quarta-feira, 21 de maio de 2014

A AMOVIPE E AS OUTRAS ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE VICENTE PIRES E 26 DE SETEMBRO


Alguns pensam que o papel da Associação de Moradores é só reivindicar do poder público as melhorias para a comunidade. Outros acham que ela é uma espécie de clubinho, que cuida de organizar o lazer para uns poucos cidadãos.

Existem ainda os que entendem a associação como sendo um comitê eleitoral. Ou seja, a diretoria pede aos distritais, administradores, ou secretários de governo algumas melhorias e os favores recebidos são pagos na próxima eleição através da campanha em favor do benfeitor ou dos candidatos indicados por ele.

Assim pensam alguns e assim agem as associações de Vicente Pires e da Colônia Agrícola 26 de Setembro. Os presidentes usam as associações para tentar se eleger ou eleger os amigos candidatos, isso sem falar que cobram mensalidades de seus associados. Ambas as associações são ligadas e administradas por petistas e sempre tem em suas reuniões a promoção de algum candidato.

Uma das associações de Vicente Pires já arrecadou milhões e sempre teve o papel de promover o presidente, colocando o povo em segundo lugar. Já a associação da 26 de Setembro, depois de anos parada, elegeu a nova diretoria e recomeçou suas atividades, mas não demorou para mostrar por qual motivo reabriu suas portas: Promover candidatos para as próximas eleições. Ela começou cobrando mensalidades de seus associados e não há nada de ilegal nisso, mas quando o trabalho é mesmo associativo e de lideranças comunitárias comprometidas com a região, qualquer cobrança não é bem vinda, pois exclui os menos favorecidos. Essa associação tinha o apoio da AMOVIPE que também é representante da 26 de Setembro, e somente não estava atuando na região para que a associação local se fortalecesse.

Mas, após essa associação começar um conjunto de ações mal planejadas, mal feitas e fazendo tudo que é incorreto e legal, colocando os moradores com veículos fazendo buzinaço  atrás dos veículos e máquinas da SEOPS e AGEFIS, tentando parar a força as derrubadas que tomou conta da região. Com isso dezenas de pessoas foram presas e tiveram que gastar dinheiro para pagar fiança e pior, a derrubada aumentou. Tentaram patrolar as ruas, porém a máquina foi apreendida e para soltar tentaram novamente usar a força com pessoas e foi preciso que o presidente da AMOVIPE fosse ao local para soltar de forma legal.

Depois de inúmeras ações com o único objetivo de promover candidatos em todas as suas reuniões, a AMOVIPE resolveu intervir e abriu uma sede na Rua 01 da Colônia Agrícola 26 de Setembro e com apenas três reuniões com a população, com a presença da comissão de direitos humanos da OAB, duas reuniões com o governo e um fechamento de via, conseguimos parar as derrubadas que haviam sido acentuadas pela ações da associação local.


Antes os monstros com nome de fiscais da AGEFIS e SEOPS não se identificavam, agiam na brutalidade, maltratavam e retiravam as pessoas de casas habitadas e depois derrubavam tudo deixando os moradores abandonados. Agora usam os crachás e tratam os moradores com respeito, apresentam notificações e dão tempo para que os moradores recorram.

Isso ocorreu porque a AMOVIPE não tem um palerma sem coragem na direção, ela tem um líder comunitário de verdade, que tem coragem de chegar e brigar com o governo e exigir o que é legal, custe o que custar.

A AMOVIPE fez e continuará fazendo o que é certo e legal na região e em sua diretoria não tem candidatos, suas reuniões não são feitas para promover ninguém e cada um faz trabalho voluntário, sem cobrança de mensalidades de ninguém.


A AMOVIPE também não usa de mentiras para dizer que fez alguma coisa, ela simplesmente faz e pronto. Ao contrario da outra que fica usando a reunião para enganar os moradores. Chegaram a ponto de usar o nome do distrital criador da AGEFIS e responsável pelas derrubadas para se promover e dizer que foi ele que parou as derrubadas. O nome do distrital é Roney Nemer. 

Morador compare como era feito antes e depois da AMOVIPE.

A AMOVIPE também não está aqui para distribuir espaços no lugar onde será construída a feira da 26, pois essa área não pertence a essa ou a outra associação e ninguém tem essa autorização, muita menos com a obrigação de se filiar e pagar mensalidades como a outra associação vem fazendo. A AMOVIPE estará fazendo denúncias dessas irregularidades ao Ministério Público e na imprensa.

Se você pretende se filiar a alguma associação faça isso com quem não te engana, não usa todo o cascalho que era para toda a 26 apenas em frente ao comércio do presidente da outra associação em conluio com a administração local que também é petista e governo. Associe a quem não vai te cobrar nada, não vai te enganar e principalmente não vai te pedir votos para nenhum candidato.

AMOVIPE não usa de mentiras, faz o que é certo e legal como liderança voluntária.


Conheça qual o papel da Associação de Moradores na comunidade.


Em primeiro lugar é preciso conhecer bem a comunidade, a região, a cidade e suas necessidades.

Para reivindicar melhorias para a comunidade ou para melhor defender os interesses dos moradores, a associação precisa conhecer bem a comunidade, a região, a cidade e, até mesmo o país. Deve saber de tudo que existe na comunidade e na região: quantas escolas, quantas vagas existem nelas, quantas consultas no posto de saúde, como é o atendimento na creche, etc. deve conhecer também a vida e as dificuldades dos moradores da comunidade. Para isso, podem ser realizadas pesquisas junto aos próprios moradores.
Cabe à Associação também, buscar nos órgãos públicos todas as informações necessárias. Procurar saber do governo todos os programas que ele desenvolve na área da saúde, da educação, da geração de emprego e renda, da habitação, etc. Buscar informações também em outros órgãos como as secretarias do governo do estado, previdência social e demais órgãos federais, como também, nas universidades. Em todos os órgãos públicos existem programas, serviços e produtos que muitas vezes a população não usa por não saber sequer da existência deles ou não tem a informação de como fazer para usufruir de um direito que ela tem. 


Agir em defesa dos interesses dos moradores em qualquer área que eles se apresentarem

A associação tem a função de esclarecer, informar e formar. Uma das funções principais da Associação de Moradores é promover o esclarecimento, a informação e a formação da comunidade para que ela reivindique, lute por seus direitos. É muito importante que a Diretoria divulgue todas as informações que ela possuir. Deve também promover reuniões, debates, palestras, cursos ou outras atividades de formação abertas à participação da população local. Também deve unir e Organizar os Moradores. A Diretoria da Associação de Moradores deve agir sempre de forma democrática, a partir da união das idéias de todos. As reivindicações e conquistas (ou derrotas) não podem ser propriedade de alguns líderes, mas de todos. 

A reivindicação de melhorias pode ser feita através de abaixo-assinados, reuniões com as autoridades responsáveis, manifestações na comunidade ou em frente aos órgãos públicos, ou de outra forma que o pessoal achar mais eficiente.


Vale lembrar que quanto maior a participação dos moradores na luta por uma melhoria, mais rápida ela vai chegar. Quanto maior também, a divulgação sobre o pedido, mais chance ele tem de ser atendido. Isso pode ser feito através de telefonemas para rádios, televisões e jornais falando sobre o problema, avisando a população e autoridades de uma manifestação, comunicando uma ida até a administração ou, simplesmente dizendo que a cidade insiste na reivindicação e cobra uma posição das autoridades. 

Outra forma de divulgar a luta, que também serve para mobilizar os moradores, é fazer um panfleto (um folheto falando sobre o assunto) e distribuir na comunidade. Custa caro? Nem tanto. Solicite um patrocínio de um comércio existente na comunidade. 
Você pode também, dar um recado no final das missas e cultos, pode emprestar o alto-falante do verdureiro ou o carro de som de um sindicato.

Enfim, use a criatividade e faça o maior barulho possível antes, durante e depois da batalha. Se a melhoria foi conquistada, todos têm de saber disso e celebrar a vitória. Se o pedido não foi atendido, dê um jeito da população ficar sabendo do descaso das autoridades. Ao mesmo tempo, deve ser convocada uma reunião dos moradores para pensar em outra maneira de continuar a luta. 

 Apresentar propostas 

Já passou o tempo em que as Associações de Moradores e os movimentos populares em geral ficavam somente na reivindicação e no protesto. Hoje, para ter sucesso na luta por melhores condições de vida para a população é preciso elaborar propostas, apresentar projetos ao poder público, promover a iniciativa popular junto ao legislativo, negociar com as autoridades.

Fiscalizar as ações dos poderes públicos 

Você sabe qual o valor total do orçamento anual de sua cidade? Qual o montante de recursos repassados a ela pelo governo federal? Sabe como é gasto o dinheiro da população? Quanto é usado na saúde? E na educação? E para habitação quanto está previsto para este ano? Quanto o governo gasta com propaganda ou viagens? 
É muito comum a Associação de Moradores apresentar uma reivindicação e o governo dizer que não é possível atender ao pedido por não ter dinheiro. Mas, será que não tem mesmo? Às vezes é verdade. Na maioria, porém, o problema está na distribuição dos recursos, na decisão sobre o que é mais importante e mais urgente a ser feito. 
Outras vezes, o problema está na corrupção e no desperdício do dinheiro público. 
Discutir o orçamento, lutar pela sua democratização, acompanhar de perto a aplicação das verbas, fiscalizar para que os gastos sejam feitos de acordo com o que é mais necessário para o bem estar da população, é dever da Associação de Moradores.

Promover um mutirão solidário.

Muitos dos problemas enfrentados pelos moradores podem ser resolvidos diretamente pela comunidade, desde que haja união e solidariedade. O mutirão é uma maneira de desenvolver nas pessoas um sentimento de solidariedade, a educação para o trabalho coletivo, a amizade entre os vizinhos, o amor pela comunidade, o respeito pelo outro, a valorização da própria Associação e a vontade de participar de organizações populares. 
A ação coletiva dos moradores pode, e deve, ser organizada pela Associação. É uma forma eficiente de resolver situações tais como: a construção, reforma ou ampliação da casa de um morador, da sede da Associação, ou ainda muitas outras coisas de acordo com a realidade de cada local. 
O mutirão não pode, e não deve substituir as obrigações dos poderes públicos, tais como: limpeza e conservação das ruas, melhoria na estrutura ou no atendimento dos postos de saúde, das creches ou escolas. A solidariedade deve ser para com as obrigações dos indivíduos, dos vizinhos, nunca substituindo as responsabilidades do Estado.

Desenvolver projetos comunitários

Para resolver alguns problemas da comunidade, a Associação pode buscar apoio de órgãos públicos ou de ONG's para projetos comunitários. 
Estes projetos podem ser na área da educação ou saúde, por exemplo, cursos sobre utilização de ervas medicinais ou hortas comunitárias. A Associação pode, também, organizar cooperativas de geração de emprego e renda (de produção ou de consumo) para as famílias da comunidade, ou ainda, organizar feiras para comercialização de produtos fabricados pelas famílias com o objetivo de complementar seu sustento.

Agir em conjunto com outras organizações

A união faz a força. Quem ainda não ouviu este ditado popular? Pois é, mas não basta só ouvir e falar. É preciso fazer isso acontecer. Se a gente realmente quer mudar nossa situação, não podemos ficar sozinhos ou em pequeno grupo. Por exemplo: pessoas de uma comunidade já têm experiência acumulada na luta por saneamento básico ou fizeram várias visitas ao governo podem ajudar outra comunidade que está começando a lutar por esta questão. Quem tem mais experiência ajuda quem tem menos. 
Além da troca de experiência a união pode trazer mais força para todos na resolução dos problemas. Por exemplo: a fundação de uma União das Associações de Moradores, catalisando e unificando as lutas locais por mais ou melhores equipamentos de saúde e educação, com certeza, trará mais resultados para todos. 
Buscar ajuda ou unir-se a outros movimentos organizados, também pode trazer a solução para algumas situações, por exemplo, na luta por creches para as crianças da comunidade.


Promover atividades culturais e recreativas.


Uma tarefa importantíssima da Associação é criar espaços para que os moradores da comunidade se conheçam, conversem, discutam sua vida em comunidade.
A promoção de atividades culturais e recreativas ajuda muito nesse sentido: passar bons filmes e conversar posteriormente sobre os assuntos contidos nos mesmos; organizar festivais ou shows de música dança ou teatro; organizar torneios de futebol, bocha, vôlei ou cartas, festas, bailes, etc.



Eis algumas sugestões de como uma Associação de moradores pode trabalhar. Estamos aguardando você, caro morador, para unir-se a nós nessa luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário