segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cada um no seu quadrado

É muito bom que os tucanos estejam reunindo economistas como Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Elena Landau para formular um programa de governo para o senador Aécio Neves disputar a presidência da República. Esse programa, naturalmente, estará baseado em redução do Estado, mais poder e vantagens à iniciativa privada, privatizações de setores estratégicos, menos ênfase ao Mercosul e alinhamento incondicional aos Estados Unidos. Uma típica agenda neoliberal, conservadora e de direita, embora o PSDB se coloque como social-democrata. ...

O confronto de dois programas distintos em 2014 pode contribuir para melhorar a qualidade do debate eleitoral. As posições do PT e do PSDB são opostas em termos de política econômica, privatizações e relações internacionais, e isso deve ser claramente explicitado. Embora os dois termos não digam tudo e sejam generalizantes, haverá mais nitidamente uma disputa entre esquerda e direita. Ou pelo menos entre a centro-esquerda e a centro-direita.

Ideologicamente, o PMDB deveria estar com o PSDB. Mas, pragmaticamente, ficará com o PT. Se os tucanos ganharem as eleições – o que é pouco provável –, os peemedebistas não terão dificuldade nenhuma em participar do governo de Aécio Neves, como participaram do governo de Fernando Henrique Cardoso.
Fonte: Blog Hélio - 06/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário