terça-feira, 16 de abril de 2013

O verdadeiro líder comunitário


Líder comunitário é aquele que não se preocupa em agradar a todos, mas em alcançar o objetivo proposto pela sua comunidade. O líder não é quem escreve um artigo em jornal local, Não é o que tem um bom número de amigos. O líder não é um ator, ele é real em tudo que faz. Ele tem convicção de onde quer chegar, não olha para os empecilhos, mas segue sempre em frente, com perseverança e entusiasmo. É aquele que não desiste, mas renova suas forças a cada dia, acredita, se empenha, luta, e não perde seu alvo de vista, está sempre pronto a recomeçar. O verdadeiro líder comunitário conhece cada um dos membros da sua comunidade e sabe como se comunicar com ele, faz aquilo que é certo e não aquilo que lhe é conveniente.

O Verdadeiro líder faz o trabalho por amor à sua comunidade, faz seu trabalho por prazer e como voluntário, O verdadeiro líder não usa sua liderança ou associação para se promover e conquistar cargos, quer sejam políticos ou não. Ele também não usa a mensalidade dos associados para seu sustento próprio ou para empregar amigos. Não usa a administração ou prefeitura de sua cidade para promoção pessoal. O verdadeiro líder não traz pessoas de outras localidades para administrar sua região, ao contrário ele promove o debate e sempre beneficia pessoas da própria comunidade que estejam preparadas para fazer o melhor por ela.

O verdadeiro líder não é aquele que assim se identifica há muitos anos, ou o que faz milhares de reuniões usando-as e às “suas lideranças” para promoção pessoal. Não é aquele que usa o dinheiro público de administração regional para bancar publicidades em jornais alienados com muitas fotos pessoais para sua autopromoção, nem o que consegue para a comunidade e principalmente o que diz ter conseguido usando para se autopromover.

Portanto, o verdadeiro líder comunitário, promove sua comunidade, faz as pessoas sentirem que estão no centro e não na periferia dos planos, e cada um sente que faz a diferença para o sucesso da organização da sua comunidade. Quando isso acontece, as pessoas se sentem valorizadas e isso dá um novo sentido ao seu ego; e o comunitário se sente realizado por mais um dia árduo de trabalho sem remuneração.
O verdadeiro líder comunitário tem tato com as pessoas e sabe conquistar cada uma delas, mesmo que leve certo tempo. Aquele que é líder verdadeiramente conhece suas próprias fraquezas, mas não se deixa abater por nenhuma delas. A humildade é sua marca. Ele segue seu caminho, cumpre o seu papel com amor e simplicidade e leva ao topo todos os que ouvem e seguem seus conselhos. Os líderes comunitários atuam em diferentes regiões, fortalecendo projetos e propostas que valorizam a sociedade, mas prioriza sua comunidade, pois nossa história é tecida com carinho e desejo de mudar as condições de vida das pessoas. 

6 comentários:

  1. Gilberto faça menção ao dia do líder comunitario queé comemorado nos próximos dias. Abs.Na cldf o Roney vai fazer uma sessão de homenagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E QUEM É O BOBO DE QUERER AQUELE DIPLOMINHA PICARETA DE RONEI NEMER, O PROCESSADO E JÁ FICHA SUJA, QUE NUNCA DEU OUVIDO AS VERDADEIRAS LIDERANÇAS, COMO AQUI DE SAMAMBAIA? CADEIA NELE! E QUE GASTE TODO O PATRIMONIO ACUMULADO NO RECANTO DAS EMAS, COM ADVOGADOS!

      Excluir
  2. Excelente Post!
    Essas são clássicas características de um verdadeiro líder, aquele que procura destacar os pontos de sucesso de sua equipe em qualquer situação, sabendo lidar com quem está ao seu redor e fazendo com que suas relações sejam transformadas em resultados positivos.
    http://homeroreis.com/

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo dura o "mandato" de um líder comunnitário

    ResponderExcluir
  4. O mandato de cada diretoria eleita pela comunidade consta no estatuto, mas na média permanece por 2 anos,espero ter respondido sua pergunta.

    ResponderExcluir
  5. Precisa ser resistrado em algum órgão pra ser considerado um líder comunitário? Pois já faço um trabalho de líder comunitário

    ResponderExcluir