quarta-feira, 17 de abril de 2013

Caso Raad Massouh - Vamos ter um novo caso Benedito?


O relatório da Corregedoria contra Raad Masouh (PPL) ainda não foi analisado formalmente no Conselho de Ética, mas o clima na Câmara Legislativa já é de arquivamento sumário; o distrital pede "tratamento igual" ao recebido por Benedito Domingos (PP), que teve o processo suspenso duas vezes, com a justificativa de que era preciso "aguardar" uma decisão judicial; mas o clima promete esquentar, já que o corregedor quer participar da sessão desta quarta-feira 17

Está marcada para esta quarta-feira 17 às 14h uma reunião extraordinária com os cinco integrantes da Comissão de Ética da Câmara Legislativa. O objetivo do encontro é discutir o relatório enviado pela Corregedoria, que pede a abertura de processo de investigação contra Raad Massouh (PPL). ...

Arlete Sampaio (PT), Joe Valle (PSB), Olair Francisco (PT do B), Agaciel Maia (PTC) e próprio presidente da Comissão de Ética, Dr. Michel (PEN) já receberam cópias do parecer da Corregedoria há uma semana.

Na sessão desta quarta-feira, eles vão votar se aceitam ou não o relatório. É preciso três votos para que o processo ganhe relator e tenha andamento no colegiado, mas o clima entre os parlamentares já é de arquivamento sumário.

Episódio, aliás, bastante parecido com o que fizeram os últimos integrantes do Conselho de Ética, quando analisaram o caso de Benedito Domingos (PP). Na época, os parlamentares preferiram, por unanimidade, adiar a decisão política com a justificativa de que era preciso "aguardar uma decisão judicial".

E essa é a principal estratégia de defesa de Raad Massouh, que pede "tratamento igual" ao dispensado a outros parlamentares. "Gostaria de ter o mesmo tratamento que outros parlamentares tiveram. Não houve caso de que a Comissão de Ética preferiu aguardar uma decisão da justiça?", destacou ao Brasília 247 na semana passada. [Leia mais aqui]

Esse posicionamento já foi criticado várias vezes pelo corregedor Patrício (PT), que enfatiza que "os poderes são autônomos" e que o julgamento político "não tem relação" com o julgamento criminal. Por isso, o petista quer participar da reunião do Conselho de Ética desta quarta-feira para acompanhar de "perto" a votação do relatório dele. Para garantir sua presença, ele vai argumentar que não existe impedimento previsto no regimento interno da casa.

Corporativismo

Para o cientista político da Universidade de Brasília Leonardo Barreto, "ao se protegerem mutuamente", os parlamentares "transformam problemas individuais em coletivos". Isso, para o professor, é uma medida "irracional", que afeta ainda mais a imagem "tão desgastada" da Câmara Legislativa.

"Com comportamentos assim você acaba neutralizando iniciativas feitas recentemente como forma de resgatar a imagem da Câmara. Temos uma campanha de marketing, um novo logotipo, propaganda de rádio e TV chamando a população para o trabalho dos distritais. Todo um esforço no sentido de mostrar a importância da Câmara. Mas com atitudes assim, os movimentos que pregam a extinção da Câmara ganham força", destacou Barreto ao Brasília 247.

O corporativismo, na análise do especialista, é um problema gerado pelo sistema político atual, no qual os parlamentares trabalham em "nichos próprios" de eleitorado, e por isso, não se veem como "adversários" ou que alguém que possa "tomar votos" de alguém.

Pedido de investigação

Na quarta-feira 10 passada, o corregedor Patrício (PT) apresentou suas justificativas para pedir a continuidade do processo contra o distrital, acusado de desviar R$b 100 mil por meio de emendas parlamentares. O dinheiro, segundo investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do DF, foi enviado para a Administração de Sobradinho e usado em festas e eventos feitos sem licitação pública.

Por Juliane Sacerdote

Fonte: Blog do Edson Sombra- 17/04/2013


COMENTARIOS POSTADOS NO BLOG DO EDSON SOMBRA

Acesse o link abaixo e ao final da matéria vá para comentários.

A casa está caindo! - 17/04/2013

O ex-secretário de habitação do Distrito Federal, Geraldo Magela (PT/DF), teve motivos de sobra para reassumir o mandato de deputado federal. O governador Agnelo Queiroz justificou a saída do deputado do PPS, Augusto Carvalho, com o rompimento do partido há um ano. A verdade é que a operação da Polícia Federal na fazenda Cana do Reino já indiciou caciques do PT/DF como Lucia Carvalho e Dirsomar Chaves. O próximo a ser indiciado é Geraldo Magela, que correu para se proteger com o mandato de deputado federal. Magela sabe que o Supremo precisa de autorização do plenário da Câmara para punir. O suplente, Augusto Carvalho, deixou a Câmara e vai fazer oposição direta às mazelas do Palácio do Buriti.

Investigadores de Brasília - 17/04/2013

Se esta Comissão de Ética não for para a frente, vou soltar muita coisa que acontece nos bastidores de Brasília. Que o diga Cristiano Araújo e Aylton Gomes, são muitos vídeos e gravações que estrearão novos personagens... Acho que a população de Brasília quer ver. Já até criaram uma nova FAP = Fundo de Amparo aos Políticos!!!

Maria do Rosário - 17/04/2013

A CLDF hoje pega fogo, os deputados estão nervosos, Brasília está apreensiva pela decisão da Comissão de Ética, estamos todos de olho aguardando a renúncia do Dep. Raad (sem saída ). Esperamos sinceramente que essa feiura e sujeirada acabe logo, não fique se alastrando mais, CHEGA !!!!! Justiça na CLDF.

Renata Silva - 17/04/2013

Tudo tem rabo preso, é por isso que não investigam e querem arquivar o parecer da corregedoria. O que falar do Agaciel hein? E do Olair? Coitados, era a oportunidade de melhorarem a imagem perante a população. Estamos assistindo de camarote, a resposta é nas eleições de 2014. Vai sonhando com o Senado ou com a Câmara Federal que vocês não serão nem eleitos para síndico de condomínio. Aproveitam para roubar agora com o RAAD, porque em 2015 vocês estarão pescando tilápias na fazenda nova dele...

Raimundo Nonato - 17/04/2013

Estamos de olho, esse povo não acha que a gente é bobinho não né? Errar uma vez tudo bem, mas duas só se for otário. Os votos estão aí, aguardando quem os merece.

Júnior Santos - 17/04/2013

A informação que circula em Águas Claras é que o dep. Olair mandou o antigo administrador Manoel Carneiro contratar uma empresa de informática de sua família, no caso particular de seu sobrinho, para prestar serviços de tecnologia para a administração. E ainda faz festas particulares em sua fazenda usando bens públicos, como tendas e maquinários. E olha que está tudo registrado com fotos... Basta investigar que aparece mais!

Gisele Amorim - 17/04/2013

Sombra porque você não publica o comentário do Pedro Passos aqui em cima no blog? Muita gente nāo vê os comentários, achei o máximo.

Wilson Silvestre - 17/04/2013

Vergonhosa a situação desta CLDF. No lugar de combater o crime e o desvio de dinheiro público, ficam criando um corporativismo particular que nunca se viu. Mas estamos de olho, a resposta vem nas eleições. Esses que defenderem a corrupção serão devastados pelos eleitores. Eu não entendo como o Agaciel, que já tem a imagem arranhada com o Senado Federal, está protegendo este salafrário. A única palavra a dizer é vergonha. Vergonha deste pais, vergonha deste político, vergonha da CLDF, vergonha do Michel, vergonha do Joe Valle, vergonha do Agaciel Maia, vergonha do Olair Francisco e vergonha da Arlete. São todos corruPTos!!! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário