terça-feira, 1 de abril de 2014

Partidos: Cristovam tenta montar aliança

Cristovam Buarque: "A ideia é ver o que o nos une e nos desune"


Um possível alinhamento entre partidos que estão fora das chapas desenhadas até agora foi discutido ontem à noite, durante reunião na sede regional do PDT, no Setor de Autarquias Sul. ...

O encontro foi convocado pelo senador Cristovam Buarque, que é filiado ao partido. Participaram tanto legendas do campo considerado de esquerda — os próprios pedetistas, o PSB, o PPS e a Rede Sustentabilidade — e de centro (PSD), assim como o recém-criado Solidariedade e até o PTN, que consta como um dos componentes da base do governo Agnelo Queiroz (PT).

“Queremos saber o que cada um dos representantes desses partidos pensa. A ideia é ver o que nos une, mas também o que nos desune. Estamos iniciando um diálogo”, explicou Cristovam, que foi eleito em 2010 na coligação que levou Agnelo ao Palácio do Buriti, assim como Rodrigo Rollemberg (PSB), que não foi à reunião. “Estamos conversando com muitos partidos, não há nada definido”, explicou o presidente do PSB no DF, Marcos Dantas.

O presidente do PDT no DF, Georges Michel Sobrinho, disse que o objetivo claro é conversar sobre o período eleitoral e entender o que cada uma das legendas convidadas está pensando e de que maneira tem ocorrido as articulações. “Até a data do registro das candidaturas, ainda terá muita coisa para acontecer, mas essa movimentação é importante para que aproximações ocorram”, acrescentou Michel.

Tempo de tevê

O PPS, da distrital Eliana Pedrosa, também esteve presente. Recentemente, a deputada participou de conversas com o DEM e o PSDB, com o objetivo de um trabalho casado com vistas ao período eleitoral. Os próprios tucanos foram convidados para o evento de ontem, mas não compareceram. Já o PSol, que teria recebido convite, negou qualquer movimento nesse sentido. Em nota, a direção da legenda disse que não foi convidada e “se fosse, não participaria”. A sigla defende uma candidatura própria. O PSD, do ex-governador Rogério Rosso, também esteve presente. O partido chama a atenção principalmente por ter tempo significativo de televisão no horário eleitoral gratuito (só perde para PT e PMDB).

Até agora, foram dois os principais grupos políticos que definiram mais claramente seu rumo. PT e PMDB confirmaram que vão caminhar juntos novamente, repetindo a dobradinha Agnelo e Tadeu Filippelli. Além disso, os ex-governadores Joaquim Roriz (PRTB) e José Roberto Arruda (PR) firmaram uma parceria para a composição de uma chapa que teria Arruda, para o governo, Liliane Roriz, vice, e o senador Gim Argello (PTB).

Limite

A data final para o registro de chapas e candidaturas no período eleitoral deste ano é 5 de julho (três meses antes das eleições). Depois disso é que a campanha começa oficialmente no DF e em todo o Brasil, sendo permitida a propaganda na mídia e nas ruas. 


Fonte: ALMIRO MARCOS Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário