quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O NOVO ADMINISTRADOR ENCONTRARÁ UMA CIDADE ABANDONADA E DESTRUIDA


O novo Administrador assume o cargo com um grande desafio: a cidade está abandonada e destruída. Sua primeira missão é consertá-la e organizá-la priorizando a qualidade de vida da população. O povo espera que ele deixe a cidade melhor do que está encontrando.

A população de Vicente Pires espera que a confiança depositada no novo administrador se transforme mesmo em uma nova gestão de competência e realizações que todos sonham. Esperamos poder comemorar com a esperança de que dias melhores estão se aproximando. 

O desafio para o novo administrador é muito grande. Fazendo um breve balanço a gente percebe que o gestor terá que reconstruir muita coisa e construir ainda muito mais: infraestrura geral, saneamento, águas pluviais, segurança, saúde, educação entre outros. A administração recebida está sucateada e com a credibilidade em baixa.

Em Vicente Pires não há nada a comemorar. Se quiser recuperar a credibilidade com a população terá que fazer das tripas coração para que nos quatro anos deste governo, sejam alcançados feitos que nenhum governo anterior conseguiu, pois ficou apenas nas promessas.


Os sonhos do povo são principalmente infraestrutura e regularização.Torcemos para que nossos sonhos não se transformem em pesadelos.

Mas os problemas do novo administrador não estão apenas nas obras básicas. Se ele quiser ser visto com bons olhos, terá também que enfrentar os comerciantes e empresários da construção que transformaram as ruas da cidade em puxadinhos como se fossem seus quintais.

Chega a ser vergonhosa a situação das ruas de Vicente Pires. Comerciantes inescrupulosos, preocupados apenas com as vantagens que o dinheiro pode proporcionar, têm prejudicado a todos os moradores de Vicente Pires. As áreas que deveriam ser utilizadas como passeios públicos têm sido utilizadas de forma irregular por comerciantes e até mesmo por concessionárias de serviços públicos.

As invasões que antes eram apenas puxadinhos abertos para colocar algumas·mesas, agora se transformaram em espaço fechado com alvenaria, portas, grades e vidros. Para piorar isso, proprietários de grandes edifícios, amparados por engenheiros desqualificados tem aberto escadas e rampas de acesso às lojas e garagens, ocupando todo espaço que deveria ser utilizado pelos pedestres, estacionamento e ou alargamento das vias. Essas rampas e escadas transformaram as calçadas em verdadeiras armadilhas para a circulação de pedestres.

Esses comerciantes transformaram as ruas da cidade em uma nova invasão.

Isso aconteceu porque ninguém foi punido pelos órgãos do governo que deixaram tudo correr solto e na corda bamba. A administração passada, não fez nada, não fiscalizou e não denunciou, pois achou que agindo corretamente, estaria perdendo o voto e apoio dos comerciantes nas eleições. 

A vergonhosa e inútil agência de fiscalização, conhecida como Agefis, vinha em alguns locais. Porém, os fiscais saiam dali amigos dos comerciantes, sorrindo como criança que ganhou um doce. Confesso que gostaria muito de saber o porquê de tamanha alegria.

O Administrador deve garantir acesso fácil à região com entradas e saídas sem o engarrafamento atual. Se hoje esse sonho está virando pesadelo e se tornando cada vez maior, imagina o absurdo que ficará quando as obras irregulares, sem planejamento, sem licença, alvará de construção e principalmente sem um estudo de impacto sobre o trânsito e meio ambiente forem habitadas?

Se o objetivo do administrador for garantir uma cidade com qualidade de vida terá que rever as construções de edifícios de quatro, cinco e até sete andares, pois essas construções não beneficiam ninguém a não ser os empreendedores. São construções que não cumprem nenhuma exigência legal, não existe previsão de nada, muito menos de estacionamento. São obras totalmente irregulares, não tem licença e vão transformar a vida de todos em um caos total.

Hoje em todas as ruas, existem grandes edifícios vendendo seus apartamentos. Enquanto isso a população sofre com os problemas advindos de um setor em que não existe planejamento para nada. Já enfrentamos uma infinidade de problemas e com certeza eles vão piorar muito em breve se não for tomada nenhuma providência. 


Se compararmos Vicente Pires a Águas Claras perceberemos os problemas insuportáveis que vamos enfrentar em breve se nenhuma atitude for tomada para reverter este quadro. Em Águas Claras as construções seguiram um padrão urbanístico pré-aprovado e mesmo assim a cidade não ficou livre de um trânsito caótico. E conseqüentemente há uma desvalorização geral dos imóveis sem contar o stress dos moradores no dia a dia.

Se hoje Vicente Pires é um formigueiro humano em que carros e pessoas disputam cada palmo de chão nos horários de pico, imagina quando essas construções estiverem todas habitadas?

Precisamos mudar isso, acabar com as obras que vão matar nosso setor. Tem que haver um ordenamento urbanístico e regras mais rígidas para a construção de edificações. A situação como está beneficia somente seus empreendedores e matar o sossego dos moradores do setor.


INFRAESTRUTURA - Precisamos pavimentar a cidade inteira com obras definitivas de qualidade.


SANEAMENTO BÁSICO - O esgoto continua correndo a céu aberto e essa obra não está entre as obras garantidas pelos 519 milhões. O novo administrador vai ter buscar recursos para finalizar essas obras que estavam 65% prontas quando o governo anterior assumiu e que ainda faltam 20% para terminar.

RECEITA - A população de Vicente Pires está preparada e cumpre com seus deveres tributários e hoje paga para o governo mais do que o suficiente para ter uma cidade digna.  Com isso, fica claro que não há motivo para o administrador ficar obedecendo ao governo e não cobrar tudo que precisamos. Ou abraça a cidade ou abraça o governo e caia fora. Não dá para aguentar mais quatros anos alguém indicado que obedece a quem indicou e não se importa com a cidade. A missão é organizar Vicente Pires. Na política existe a politicagem. Nós preferimos uma política de resultados.  

SEGURANÇA - Para combater a violência, o administrador terá que fazer mudanças nos postos fixos, colocando os mesmo em locais mais visíveis e não escondido como é o da Feira do Produtor. Precisa também buscar mais policiais, lutar para colocar as câmeras em todas as ruas, iluminar melhor, acabar com as rotatórias e colocar semáforos nas esquinas e fazer um trabalho conjunto com Policia Civil e Militar eliminando as bocas de fumo existentes.

EDUCAÇÃO – Um grande número de estudantes tem que se locomover para outras cidades satélites, pois só temos dois Centros educacionais. Precisamos buscar a construção de novos centros educacionais.

TRANSPORTE - O município precisa expandir a modalidade do transporte público. Temos necessidade de microônibus rodando dentro de Vicente Pires. Não dá para ficar com transporte alternativo fazendo parte de nossa realidade do dia a dia. Os moradores  tem direito a um transporte coletivo de qualidade. E principalmente não podemos esquecer da integração no transporte para todos.

Mencionamos aqui as necessidades mais urgentes e torcemos para que o novo administrador seja um líder preocupado com as necessidades da comunidade e não apenas mais um que veio se servir do que é público.



Sucesso ao novo Administrador e que venham melhores dias para nossa região!

Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário