sexta-feira, 31 de maio de 2013

VIPLAN FALIDA

Viplan ganha mais tempo para escapar da falência


A Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Distrito Federal prorrogou o prazo de recuperação judicial da Viplan para maio do próximo ano. A recuperação judicial é um instrumento jurídico utilizado pelas empresas para evitar a falência. Outra empresa do grupo de Wagner Canhedo foi beneficiada com a decisão, a Agropecuária Vale do Araguaia, que terá até fevereiro de 2014 para se reabilitar. O prazo anterior para ambas terminou no ano passado.

De acordo com o juiz da vara de falências do DF, Edilson das Chagas, a resolução foi tomada para evitar que os bens das duas empresas fossem usados para pagar dívidas de R$ 5 bilhões da já falida companhia aérea Vasp, que também pertencia ao grupo Canhedo. Desse montante, R$ 1,5 bilhão é referente a direitos trabalhistas não pagos aos funcionários da companhia. Entretanto, o juiz alega que o dano causado pela falência da Viplan aos quatro mil trabalhadores do grupo em Brasília seria mais desastroso que o não pagamento dos direitos exigidos pelos ex-empregados da Vasp. ...

O Ministério Público discorda da prorrogação dos prazos. A promotora Carla Beatriz Cruz afirma que o pedido é uma manobra jurídica para conseguir a suspensão da execução das dívidas. Credores do grupo Canhedo ainda podem recorrer da decisão.


Fonte: Jornal Destak - Brasília - 31/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário