terça-feira, 3 de setembro de 2019

Quem foi ou é o melhor governo do DF?


Arruda foi o último governador que fez alguma coisa de verdade no Distrito Federal.


Passados mais de 10 anos desde que o ex governador José Roberto Arruda foi retirado do cargo, nenhum outro conseguiu fazer nada de concreto que mudasse de verdade a vida da comunidade do Distrito Federal. Entra e sai governo e a mesmice continua, somente paliativos, puxadinhos e cones, o que faz do Arrudão, o melhor governador que o Distrito Federal já teve.

Eu votei no Arruda para deputado e senador, porém, devido ao escândalo do painel, não votei para governador e cheguei a fazer várias matérias criticando seu governo, mas após ele sair com aproximadamente 1,8 ano de governo e com a entrada dos governadores que o sucederam, consegui enxergar o quanto o Arruda fez a diferença no Distrito e no entorno.

Os governos seguintes, não fizeram nada para mudar o estado caótico da capital da República, dez anos se passaram, mais de 5 governos, mas todos fizeram apenas paliativos tanto na arquitetura quando na política sem regras do Distrito Federal. O executivo transformou o maior conjunto urbanístico de Brasília, ícone do modernismo no Brasil, em puxadinhos, isso tudo por falta de gestão.
O Distrito Federal está abandonado.

As propagandas sem criatividade anunciam inverdades como reformas de centenas de escolas e dizem que “vão fazer isso e aquilo”, “vamos construir o viaduto de Samambaia, vamos trocar o asfalto dos eixos norte e sul” e outros VAMOS FAZER. Porém, foi assim que os governos anteriores foram eleitos e o atual governo conseguiu chegar ao cargo. Através das promessas do “VAMOS FAZER ISSO E AQUILO”, através da implantação da esperança de mudanças no coração tão maltratado dos eleitores. Mas na prática, bastou assumir o cargo para mostrar a realidade, mudar tudo que foi dito, sendo apenas mais um governo que passou e passará pelo cargo como é o caso de Ibaneis.

A forma de governar de todos que assumiram o Buriti depois de Arruda, me fez analisar a forma audaciosa de governar dele e ver que nem antes, nem depois existiu governo empreendedor como aquele. Me lembro que pouco depois de assumir, a propaganda era totalmente diferente das veiculadas pelos seus sucessores, o GDF mostrava que tinha mais de 2100 obras em EXECUÇÃO, enquanto hoje, usam de mentiras e promessas de que vamos fazer isso e aquilo.

Critiquei muito o Arruda quando surgiu o escândalo. Mas hoje, acompanhando suas absolvições como a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que por unanimidade absolveu o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, acusado de fraude em licitação para contratação de serviços para o evento de reinauguração do Estádio do Bezerrão, em novembro de 2008.
Absolvido da denúncia de fraude em licitação no caso da contratação de empresa executora de reforma parcial de ginásio de esportes para a realização do Campeonato Mundial de Futsal, a 3ª turma Criminal do TJ/DF deu provimento ao recurso do ex-governador, José Roberto Arruda contra decisão que o condenou por dispensa indevida de licitação e outras absolvições.  Analisando as caóticas, escandalosas e mal feitas administrações feitas por seus sucessores, pude perceber que as pessoas cometem erros, mas também tem seus valores e hoje devemos reconhecer tudo de bom que Arruda fez pelo Distrito Federal. Todos lembram com certeza que em pouco tempo de governo Arruda, foram 2 mil obras em Brasília e analisando os puxadinhos e cones dos que vieram depois, fazem desse, o melhor governo que o Distrito Federal já teve.
Não podemos falar de obras nos 10 (dez) anos que sucederam ao governo Arruda, mas podemos falar das que ele fez em seus poucos meses à frente do GDF: Ampliação de todo o sistema viário, a EPIA, a nova EPTG, a Estrada da Fercal, a DF-001. O metrô ampliado até Ceilândia, construção de mil salas de aulas, a nova Rodoviária, o Hospital de Santa Maria com 400 leitos, o Estádio Bezerrão. Enfim, o asfalto chegou em muitas localidades, como Estrutural, Itapoã, Vila São José, DNOCS em Sobradinho, Mestre D’Armas, Estâncias, Arapoanga, Porto Rico, Pôr do Sol, Sol Nascente.
Em Vicente Pires foi criado a Administração Regional, a construção da Escola da Vila São José, a construção da rede de água da CAESB, a construção de 75% da rede de esgoto ( que ainda não concluíram os 25% restantes 10 anos após sua saída), asfaltamento das principais ruas de nossa cidade, início dos trabalhos de asfaltamento da DF 097 que ligaria a DF001 até o Eixo Monumental e outras tantas obras, a RAXXX e no DF.
As obras realizadas pelo governo Arruda foram e continuam importantes para gerar empregos e movimentar a economia. São as únicas que representaram o crescimento da cidade, com trabalho e esperança. O maior canteiro de obras da história de Brasília. De lá pra cá são milhares de cones, milhares de puxadinhos, milhares de derrubadas, muitos escândalos, corrupção e mentiras. Esta é a prática de governos incompetentes que não sabem administrar e transformaram a capital do Brasil em um grande puxadinho.
Espero estar errado com o novo governo, mas não tenho esperança que no futuro eu venha fazer uma matéria como essa, citando um governo passado como o melhor, pois o que vejo é a capital do modernismo, sendo conhecida como a capital dos cones. Frutos da incompetência criativa dos governos e de seus profissionais que AO INVÉS DE OBRAS E INOVAÇÕES, pintam todas as ruas com o alaranjado dos cones.

Não há sinal de mudanças no atual governo. É a velha política sem capacidade para criar ou mesmo copiar o que funciona em outros países. VLT e metrô? Não, isso ninguém pensa... Mantem um sistema que não funciona mais, pois existe o lobby das empresas...

Saúde? Nem compensa falar nada, pois a TV mostra todo dia a tristeza das famílias por falta de atendimento e remédio para um parente doente.

Mas, criação de novas administrações, secretarias, como o caso da criação da Secretaria da pessoa com deficiência. Uma secretaria criada apenas para distribuir cargos, pois na realidade o governo não tem nenhuma preocupação com essas pessoas e muito menos com os pedestres. Um exemplo disto são as obras de Vicente Pires, onde a acessibilidade foi deixada de lado.

Ibaneis como os governos anteriores, não tem coragem nem de mexer na caixa lacrada da Terracap. Não há transparência. Não se sabe se a empresa ainda tem terras, pois não faz as demarcações para mostrar onde estão e além disso mantêm uma regularização que pode ser considerada fraudulenta.

Resumindo, não teremos um governo como o Arruda em questão de criatividade e obras. O povo do Distrito Federal já está se manifestando nas redes sociais sobre os transtornos causados pela falta de criatividade do governo Ibaneis, e cobram providências para que haja mudanças ou ele será apenas mais um com o título de o pior como Rosso, Agnelo e Rollemberg.

Gilberto Camargos

11 comentários:

  1. Df está em pleno abandono não se faz governo a muitos anos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pelo amor de deus. Um condenado, preso, corrupto... Vocês devem mesmo querer o pior.

    ResponderExcluir
  3. Também não vi um governador com ele

    ResponderExcluir
  4. Arruda foi sim o melhor governador de Brasília, assim como o Roriz, embora com formas diferentes de governar.O dia que ele for candidato eu voto nele.

    ResponderExcluir
  5. Arruda e Roriz foram os únicos que passaram pelo governo e se preocuparam com a classe de baixa renda.No governo deles tivemos o prazer de vermos o Distrito federal em peso em obras para melhoria da população.Exemplo disso são o metrô e as estradas de rodagem que foram criadas no governo deles.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro Roriz depois sem dúvidas Arruda

    ResponderExcluir