quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Jornal completa 10 anos de Independência



O JORNAL CONVERSA INFORMAL foi criado há 10 anos com o intuito de melhorar e enriquecer a comunicação no Setor Habitacional Vicente Pires e região. Com uma força jovem e comprometida com o objetivo de alcançar todos os tipos de classes existentes neste setor e região ele luta por melhorias em nosso setor.

Era o mês de janeiro de 2003 quando a primeira edição do JORNAL CONVERSA INFORMAL caracterizada como “número UM” ganhou as ruas de Vicente Pires. Surgia, há 10 anos, um jornal aparentemente igual aos outros — com tiragem de apenas 2000 exemplares e contendo quatro páginas — mas que marcaria profundamente a vida social e política de Vicente Pires e se transformaria no mensal mais influente da história da cidade e região.

O CONVERSA INFORMAL, na verdade, foi o único jornal realmente preocupado com o setor e sem interesses políticos ou apenas financeiros.

E não poderia ser diferente. O CONVERSA INFORMAL tem como base da sua linha editorial o compromisso com a verdade, o que lhe dá credibilidade e o reconhecimento público por cumprir funções primordiais do jornalismo independente, como informar, fiscalizar e denunciar.

Mas, para que a verdade e a denúncia sejam feitas de forma responsável e isenta, o jornal tem em seu jornalista o seu alicerce. Um profissional que trabalha diariamente, inclusive aos domingos e feriados, para levar as informações mais "quentes" e de grande alcance social. As notícias são apuradas com as fontes mais seguras, para a melhor compreensão dos fatos políticos, do cotidiano da cidade, eventos culturais e sociais.

Em se tratando de conteúdo, a diferença está na "prata da casa". O jornalista busca sempre se basear nos profissionais experientes dos grandes jornais brasileiros, o que faz do CONVERSA INFORMAL um jornal de leitura agradável e dinâmica. Sua grande penetração no comércio e residências abre espaço para as mais diversas colunas voltadas para os interesses destes leitores, o que faz com que haja interação com os leitores.

Procuramos cobrir tudo aquilo que interfere no cotidiano dos vicentipirenses, seja bom ou ruim. Além disso, fazemos matérias especiais em que os temas abordados estão ligados diretamente aos interesses dos leitores, como religião, saúde, educação, culinária, humor e comportamento, ouvindo pelo menos três fontes e não deixando de lado as experiências dos leitores, que são a nossa grande fonte.

No início o jornal não tinha patrocinadores. Era, na verdade, um veículo informativo, cultural e de denúncias, voltado para a população local. Gilberto Camargos contava na época com a ajuda de alguns comerciantes para a impressão, mas fazia e faz até hoje tudo sozinho. Gilberto faz as entrevistas, as matérias, a montagem, diagramação e arte final, as fotografias, a venda e recebimento dos anúncios e a distribuição de porta em porta.

Hoje o jornal conta com dois colaboradores como colunistas, Geraldo Oliveira e Lúcio Big que são voluntários que lutam por nosso setor.

O jornal sempre adotou uma linha editorial crítica ao regime que comanda o país e o Distrito Federal. Sempre demonstrou a realidade de forma nua e crua, exatamente como ela é e jamais se omitiu de defender Vicente Pires de quem quer que fosse.

Pela sua forma de mostrar a realidade, o jornal sempre sofreu críticas e perseguições. Por várias vezes foram furtados pacotes inteiros de jornais e algumas pessoas andaram no comércio pedindo ou intimidando os comerciantes que patrocinavam o jornal. O jornalista Gilberto Camargos foi e continua sendo perseguido por suas denúncias contra os coronéis que se acham acima da lei e que tentam de toda forma se manter na ilegalidade, superfaturando obras e fazendo-as com má qualidade, vendendo imóveis que não lhes pertence e cometendo muitos outros crimes para colocar as mãos sujas no dinheiro público. Por tantas denúncias Gilberto já foi ameaçado várias vezes na Administração Regional, teve sua casa arrombada e dezenas de ameaças de espancamento e morte.

O jornal foi considerado como jornaleco integrante da “imprensa alternativa” que incomodava o PT e os petistas. Um dos líderes petistas chegou a enviar um e-mail insinuando que o PT estava sendo perseguido pelo Jornalista Gilberto Camargos. Mas os petistas esqueceram que antes do PT estar no poder a linha do jornal e do jornalista era a mesma.

Porém com o PT no poder, tudo se tornou muito mais difícil. Tivemos que lutar contra a resistência, a opressão e defesa das liberdades individuais e de imprensa. Durante estes 10 anos, inúmeras vezes o jornal elogiou o que era elogiável, porém nunca apareceu ninguém agradecendo, mas quando criticou o que era criticável vieram as perseguições que não foram e não são poucas, porém não tirou o ânimo deste jornalista de trabalhar.

Mesmo com tudo que passou e tem passado, é com orgulho que o CONVERSA INFORMAL completa uma década totalmente voltado para o bem estar da comunidade. Ao longo dos anos o jornal acompanhou o desenvolvimento do setor e estampou em suas páginas os acontecimentos que hoje fazem parte da história da região.

Apesar das dificuldades, que certamente existiu, o trabalho foi feito e merece o apreço de todos aqueles que torcem por esta região. Um trabalho em que a dedicação e o amor a terra souberam ultrapassar cada pedra que surgiu no caminho percorrido pelo CONVERSA INFORMAL.

Durante este tempo, o CONVERSA INFORMAL passou por mudanças, mas há coisas que o tempo não altera e por vezes até acentua. O amor e a dedicação à nossa terra continuam presentes em cada jornal e suas páginas revelam nas entrelinhas a vontade de continuar a apostar na região. As dificuldades também estão aí, mas cada edição é o testemunho de uma vontade imensa de contar com os moradores que servimos.

Diante de tudo isto queremos agradecer a todos que contribuíram para o nosso jornal estar de pé e ativo, pois desde seu lançamento passamos por altos e baixos, mas com o apoio de todos vocês nos mantivemos de pé e hoje estamos estruturados e prontos para trazer o melhor até vocês.

Nosso muito obrigado àqueles que no decorrer destes dez anos, deram um pouquinho de si para esse projeto e principalmente a você leitor que deixa seu comentário e passa algumas horinhas se divertindo com nossas matérias.
Boa Leitura!
Gilberto Camargos – Conversa Informal

Nenhum comentário:

Postar um comentário