sábado, 31 de dezembro de 2016

QUEBRANDO O SILÊNCIO: ABUSOS SEXUAIS



Mãos que protegem, socorrem, ensinam, cuidam, amam, auxiliam, alegram, FEREM, QUEBRAM O SILÊNCIO...

“Não conte para ninguém. Este será o nosso segredo.”
“Ninguém acreditaria em você.”
“Se você contar, seus pais o odiarão. Eles saberão que a culpa foi sua.”
“Você não quer ser mais meu amigo especial?”
“Você não quer que eu vá para a cadeia, não é mesmo?”
“Eu matarei seus pais se você contar.”
Crianças que estão sofrendo violência, mas permanecem em silêncio devido as ameaças que são feitas pelos agressores.  O problema é crescente em Vicente Pires, 26 de Setembro e região. Tamanho é o aumento que nossa cidade conta com o maior índice do Distrito Federal. Não há uma explicação para o aumento dos casos. Porém, na atualidade, houve a necessidade de trabalho de todos os membros da família. Pai e mãe saem para trabalhar e a criança fica sozinha em situação vulnerável. Às vezes, fica com padrasto ou o padrasto chega mais cedo que a mãe do trabalho e acaba abusando da criança, por exemplo.

A maioria dos casos de abusos contra crianças tem como suspeitos os parentes de babás, padrastos, vizinhos, irmãos e o próprio pai. 

É muito triste uma professora que acompanha a criança todos os dias, notar que a criança não segura mais o cocô e suja as roupas. Ao avisar a mãe por várias vezes e nada acontecer, descobre que a criança teve que tirar todo o intestino e usar uma bolsa de colostomia, porque “um cabo de vassoura” machucou o ânus da criança... História contada por quem devia proteger... Ou uma criança de 4 anos viciada em fazer sexo oral com homens, ou mesmo ver o abusador dizendo em depoimento que uma criança de 4 anos era safadinha e sempre seduzia os homens...Todos casos são fictícios ... Mas poderia estar acontecendo em sua família...Pare pense e atente...

Os pais têm que estar sempre atentos ao comportamento do filho. Observar se ele está quieto ou agressivo, que são sinais de que algo não está certo. As vítimas hoje são meninos ou meninas e o problema atinge a todas as classes sociais.

A prevenção contra o abuso é a conscientização da população. As famílias têm que saber que pode acontecer um abuso em qualquer lar. Principalmente as mães devem estar sempre observando o comportamento das crianças. Nas escolas, professores, principalmente, também devem estar atentos e na dúvida denunciar na polícia ou no conselho tutelar.

Aprenda como identificar se os filhos estão sendo vítimas de abuso e como evitar que isso ocorra. Existem algumas mudanças que podem acontecer quando uma criança está sendo vítima de abuso sexual.  Elas ficam retraídas, mais introspectivas, podem aparecer dificuldades escolares, antes inexistentes, dificuldade de se relacionar e até mesmo de brincar. Esses comportamentos isolados não indicam totalmente que a criança foi ou está sendo abusada sexualmente. O mais importante é que essa criança seja ouvida pelos adultos, sejam eles, pais, familiares, professores, etc. É fundamental que diante da revelação de abuso sexual infantil, a palavra da criança seja sustentada. Porque, o que se percebe, em muitos casos, é que a criança faz um grande esforço para romper o silêncio do abuso sexual e quando o faz, os adultos afirmam que ela está inventando ou fantasiando. Nesse sentido, a criança torna-se vítima duas vezes: do abuso sexual e da incredulidade dos adultos.

O número de crianças e pré-adolescentes do sexo masculino vítima de abusos sexuais cresceu assustadoramente nos últimos dois anos e os principais acusados de crimes contra crianças e pré-adolescentes do sexo masculino são tios, irmãos e vizinhos. No caso de meninas, os principais abusadores são os padrastos.
DEPOIS de usarem crianças para satisfazer paixões pervertidas, depois de lhes roubar a segurança e o senso de inocência, os molestadores de crianças ainda querem algo mais de suas vítimas — O SILÊNCIO. Para garantir esse silêncio, usam a vergonha, o segredo, e até mesmo o franco terror. Rouba-se das crianças a sua melhor arma contra o abuso — a vontade de contar, de falar e pedir a proteção de um adulto.
Tragicamente, a sociedade adulta, não raro sem querer, colabora com os que abusam de crianças. Como assim? Por se recusar a reconhecer esse perigo, por promover uma atitude de silêncio sobre isso, por crer em mitos muitas vezes repetidos. Ignorância, desinformação e silêncio protegem os abusadores, não as suas vítimas.
O sábio Rei Salomão disse a seu filho que o conhecimento, a sabedoria e o raciocínio poderiam protegê-lo do “mau caminho, do homem que fala perversidades”. (Provérbios 2:10-12) Não é exatamente isso que as crianças necessitam? 

Para a maioria das crianças o sexo é um assunto tabu sobre o qual recebem poucas informações exatas, especialmente não de seus pais.” Não permita que seus filhos sejam as “vítimas ideais”. Eduque-os a respeito de sexo. * Por exemplo, nenhuma criança deveria atingir a puberdade sem saber das mudanças pelas quais o corpo passará durante esse período. A ignorância as deixará confusas, envergonhadas — e vulneráveis.

A prevenção contra o abuso pode ser ensinada desde bem cedo. Ao ensinar seus filhos o nome de partes do corpo como vagina, seios, ânus, pênis, diga-lhes que nada há de errado com essas partes, são especiais — mas privativas. “Outras pessoas não têm permissão de mexer nelas — nem mesmo a mamãe ou o papai — e nem mesmo um médico, a menos que a mamãe ou o papai estejam presentes ou deem permissão. O ideal é que tais declarações venham de ambos os pais ou de cada um dos guardiães adultos.

Quebre o silêncio, denuncie! dique 100

Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário