Obra foi conquistada após muitas lutas da
população, por mais de 20 anos.
Acompanhe nesta matéria a história de
lutas por esta obra.
Há cerca de 50 anos os
primeiros desbravadores das colônias agrícolas da região de Vicente Pires usavam
pontes artesanais e as chamadas “pinguelas” de madeira sobre os córregos, para
se locomover, levando sua produção para mercados e feiras ou simplesmente para passar
de uma colônia a outra, diminuindo seu percurso.
Hoje, como cidade
consolidada e com uma população crescente da ordem de 100 mil pessoas, Vicente
Pires finalmente vê seu projeto de urbanismo em execução, mesmo que parcial. O
governo prioriza nas atuais obras gerais a construção da drenagem pluvial,
asfalto e calçadas. Contudo, na parte de mobilidade urbana, as pontes de
ligação e viadutos ainda são incertos.
Para uma das pontes - que
não faz parte do atual pacote de obras, há uma boa nova que vai marcar a
história de Vicente Pires. Após mais de 20 anos de lutas, reuniões nos órgãos e
manifestações de nossa população na Via Estrutural, a ponte apelidada por todos
de “ponte da marginal da Estrutural” finalmente
sairá do papel e ficará pronta em até seis meses.
História
Para quem não sabe, a
luta por essa ponte data de mais de 20 anos, na qual se destaca o envolvimento
de muitos líderes locais, chacareiros, associações, síndicos e de boa parcela
da população mais antenada com as questões sociais da região.
Foram muitas os momentos
em que muitos de nós, moradores, líderes comunitários, síndicos e associações, nos
dignamos a sair de casa para fazer manifestações onde seria a ponte, além de reuniões
no DER, no palácio do Buriti e na Secretaria de Obras, entre outros órgãos,
para mostrar nosso sofrimento dando voltas para chegar em casa.
Pedimos recursos para os
políticos em geral. A imprensa também veio por várias vezes para fazer reportagens
no local, atendendo aos nossos movimentos. Nas reportagens, ela aproveitava e
mostrava aquele lixão horrível que se acumulou por tanto tempo no lugar onde
deveria haver nossa ponte.
Acompanhe parte das
lutas:
AMOVIPE e Gilberto Camargos
“Como
exemplo das lutas mais recentes, podemos citar parte do histórico da Associação
de Moradores de Vicente Pires e Região - AMOVIPE, da qual sou presidente, que fez
inúmeras manifestações na Via Estrutural e muitas reuniões no DER, desde que
foi criada em 2010. Após tantas reuniões e movimentos, em 2017, nosso
vice-presidente e servidor da CLDF, Geraldo Oliveira, pediu ao Presidente Joe
Valle e conseguiu trazer a Câmara Legislativa para Vicente Pires, através do
“Projeto Câmara Mais Perto de Você”. E a demanda número 1 aprovada e debatida
pelos deputados e lideranças foi exatamente a construção da ponte da
Estrutural. Houve uma oficina de lideranças no Colégio Vitoria Régia da Rua 6, em
maio de 2017 e todos os líderes presentes aprovaram a construção da ponte, como
prioridade número 1. A demanda de número 2, aprovada no evento, também foi
sobre mobilidade, ou seja, a construção de uma alça aérea no Viaduto Israel
Pinheiro, que objetiva descongestionar as marginais, para que haja finalmente a
fluidez no trânsito e o fim do fechamento do viaduto toda tarde, que Vicente
Pires tanto precisa. Recentemente, em visita do governador em exercício Paco
Brito à cidade, Geraldo pediu a ele para atender a segunda demanda.
Imediatamente, ele determinou ao Administrador Daniel de Castro e ao Diretor-Presidente
do DER, Fauzi Nacfur, que iniciassem os projetos da alça. Em outra visita do
Paco Brito a Vicente Pires, ocorrida dia 29 de janeiro último, ele pediu ao
diretor-presidente do DER, Fauzi Nacfur, que nos recebesse no órgão no dia 5 de
fevereiro, para discutir os detalhes do projeto.”
ARVIPS
e Dirsomar Chaves
A ARVIPS, associação que
precedeu a AMOVIPE nas lutas por Vicente Pires antes da nossa associação ser
criada, também deu sua contribuição. Conseguiu durante o governo do PT, em
setembro de 2013, um recurso do FUNDURB -
Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF para a ponte, entre outras
articulações por recursos.
“Não
poderia deixar de comentar sobre essa matéria da construção da ponte da via
marginal da Estrutural. Vicente Pires ainda era área rural, quando buscamos,
junto a extinta Fundação Zoobotânica, Secretaria de Agricultura e Câmara
Legislativa recursos para duas pontes – uma que ligaria a Colônia Agrícola Vicente
Pires ao Jóquei e outra que a ligaria à Colônia Agrícola Samambaia. Em seguida,
no Governo Roriz, a partir de 1999, com os deputados distritais Gim Argello e
Odilon Aires, fizemos romarias aos órgãos públicos do DF. Quase... Emendas
parlamentares, distritais e federais também foram destinadas para essa ponte. Recursos do FUNDURB, na gestão do Secretário
de habitação, Geraldo Magela, também foram disponibilizados. Mais recente, com
a deputada Celina, novos recursos foram garantidos. Essa ponte, portanto, é
resultado da luta de anos. Trará grandes benefícios regionais. Moradores de
Vicente Pires, Estrutural, Taguatinga e Águas Claras sentirão os efeitos
positivos com a conclusão da obra. Como exemplo positivo, pesquisa anterior
indicava que mais de 3 milhões de reais serão economizados, por ano, pelos
moradores de Vicente Pires, com combustível. Um verdadeiro ganho para a
economia popular. Por menor que seja, se comparada com os valores da
implantação das obras de drenagem e pavimentação, os efeitos desta ponte alcançam
igual dimensão. Depois de tantos governos, estamos vendo essa obra ser
realizada pelo Ibaneis. Aqui, cabe agradecimentos a todas e todos que contribuíram.
Não dá para dizer que esta obra não é
uma OBRIGAÇÃO do governo, não merecendo méritos. Mas ele poderia realizar outra
obra em outra cidade e preferiu atender a nós, moradores de
Vicente Pires. Obrigado governador Ibaneis!”
Alberto
Meireles – Primeiro administrador da cidade
“Quando fui o primeiro administrador de Vicente Pires, no período de 11/1/2007 a 31/03/2010, durante o governo Arruda, havia todo um planejamento para construir essa ponte. Fizemos primeiro a pavimentação da via marginal em toda a sua extensão e o projeto executivo da ponte chegou a ficar pronto e seria a próxima etapa da obra da marginal. Com a saída do governador Arruda do governo, lamentavelmente tudo parou, mas naquela oportunidade a ponte seria sim construída, apesar de problemas com licença ambiental que enfrentamos, inclusive não ficaria só na ponte, a via marginal prosseguiria após ela. Tanto é que conseguimos - eu, o governador Arruda e o Secretário Zé Humberto (hoje Secretário do governo Ibaneis), um acordo com os bispos da Arena Hall/Sarah Nossa Terra, para a cessão de 8 metros de largura adentrando na chácara 25, para que a via marginal pudesse interligar o Setor Jóquei, chegar até o balão da Estrutural e prosseguir rumo ao Setor de Cargas, perfazendo todo um complexo de mobilidade para atender Vicente Pires. Era um projeto inovador e visionário do Governador Arruda que já previa evitar o transtorno na mobilidade que Vicente Pires enfrenta hoje. Quero externar meu agradecimento e parabéns a ele por criar a Região Administrativa de Vicente Pires, o que nos permite hoje ter acesso às mais diversas benfeitorias. Obrigado ainda ao Zé Humberto por tudo que ele fez por nós como Secretário do governo Arruda e hoje no mesmo cargo, no governo Ibaneis. Parabéns a todos e todas que de alguma forma ajudaram na luta. Parabéns e obrigado ao Administrador Daniel De Castro, à Deputada Celina, que fez a emenda para o recurso e ao Governador Ibaneis, que finalmente transforma nossa luta de tantos anos em uma memorável conquista para a população de Vicente Pires.”
AMORJOQUEI,
do presidente De Paula
“Obra
de suma importância para nossa região. Os benefícios serão enormes. Quero
parabenizar todas as lideranças que ajudaram a tornar realidade essa obra. A comunidade
do Jóquei agradece ao Governador Ibaneis e sua equipe por tornar possível esse
pleito aguardado há muitos anos.”
AMORJOQUEI,
do ex-presidente, Carlos Masson
“Quando
EU era presidente da AMORJÓQUEI, corríamos bastante em prol dessa demanda da ponte
da marginal da Estrutural. Fizemos até uma audiência pública da Câmara
Legislativa do Distrito Federal, na chácara 24, por intermédio do ex-Deputado Dr.
Charles. Realizamos abaixo-assinados próprios e participamos de
abaixo-assinados promovidos pela AMOVIPE, quando tivemos boa adesão da
comunidade do Jóquei. Estivemos presentes em todas as manifestações na Via
Estrutural e chamamos a imprensa várias vezes para fazer reportagens no local
da ponte. Parabenizo e agradeço ao atual governo por finalmente nos prestigiar
com esta obra.”
A
luta por melhorias sempre vale à pena
Com tantas lutas ao
longo dos anos por essa ponte, cujo custo de 4,2 milhões de reais não é alto
considerando o benefício, todos nós moradores conseguimos arraigar na mente das
autoridades a importância da mobilidade urbana para nossa região.
É fato que com a infraestrutura
das obras atuais, o crescimento populacional vai aumentar exponencialmente e Vicente
Pires não pode mais ficar presa em si mesma, com trânsito travado e sem bons
acessos e saídas, como se fosse uma ilha cercada por um mar revolto.
Governador Ibaneis, Deputada Celina Leão e o Adm Daniel de Castro
Agradecemos ao atual
governo, em especial ao governador Ibaneis, por finalmente investir nessa
ponte, tornando-a realidade. Precisamos também fazer justiça à Deputada Celina
Leão, que articulou os recursos direcionando-os para o DER, da ordem de 4
milhões de reais e por fim agradecer ao Administrador Daniel de Castro pelo empenho em participar da nossa luta para se chegar a essa ponte tão esperada
Por fim, queremos
lembrar ao governo que todo o complexo de mobilidade urbana pendente no atual
pacote de obras, quais sejam os viadutos da Estrutural, vias transversais e
demais pontes internas, também precisam sair do papel.
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