trânsito, poluição, defeitos no asfalto, pedras, lama, chuva, furtos, quedas, etc… Seja qual for a sua escolha, ela define e enrijece pernas, coxas, bumbum, abdômen, melhora a resistência cardiovascular e o fôlego.
 Quais as dicas para melhorar a performance durante o treinamento?
A principal dica é correr com uma bicicleta proporcional a seu tamanho, principalmente pelo conforto.  Se você não está confortável, seu rendimento será abaixo do esperado. Em segundo lugar, aerodinâmica. Uma melhor posição na bicicleta pode diminuir a sua resistência com o ar, possibilitando uma maior velocidade. E por último, a potência. Posicionado corretamente, você pode otimizar sua força e resistência para andar mais longe ou mais rápido em seu gasto energético atual. A maneira como você pedala. Muitas pessoas sabem andar de bicicleta. A maioria delas faz isso desde criança. Mas existem algumas coisas que você pode mudar para melhorar o jeito que você pedala. Comece pelos pedais. Se você não possui o calçado adequado para o ciclismo ou clips no seus pedais, é uma boa dica adquirir-los. Eles vão permitir um “curso” completo ao pedalar e dar-lhe uma melhor transferência de energia de seus pés para a bicicleta. Ao pedalar, você quer manter os pés relativamente estáveis ao redor do círculo dos pedais. Mantenha seus tornozelos rígidos. Evite virar o pé para baixo na parte da frente do pedal e puxar para cima com o calcanhar. Pedalar em círculos diminui o “ponto morto “, onde não há energia sendo transferida em uma pedalada. Além disso, uma perna é quase sempre mais forte que o outra. Ao andar, tente empurrar os pedais uniformemente com cada perna. Sua perna fraca vai ganhar força e, finalmente, trabalhar melhor com a perna dominante. Mantenha os joelhos em linha com os quadris na pedalada “baixa”, e em linha reta, enquanto você conduz para cima na extremidade traseira da pedalada. Não pedale preguiçosamente. Sinta o seu abdômen ao montar, mantenha a coluna reta e diminua a tensão nos ombros, parte superior das costas e pescoço. Isso abre o ângulo do quadril para um curso mais forte e mais equilibrado.
Qual o gasto calórico médio da atividade? O ganho de massa muscular é mais acentuado em quais partes do corpo? 

 Em média, perde-se 300 calorias em 40 minutos. As principais partes do corpo que são estimulados são as panturrilhas, quadris, coxas.

 Quais cuidados o praticante deve ter para um treino eficiente e seguro? (alongamento, hidratação, frequência, etc)
Os principais cuidados são: hidratar-se, o importante é não beber água somente quando se está com sede, e sim beber pequena quantidade sempre, alongar-se após um aquecimento leve e depois da atividade, filtro solar, capacete, óculos de proteção, um bom tênis.

 O exercício é contraindicado em quais casos?

 Não há muita contra indicação, mas pessoas com problemas no joelho podem optar por outro tipo de treino, mas tudo diante do acompanhamento de um profissional. Atletas com lombalgias devem fazer um trabalho adicional de fortalecimento abdominal e dorsal, além do alongamento da musculatura posterior.

 Podemos dizer que o aspecto lúdico de andar de bike é o principal incentivo para os praticantes? Quais os benefícios para a mente?
 Pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar além de um bom exercício pode ser muito divertido.

Maurício Póvoa Barbosa – Ortopedista e Médico do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário