segunda-feira, 29 de outubro de 2018

VICENTE PIRES NÃO ELEGEU SEU DISTRITAL!


O sonho da representatividade ficará para 2022...

Será que os eleitos retornarão à cidade?


Havia grande esperança de finalmente Vicente Pires eleger seu representante político em 2018.

Contudo, mais uma vez fracassamos e o resultado das urnas nos direciona para uma constatação: o poder econômico ainda fala muito alto, além disso, não basta contribuir com a sociedade durante toda uma vida. Para chegar lá, é preciso sim ter trabalho realizado, mas também o mínimo de recursos. Fundamentalmente, também é necessário estabelecer uma conexão eficiente e permanente com o futuro eleitor.

Pude perceber nesta campanha que muitos moradores não votaram em nossos candidatos porque simplesmente não os conhecem. Mas nestes tempos de redes sociais, se a conexão tivesse de fato ocorrido com eles, as chances aumentariam grandemente. Outro fator que não pode faltar ainda é o velho olho no olho.


Gilberto Camargos, presidente da Associação de Moradores – AMOVIPE, não se elegeu por dois motivos. O primeiro foi a falta de recursos para a campanha e o segundo foi exatamente não ter conseguido chegar em massa à totalidade de lares vicentepirenses. Ficou provado que ele não é conhecido por todos, pois seria incompreensível as pessoas o conhecerem e não votarem. Afinal, sua entrega à cidade é um fato.


O fator “tempo” também limitou a candidatura de Gilberto, que só se decidiu candidatar na antevéspera de vencer o prazo para filiação a partidos políticos. Como a legislação só permite que se faça campanha a apenas 45 dias das eleições, esse problema também dificultou a campanha, por ser ela muito humilde e não possuir os mesmos recursos dos adversários.

Com todas as suas carências de campanha, nosso presidente da AMOVIPE ainda obteve incríveis 2.261 votos. Moradores apaixonados pela cidade e não os tarimbados profissionais da política é que juntaram votos para Gilberto, como os síndicos, pequenos comerciantes e o cidadão comum, que depositaram nele a esperança de uma cidade melhor, com regularização justa e obras mais bem estruturadas.

Em relação às campanhas adversárias, vale comentar que, só na feira do produtor, em um único dia, eu contei mais de 100 cabos eleitorais de um único candidato, que foi eleito. Apurei que tal campanha ultrapassou 500 mil reais e que nosso candidato Gilberto não chegou a gastar 5 mil reais. Chego à conclusão, então, que ele foi um herói, contrapondo-se ao poder econômico que, lamentavelmente, ainda faz toda diferença em campanhas.

Para 2022, resta um conselho: Gilberto ou qualquer outro candidato da cidade que pretenda se candidatar, precisa formar para “ontem” um grupo político forte e bem estruturado. A legislação eleitoral não permite campanha antecipada, mas o planejamento acerca de uma futura campanha deve começar logo, para ter êxito.

 Em relação aos deputados eleitos que mais uma vez buscaram votos em massa em Vicente Pires, é fato que precisam retornar e honrar os votos recebidos. De minha parte, vou cobrar, já que para mim, a convivência com todos é diária. Aconselho a quem votou neles, fazer o mesmo.

Um abraço e até o próximo mês!

(*) Geraldo Oliveira é blogueiro em Vicente Pires, morador há 16 anos, vice-presidente da AMOVIPE e servidor de carreira da Câmara Legislativa.

2 comentários:

  1. Conversa não foi eleito ,pois a maioria dos comerciantes já foram ameaçados por vc .não foi eleito pois se acha acima de TDS e de tudo .fez campanha com carro de som e foi preso em boca de urna .e egocêntrico e medíocre .e as eleições provaram que não queremos políticos com interesses proppróp..

    ResponderExcluir
  2. Foi detido por boca de urna... deveria era ter perdido esses teus 2000 votinhos

    ResponderExcluir