quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CLDF- Administradores dão dor de cabeça na Casa

A polêmica sobre as indicações dos administradores regionais ainda dá o que falar na Câmara Legislativa. Após o escândalo que envolveu os administradores de Taguatinga e Águas Claras na última semana, os distritais foram questionados sobre a situação. O maior problema é como se relaciona os distritais e aqueles que são indicados por eles.

Um dos parlamentares que indicou nomes para comandar administrações regionais, Dr. Michel (PP) afirmou que está atento à forma como o seu apadrinhado está trabalhando. ...

“Eu fico ligado, pois a partir do momento em que você indica, é o seu nome que está em jogo, é sua responsabilidade. Se houver insatisfação por parte da comunidade, o governador deve trocar o administrador”, disse.

Polêmica: Já os parlamentares que tiveram seus nomes ligados ao escândalo que culminou com a saída e a prisão dos administradores de Taguatinga, Carlos Jales, e Águas Claras, Carlos Sidney , Olair Francisco (PTdoB ) e Washington Mesquita (PTB) se pronunciaram.

“Ele está afastado do meu grupo político, pois era uma pessoa que eu confiava. Se ele cometeu um erro, que pague, se não, prove sua inocência. Ele terá todo o tempo para isso”, disse Washington Mesquita.

De acordo com o parlamentar, ele foi pego de surpresa, tanto com a viagem, quanto com a notícia envolvendo Carlos Jales.

“Eu estava reunido com o governador Agnelo Queiroz em um café da manhã, quando ele me convidou. Então não passa de história isso de que eu fiquei sabendo da operação antes de todos”, explicou.

Outro que afirmou estar tranquilo é Olair Francisco. De acordo com o parlamentar, não é sua função fiscalizar o executivo.

“Não é o meu dever fiscalizar o executivo. Eu indiquei, pois é um pioneiro da cidade, com um passado limpo”, explicou.

PL: Existe na CLDF, um PL 1.629/2013 que regulamenta os artigos da Lei Orgânica do DF que prevêem a participação popular na escolha dos administradores já tramita na Câmara Legislativa. De autoria da deputada Eliana Pedrosa (PPS), a proposta prevê a primeira eleição para 60 dias após a posse de governador e vice-governadores do DF.

“Eu vou pedir um regime de urgência para este PL, pois é um clamor da sociedade. Houve uma precipitação do deputado federal Luís Pitiman (PSDB) ao entrar na justiça, pois já existia um projeto tramitando na CLDF”, disse Eliana.

Pela proposta, a população elege um colegiado de representantes comunitários, que por sua vez irão escolher os membros do Conselho de Representantes Comunitários.

“A escolha dos primeiros membros dos Conselhos de Representantes deve ocorrer 60 dias após a posse do governador e vice-governador do DF. As demais, a cada dois anos”, afirmou a autora da proposta.

De acordo com o texto do projeto, cada Conselho de Representantes Comunitários será composto por 10 membros, que não receberão salário para exercer o mandato. "Não é uma fórmula terminada, mas uma proposta que pode ser aperfeiçoada. Uma proposta concreta para mudar uma realidade que tanto incomoda moradores das Regiões Administrativas do DF, e está dentro do espirito do controle social", encerrou Eliana Pedrosa.
Fonte: Ricardo Faria - Guardian DF - 13/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário