quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A CAPOEIRA RESSOCIALIZANDO EM VICENTE PIRES




Entre tantas expressões culturais, a capoeira é uma das referências do Brasil, no mundo. Uma mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música. A capoeira foi desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de pessoas africanas escravizadas, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. A cada dia que passa essa arte vem se tornando mais conhecida, em várias partes do país. Isso graças a pessoas que se esforçam a fim de com que esta cultura se eternize.

É exemplo da nossa cidade o professor Fabio Augusto (o Contra Mestre Coruja) que aqui realiza um louvável trabalho. O Grupo Dendê Capoeira e o projeto Educapoeira, educando através da capoeira. Objetivo deste projeto é a ressocialização das crianças carentes e tirá-las das ruas e das drogas, pois são muitas crianças que estão nesta vida por conta da indiferença social. O Educapoeira teve início em Vicente Pires em Março de 2012 e hoje conta com uma média de 100 integrantes e funciona na Escola Classe Vicente Pires.

O professor Coruja também busca ajudar estes garotos, admitindo crianças a partir de oito anos e adolescentes que não tem condições financeiras ou qualquer outra oportunidade. A estas crianças são cobrados apenas um bom relacionamento com a família e bons resultados nos estudos.

CM Coruja pratica capoeira há vinte anos e é um exemplo de serviço social, de preocupação com seu próximo. Ele é uma inspiração para aqueles que desejam fazer um trabalho semelhante. Parabéns Contra Mestre Coruja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário