terça-feira, 23 de julho de 2013

IRRIGAÇÃO AUTOMÁTICA POR GOTEJAMENTO

062086
Viver em Brasília e não ter plantas é, no mínimo, insalubre. Mas tê-las só como mais um trabalho também não é viável.
Depois de muita pesquisa consegui achar 3 métodos baratos e viáveis de irrigação por gotejamento: automático e com garrafa PET.
O automático você pode facilmente achar no Youtube.
Mas é bem simples: você vai precisar de uma peça de máquina de lavar roupa (aquela que libera a água para a máquina), por volta de R$ 35,00 e um timer mecânico, por volta de R$ 26,00 + canos e acessórios que dependem de quantos vasos e/ou canteiros.
Bem, a primeira foto mostra a peça da máquina em amarelo. Adaptei as mangueiras e o liguei a um Timer mecânico. Pronto! Você programa o timer, no meu caso a cada 4 horas liga por 15 minutos, e viaja sem incomodar a vizinha e/ou parentes!
090096Os acessórios (canos, torneirinhas e adaptadores, microtubos etc) demorei mas achei: é coisa de centavos cada um e você consegue achar, por exemplo, nas agropecuárias.
Mas se você prefere algo ainda mais simples, fiz um outro com garrafa PET para dentro de casa (3a foto): cortei a parte de baixo da PET, furei, inverti, coloquei tela de dengue e grampeei.
Assim, eu só reponho a garrafa, ao invés de ter que irrigar a planta.
O 3o método é ainda mais simples: coloquei na garrafa PET a própria torneirinha e pendurei na própria planta. Assim, você pode aguar uma vez por semana controlando a vazão das gotas e a planta não passa sede. No caso, pendurei na própria planta, mas fiz em outros vasos menores enfincando a garrafa junto a uma haste na própria terra.
Para mim, funcionou muito bem. Como tenho muito pouco tempo para cuidar das plantas esses métodos deram conta das que eu
095
tenho em casa. Espero ter
ajudado. Gilberto Camargos

101106
107

Nenhum comentário:

Postar um comentário