quinta-feira, 13 de novembro de 2014

“Operação Trevo”: PF faz operação contra fraude e lavagem de dinheiro em 13 estados

Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão no Recife


A Polícia Federal (PF) realizou nesta quarta-feira a “Operação Trevo”, para investigar um esquema de fraude e lavagem de dinheiro em 13 estados do país. A PF informou que o esquema teria movimentado cerca de R$1 bilhão. Os criminosos operavam por meio de loterias estaduais que repassavam o dinheiro arrecadado a entidades filantrópicas de fachada, fazendo com que a quantia retornasse ao grupo. Além da denúncia por fraude e lavagem de dinheiro, também são acusados de práticas do jogo do bicho, distribuição de máquinas caça-níqueis e emissão de bilhetes de loteria como título de capitalização. ...

Os investigados poderão responder por crime de contrabando, crime contra o Sistema Financeiro Nacional, jogo de azar e lavagem de dinheiro. As penas somadas ultrapassam trinta anos.

A empresa pernambucana “O Pernambuco dá sorte” é suspeita de ser a cabeça do esquema. Nesta quarta-feira, pela manhã, a polícia foi à sede da empresa, na Zona Oeste do Recife, para analisar documentos. As equipes da PF visitarão ainda nesta quarta-feira outros quatro endereços residenciais na capital de Pernambuco. Os estados do Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Goiás, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Pará, Piauí e Minas Gerais também são alvo da operação. Pelo menos oito lotéricas serão vistoriadas pela polícia.

De acordo com a PF, o dinheiro arrecadado na compra de títulos de capitalização, que deveria ser destinado às entidades filantrópicas, acabava indo para uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), em Belo Horizonte, uma instituição de fachada que retornava o dinheiro à empresa.

A PF irá cumprir 24 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de prisão temporária, além de 57 de busca e apreensão. Outros 47 mandados de sequestro de bens, entre eles veículos de luxo, também estão no cronograma da operação. Os acusados irão para a sede da Polícia Federal no Recife.

MAIS APREENSÕES NO PIAUÍ

No Piauí, agentes da PF apreenderam documentos, malotes de dinheiro e computadores na sede da Piauí Cap, no centro de Teresina. Eles informaram que irão apurar o envolvimento da organização, que emitia títulos de capitalização, com jogos não permitidos e lavagem de dinheiro.

A PF trouxe funcionários da empresa que estavam em outro local para a sede e entregaram um documento para o advogado da Piauí Cap, Igor Cavalcante. O advogado disse à imprensa que ainda não tem detalhes sobre a operação:

— Ninguém sabe o que está acontecendo, os policiais só chegaram aqui, tenho que conversar com eles e averiguar. Eu sei que o papel deles é fiscalizar, a venda não foi suspensa.

Durante a fiscalização, a PF retirou 15 caixas, que foram identificadas como “Promobem”, da sede da Piauí Cap. A empresa é mantida pela Sul América capitalização do Instituto Ativa Brasil, e o seu sorteio era transmitido aos domingos, ao vivo, em Teresina, pela TV Cidade Verde e TV Antena 10. Segundo o delegado Alex Chagas, todo o material recolhido durante a operação será levado para a sede da Polícia Federal na cidade.

Em meio à ação da polícia, o servidor público Francisco Gomes da Silva, de 88 anos, foi até a sede da Piauí Cap para saber se irá receber seu dinheiro de volta para os sorteio do próximo domingo.

— Eu já apostei muito, eu compro toda semana. Eu pensei que não era ilegal assim. Infelizmente eu soube dessa bomba, eu pensei que fosse um coisa séria, tinha total confiança e agora eu perdi dinheiro e não tenho retorno de nada — lamentou.


Fonte: O Globo - Por EFREM RIBEIRO. Foto: Hans Von Manteuffel / Agência O Globo -

Nenhum comentário:

Postar um comentário