EX-CANDIDATO A DEPUTADO PELO PTB É UM DOS ALVOS DA PF
Elijonas Maia
A PF INVESTIGA A GRILAGEM POR SE TRATAR DE UMA ÁREA DA UNIÃO. (FOTO: AGÊNCIA BRASÍLIA)
A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira (1) a Operação Eldorado, que investiga grilagem de terra em Vicente Pires. No total, 48 pessoas foram conduzidas coercitivamente para a Superintendência da PF em Brasília.
Um dos alvos é Juraci Pessoa de Oliveira, ex-candidato a deputado federal pelo PTB e dono do grupo Tesoura de Ouro, e pessoas ligadas a ele. A mulher do empresário foi conduzida às 6h para prestar depoimento, mas Juraci não, pois está viajando, fora do Distrito Federal. Outro investigado é o corretor de imóveis Weder Lopes Teixeira na prática do crime de lavagem de dinheiro decorrentes da venda irregular de lotes na região.
A Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Delecor) investiga a grilagem por se tratar de uma área da União. Segundo as investigações, Juraci teria atuação no parcelamento de solo urbano, comprando chácaras, dividindo em lotes e forjando documentos para a sua transferência.
A operação também tem o objetivo de constatar se Juraci estaria utilizando empresas abertas em nome de laranjas para lavar o dinheiro recebido dos lotes.
Juraci foi candidato a deputado federal em 2014 e recebeu 13.600 votos, mas não foi eleito. Rico empresário do DF, é dono de lojas de confecções, calçados, postos de gasolina, construção civil e factoring.
Ao Diário do Poder, o advogado dele informou que o empresário foi citado por uma das testemunhas da operação, mas que ele não foi conduzido.
"Ele responde a um processo sobre isso e estão ouvindo testemunhas. Levaram umas 40 pessoas nessa fase", disse a defesa. A reportagem não conseguiu contato com Weder Lopes.
Fonte: Diario do Poder
Deveria fazer o mesmo procedimento na colonia agrícola samambaia , São José e 26 de setembro e verificar a atuação da agefis nestes locais e a grilagem de terra.
ResponderExcluir