segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Diesel utilizado em carros de passeio: questão de bom-senso


Viajando pela Europa este ano, pude ver e invejar os veículos de passeio e todos os demais movidos a diesel, econômicos e não poluentes e a um preço equivalente a uma boa bicicleta no Brasil.

Você já viu carros como Citroën C3, Fiat Siena ou Peugeot 207 sendo oferecidos com motores a diesel no Brasil? Certamente não, uma vez que desde novembro de 1976 é proibido utilizar e comercializar carros de passeio movidos a diesel - medida arcaica, do auge da crise do petróleo que acometeu o mundo nos anos 1970, justificada pela grande dívida externa e pela alta dependência do petróleo vindo do exterior, quase 80% do total. Desde então, só é permitido o uso de diesel em modelos de transporte de passageiros ou de carga, e nos jipes que contam com tração 4x4 e transmissão reduzida.

Não possuir reduzida não impediu a Mercedes de comercializar o ML 350 CDI

Passados 35 anos, o diesel evoluiu - os modelos atuais que utilizam o combustível conseguem apresentar desempenho e nível de ruído similares aos modelos movidos a gasolina e/ou etanol. Isso sem contar as vantagens mais óbvias, como a durabilidade maior, o preço do litro de diesel menor (o combustível é repassado aos consumidores com menos impostos - ICMS, Cide, PIS e Cofins), a autonomia superior e o consumo cerca de 30% inferior. Mas ainda assim (e em tempos de auto-suficiência brasileira do petróleo, sem falar nas reservas na região do Pré-Sal), só vemos carros de passeio movidos a diesel em outros locais - Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Mercosul. A liberação do combustível para os automóveis continua como mera especulação.

Existem prós e contras do diesel - isso sem contar os mitos, como a carcinogenia. Para quem está acostumado com o propulsor a gasolina, um carro a diesel pode apresentar mais ruídos e vibrações - especialmente em marcha-lenta. Outro fator negativo é a maior emissão de enxofre em relação ao etanol (porém inferior em relação à gasolina) e a manutenção de componentes que não estão presentes nos motores a gasolina.

Mas nos países em que o diesel é de qualidade melhor - como na União Europeia - as versões abastecidos com este combustível são imprescindíveis para esse mercado e representam cerca de 45% das vendas de alguns carros. Ou seja, não se pode mais haver o pensamento de que diesel é coisa para caminhão ou ônibus. Os modelos da Audi, BMW, Mercedes-Benz e outras montadoras locais possuem versões a diesel, mesmo em carros luxuosos como o Série 7 ou o Classe E. Isso sem falar que o diesel conquistou inclusive as pistas de corrida, como não deixam mentir os carros que correm nas 24 Horas de Le Mans.
E mesmo nos Estados Unidos, onde a maioria dos grandes utilitários e picapes eram oferecidos até pouco tempo apenas com motor a gasolina, o diesel vem conquistando mais consumidores. Por lá a VW vende o Jetta que utiliza este combustível, e não deixando por menos, a GM anunciou para 2013 o início das vendas do Cruze diesel.

Não precisamos ir muito longe. Na Argentina, C3, Siena e 207 (só para citar os exemplos do início do post) possuem versões a diesel. No nosso país vizinho, esses modelos possuem uma participação de mercado bem menor, mas esses carros possuem menor emissão de dióxido de carbono. E mais: o diesel de lá é comparável ao europeu. Ironicamente, o Brasil fabrica diversos modelos movidos a diesel, para exportação: Meriva, Fox, Punto, Fiesta, EcoSport, Logan e Sandero são apenas alguns exemplos.

No Brasil, além do biodiesel (introduzido em 2005), a Petrobras anuncia as bombas do diesel S50, com menores emissões de enxofre, similares ao dos carros a diesel europeus, para se adequar à norma antipoluição Euro 5 e aos novos motores diesel (já tratamos sobre o tema, leia aqui). Modelos a diesel possuem mais torque em rotações menores, uma característica apreciável nas subidas e em retomadas, garantindo um comportamento interessante na cidade. São superados em estradas abertas, onde os motores a gasolina e/ou etanol giram mais (e geralmente esses modelos possuem mais potência, enquanto carros a diesel quase sempre tem maior torque).

Se os donos de picapes e utilitários esportivos (cujos proprietários muitas vezes não usam esses carros para transporte de carga e ou pessoas, muito menos a tração 4x4) podem optar pelo diesel, seria uma questão de bom-senso estender seu uso nos carros de passeio. Mas que fique claro: a Petrobras, que ainda possui o monopólio do combustível, precisa equiparar o diesel brasileiro ao europeu para tirar este atraso de mais de 35 anos e entregar todo o potencial energético a estes veículos e menos emissões.


O diesel já apresentou sua competitividade. Resta saber se ele será bem aceito nos automóveis no Brasil - isso quem determinará é o consumidor.

Redação - Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário