terça-feira, 19 de março de 2013

Plano de internet gratis está paralisado no DF


Projeto. Conexão WI-FI planejada para cobrir todo o Distrito Federal até 2014 está restrita a apenas três pontos do Plano Piloto


  • Lançado em setembro de 2011, o Conecta DF é a principal aposta do governo Agnelo Queiroz para promover a inclusão digital. A iniciativa, entretanto, ainda não passou da versão piloto.

    O programa prevê cobrir todo o Distrito Federal com sinal grátis de internet Wi-Fi até a Copa de 2014. Até aqui, porém, só funciona nos três locais escolhidos para teste ainda em 2011: a Rodoviária do Plano Piloto, o interior do Estádio Nacional e uma parte do Parque da Cidade.

    Além da distribuição espacial restrita, outro problema é a velocidade da conexão. Na Rodoviária do Plano Piloto, por exemplo, o sinal só funciona na plataforma superior e com velocidade abaixo do prometido.

    O publicitário Marco Marques, 22, usa o serviço regularmente, mas reclama da qualidade. “A velocidade é muito baixa, quando finalmente consigo acessar meus e-mails, o ônibus já chegou e tenho que sair da área coberta pela rede”, conta. ...

    Além disso, muita gente não tem conhecimento do serviço oferecido. Para o turista ganês Abubakari Yakubu, 28, o serviço deveria ser melhor divulgado. “Deveriam ter avisos que esta é uma área de conexão livre”, disse. “O Wi-Fi facilita até o turismo, pois podemos nos localizar muito melhor usando a internet.”

    Reformulações
    O subsecretário de Inclusão Digital e Conteúdos Tecnológicos, Alexandre Lobo, responsável pela implantação do projeto, promete ampliar o alcande do Conecta DF até junho. “Antes da Copa das Confederações estaremos atuando também no exterior do Estádio Nacional, no Ginásio Nilson Nelson e no Centro de Convenções”, afirma Lobo.

    Há ainda a intenção de expandir o projeto usando cabos de fibra ótica do Metrô, seguindo o trajeto da linha Brasília-Ceilândia.

    Lobo destaca também que pretende melhorar o serviço nas áreas que já contam com conexão.

    Suporte ao ensino


    O Conecta DF foi idealizado também como uma ferramenta de suporte educacional para os colégios públicos. A subsecretaria, no entanto, não possui nenhuma proposta concretizada em relação ao uso da rede no ensino.

    Fonte: Jornal Metro Brasília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário