quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Investigação: Polícia Civil oferece denúncia por aplicativo

A corporação tenta se aproximar da população com o canal on-line.



A população conta com mais um canal de comunicação para fazer denúncias. A Polícia Civil do Distrito Federal inaugurou o serviço por meio do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones. Dessa forma, é possível enviar textos, fotos e vídeos à corporação. A corporação informou que solucionou, até agora, pouco mais de uma dezena de casos após receber informações pelo aplicativo. Prendeu cerca de 10 cambistas na Copa do Mundo e identificou um acusado de homicídio em Ceilândia, com auxílio de imagens encaminhadas. “É um novo serviço, que agrega ao já consolidado 197”, explicou a PCDF, por meio da assessoria de Comunicação...

O consenso entre os internautas é que a medida, caso seja utilizada da forma correta, aproximará a população da Polícia Civil. O vendedor Ricardo Pacheco dos Santos, 25 anos, utilizou o WhatsApp da Polícia Civil há três semanas. Ele viu um carro abandonado em um estacionamento da QNL 1, em Taguatinga, e suspeitou de roubo. Descreveu o modelo, a cor e a placa, em texto. “Quanto mais recursos interativos a polícia tiver, mais poderemos ajudar na solução dos crimes”, avaliou. 

Opção

A estudante de direito Lilian Pires, 32 anos, é fascinada pela parte penal dos estudos do curso. Ela acredita que o aplicativo vai facilitar a denúncia. “É uma ferramenta que todo mundo tem à mão. Mas, para fazer sucesso, a polícia deve mostrar que é uma alternativa com o intuito de proteger o cidadão”, disse. O uso do serviço é simples (leia Passo a passo).

As demais corporações do Distrito Federal ainda não usam o aplicativo como canal de comunicação com a população. A Polícia Militar informou, também por meio da assessoria de Comunicação, que as redes sociais estão desativadas durante o período eleitoral, mas citou grupos que os policiais militares criaram entre eles no WhatsApp e ressaltou que “a escala é ampla, pois os policiais militares vivem em todo o Distrito Federal”. A Polícia Federal se limitou a dizer que não utiliza a ferramenta.

Como funciona

Confira, por etapas, como usar o WhatsApp da Polícia Civil do DF:

1. Baixe o WhatsApp em seu smartphone

2. Mande vídeo, foto ou texto para 8626-1197 com a denúncia 

3. O material é enviado para a Delegacia Eletrônica (Dicoe) 

4. A equipe repassa para a delegacia responsável pela área

Fonte: Por GUILHERME PERA, Correio Braziliense -

Nenhum comentário:

Postar um comentário