domingo, 28 de setembro de 2014

Dilma discursa na ONU e pede dialogo para solucionar conflito no Oriente Médio.


A imagem é forte, eu sei, mas talvez só uma imagem com tamanha violência possa dar a dimensão do que está acontecendo na Síria e arredores. Existem imagens ainda mais difíceis de encarar. Crianças cristãs decapitadas apenas por não serem muçulmanas, entre outras ignomias.

Os fundamentalistas islâmicos que estão aterrorizando o mundo exibindo vídeos de execuções em massa ganharam o apoio da PresidANTA Jumenta Dentuça.

Ela em um repente de estadista de araque disse em discurso na ONU que os bombardeios de forças internacionais para colocar um fim à barbárie que esses tarados religiosos estão impondo a população é inaceitável, que o mundo deve mediar um conflito com essa magnitude no diálogo....Idiota...

O Brasil desde o EX presidente Boquirroto, tem se mostrado um país sem relevância diplomática, como disse o ministro de relações exteriores de Israel certa feita. 

Um anão diplomático, um país que em vez de resolver os problemas atrapalha com essa ideologia burra em se alinhar com tudo o que não presta no planeta.

Na verdade, o discurso da PresidANTA na assembléia da ONU foi mais uma manobra eleitoreira e safada para gravar programa de TV para o PT. Estelionato ideológico e eleitoral...

O mundo não se interessa pelos feitos mirabolantes dos Ratos Vermelhos que estão no poder na Pocilga. 

O mundo sabe que o Brasil atravessa uma séria crise institucional e econômica com futuros desdobramentos sociais, o povo uma hora vai acordar e perceber que os PTralhas no poder só fizeram atrasar o país em troca de bolsas migalhas que garantem a perpetuação da miséria do povaréu e do poder com a nítida intenção de CÚbanizar o Brasil e a Amérdica Latrina.

A relevância diplomática do Brasil só se mostra quando é para alisar ditadores bananeiros do terceiro mundo, caso contrário temos passado vergonha diante do planeta, desde a lição de economia doméstica para a Chanceler alemã, Angela Merkel, até a tentativa por mais de uma vez em mediar conflitos no Oriente Médio, o DESgoverno Tupiniquim insiste em passar uma falsa impressão de paladinos defensores dos fracos e oprimidos. 

Justo um país que tem mais de 55 mil mortes violentas por ano quer se meter em guerras alheias.

Sabemos que o grande sonho do megalomaniaco de Garanhuns era ser secretário geral da ONU e conseguir um assento permanente no conselho de segurança daquele orgão, só que dois problemas atrapalharam os planos do Jumento Etílico, o semi analfabetismo e as cagadas diplomáticas recorrentes que o DEsgoverno Brasuca insiste em fazer. Ahh, até um Nobel da Paz os Ratos Vermelhos pediram para o Honório Causa de merda.

E acima de tudo, a ONU não é o Brasil onde muitos acreditam nas mentiras e propaganda que os PTralhas empurram goela abaixo dos menos esclarecidos.

Todo o circo que foi montado ontem na assembléia da ONU não passou de mais uma tentativa em mostrar o porra nenhuma recorrente e ideológico que está se abatendo sobre nós.

Falar em mediação pelo diálogo com fundamentalistas tarados religiosos que estão aniquilando o próprio povo por motivos bizarros é de uma hipocrisia e um "sabenadismo" sem precedentes na história moderna.

Como disse Barack Obrhama, a única linguagem que esses porcos muçulmanos entendem é a violência, e com ela é que o mundo tem que argumentar para colocar um fim aos assassinatos de milhares de inocentes, mulheres e crianças, cristãos, jornalistas e turistas.

O Brasil e alguns idiotas do politicamente correto e os cérebro lavados da esquerda vagabunda levantaram bandeiras contra Israel por bombardear os tarados da Palestina, mas não deram um pio sobre os massacres promovidos pela Venezuela contra os cidadãos descontentes com os rumos que o país vai tomando nas mãos do Boçal Maduro. 

Não se posicionaram contra os bombardeios da Rússia na Ucrânia onde as mortes de mulheres e crianças não param.

E nem acham estranho na Coréia do Norte aquele ditadorete de merda mandar matar até ex namorada apenas para saciar a sede de sangue.

Sem contar a falta de tudo em CÚba, onde morrem pessoas apenas por discordar do que prega o governo.

O Brasil caminha seriamente para um conflito armado, os movimentos sociais com a conivência e o fomento do governo estão transformando a sociedade em refém do pensamento tarado ideológico da esquerda vagabunda e o povão se fazendo de morto para não ter que tomar uma posição definitiva. Da muito trabalho...

O Brasil mais uma vez perde o bonde da história e se transforma em uma nação de pulhas e vagabundos que pensam que são importantes e relevantes no planeta. 

Temos água em abundância, riquezas, minérios e comida, sem contar o petróleo, e por conta disso que o mundo nos olha com olhos de falso respeito e nos dão a falsa sensação de importância, na hora em que Uzestaduzunidus cismarem em nos invadir para tomar nossas riquezas é sentar e chorar, pois não resistiremos dois dias nessa pendenga.

E no mais, os países que tem condições de aniquilar o ISIS e os fundamentalistas tarados religiosos do Islã tem mais é que "sentar o dedo" na vagabundalha.

Sou favorável ao uso de armas atômicas para limpar mais rápido.

E quando Outubro chegar, o povão cretino vai votar na Jumenta por acreditar que ela teve peito de encarar Uzestaduzunidus imperialsitas opressores.

E de todo o discurso da Jumenta, de efeito prático mesmo...Porra nenhuma.

Mascate..

DILMAJIHAD DÁ APOIO AO TERROR ISLÂMICO !



DILMASTALIN DISCURSA NA ONU CONTRA A JUSTA REAÇÃO DO MUNDO LIVRE OCIDENTAL CONTRA A UMA HORDA DE BÁRBAROS DITOS ISLÂMICOS QUE ESTÃO MATANDO TODO TIPO DE GENTE INOCENTE POR MEIO VIL E AMEAÇANDO TODO O MUNDO DE ATOS BÁRBAROS, NÃO SÃO SERES HUMANOS E SIM BESTAS HUMANAS QUE DECAPITAM,DEGOLAM,ESTRUPAM CRIANÇAS DE 3 ANOS,CHICOTEIAM ATÉ A MORTE MULHERES, CRUCIFIXAM CRISTÃOS,FUZILAM ISLÂMICOS VERDADEIROS E FAZEM TUDO O QUE OS COMUNISTAS SEMPRE FAZEM QUANDO TOMAM O PODER, POR ISSO A DEFESA VEEMENTE DE DILMASTALIN AOS SEUS "CUMPANHEIROS DE TERROR!

ESSE DISCURSO MOSTRA AO MUNDO CIVILIZADO QUEM É O PT . QUEM É LULA E SUA CRIA, DILMAPOSTE. 

VELHACOS IDOLATRADORES E SEGUIDORES E APOIADORES INTEGRAIS DE TODO TIPO DE DITADURAS TOTALITARIAS E DE GRUPOS DE TERRORISTAS EXTREMISTAS DE TODO O PLANETA , ELES SE IDENTIFICAM NO SEU ÓDIO AO MUNDO OCIDENTAL LIVRE E CRISTÃO, ODEIAM A DEMOCRACIA, A LIBERDADE E RENEGAM DEUS PAI.

DILMALDONADO, A ANÃ DA DIPLOMACIA DO PT JOGA MAIS LENHA NA SUA PROPRIA FOGUEIRA... SABE-SE PERDIDA,FOI DESPEJADA PELA NWO(NOVA ORDEM MUNDIAL) E ASSIM ATIRA PARA TODOS OS LADOS POIS PENSA QUE SABE QUE NÃO TEM MAIS O 
QUE PERDER...ELA E O VELHACOTE DO NOBEL DO CRIME JÁ PERDERAM E NÃO SE CONFORMAM!
SABEM QUE A "CASA CAIU... OS DELATORES JÁ DETONARAM FULMINANTEMETE A CORJA TODA E AINDA ESTÃO DELATANDO! SÃO MEGA-TONELADAS DE DENUNCIAS COM PROVAS!!!
ACABOU!!!!
ACABOU!!!
PERDEU!!! PT PERDEU !!!




QUANDO SE RESTAURAR A ORDEM E O ESTADO DE DIREITO APÓS A NECESSARIA MEDIDA EXTREMA DE LIMPEZA SANITÁRIA DAS INSTITUIÇÕES CORROMPIDAS ENTÃO HAVERÁ SIM,UMA VERDADEIRA SINDICÂNCIA DA VERDADE PARA SE APURAR OS TRILHÕES ROUBADOS EM 12 ANOS DE INCOMENSURAVEIS ASSALTOS AOS COFRES PUBLICOS PELA GANG DO PARTIDO DAS TREVAS.
NADA ESCAPA A NATUREZA DA RODA VIVA DA VIDA...

QUEM HOJE É PODER
AMANHÃ É O DOMINADO...

"TEMPUS EDAX RERUM"

Por Alarico Trombeta

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

JORNAL CONVERSA INFORMAL DE OUTUBRO 2014









ADMINISTRAÇÃO REGIONAL, ASPRONSET E E UMA SECRETARIA DO GDF ESTÃO GRILANDO ÁREA NA COLÔNIA 26 DE SETEMBRO?


A administração regional de Vicente Pires, juntamente com a ASPRONSET (Associação local da 26 de setembro) e uma secretaria do GDF estão grilando, parcelando e vendendo área pública que pertence a Terracap.

Segundo o administrador, eles têm uma autorização para a criação de uma feira de produtores na Colônia Agrícola. Porém, nada disso foi divulgado ou posto em licitação para conhecimento dos interessados. Tudo que fizeram foi chamar os moradores da 26 na associação e fazer o cadastramento.

Para ter direito aos Box tem que ser morador cadastrado e em dia com a associação local. Além disso, ainda vão ter que pagar uma taxa de mais ou menos R$300, 00 (trezentos reais), por cada box. Ao que parece, essa associação foi criada para ser um comitê eleitoral.

A Terracap desconhece a autorização. Porém, pediu para formular as perguntas por e-mail e informou que a área em questão é alvo de ação judicial e ninguém pode mexer nela. 

Como se não bastassem todas as irregularidades cometidas, ainda estão fazendo em plena campanha eleitoral. Sendo assim, além de arrecadar dinheiro com venda de área pública ainda ganham votos.

Para se fazer algo por qualquer órgão público, o caminho não é através de uma autorização de uma secretaria para a administração ou para uma associação. É necessário ser feito uma divulgação e licitação, pois existem várias associações que podem se interessar e não pode somente uma ser privilegiada.

Essa turma está tentando locupletar-se com o que é público, contrariando inclusive o que está previsto em lei e afrontando ao que é defendido pela comunidade local. Os moradores acordaram não aceitar novas construções para evitar novas derrubadas, até que seja encontrado um caminho legal para que o Assentamento 26 de Setembro seja consolidado.

Estão usando uma área pública que está sob apreciação judicial e ainda não tem uma definição a quem pertence. Nenhum órgão do GDF tem autoridade para dar autorização para a criação dessa feira. Os órgãos responsáveis pela área hoje são ICMbio (ou Instituto Chico Mendes) e Terracap, pois a Colônia 26 de Setembro está dentro de área sob a tutela dos dois órgãos, mas nenhum destes órgãos tem autoridade para dar autorização de utilização, parcelamento e venda sem que seja feito um processo de licitação.

Portanto, estão usando a área para tirar dinheiro dos moradores e grilando área "pública", em plena campanha eleitoral.

Estão cometendo um crime e quem for esperto e honesto, não participa e não paga a quantia que a Associação está pedindo.

A AMOVIPE, Associação de Moradores de Vicente Pires e Região, fez a denúncia na Polícia Civil no momento da primeira reunião e agora está levando o caso para a Policia Federal e para o Ministério Público.

A Administração tem que parar com essas ilegalidades e com essa campanha eleitoral usando o que é público.

Qualquer denúncia poderá ser encaminhada para mim pelo e-mail gilbertocamargos@gmail.com, telefone 8110.8454 Tim e 9217.1719 Claro e whatsapp, e garanto ao denunciante que será mantido seu anonimato, se assim preferir.

O número da ocorrência na 38º DP de Vicente Pires é 3.409/204-0 e essa ocorrência foi encaminhada para a delegacia de fraudes contra o patrimônio público.


Perguntamos a Adm de Vicente Pires:

Qual ao órgão do governo deu autorização para a construção dessa feira?
A Adm tem autoridade para parcelar juntamente com uma associação uma área publica e vender os espaços (boxs)?
Porque não houve licitação ou divulgação para todos?
Porque esse parcelamento está sendo feito em época de eleição?

A Administração Regional de Vicente Pires respondeu fugindo do assunto, informou que a área em questão, 26 de Setembro, não pertence a nossa jurisdição, mas sim de Taguatinga. no entanto prestamos assistência os moradores da região. No caso citado, a construção da feira, não temos competência para autorizar tal construção. 

Gilberto Camargos








Beneficie nossa cidade votando em nossos candidatos.



Passamos os últimos anos reclamando sobre o caos em que nossa cidade se encontra. 

Dizemos: falta isso, falta aquilo... E isso é verdade, concordo plenamente e sou um dos que mais reclama por nossa cidade estar na situação em que se encontra. Mas, o que me deixa indignado é que essas mesmas pessoas que reclamam e me mandam reclamações todos os dias estão apoiando candidatos a deputados distritais e federais de outras cidades que nunca fizeram nada por Vicente Pires, mesmo tendo oportunidade para isso. Desse jeito não dá para agüentar!


O que estão fazendo quando apoiam pessoas que não vão dar retorno é entregar nosso futuro para o descaso, ou seja, Vicente Pires, no que depender de tais eleitores, continuará no caos total e essas mesmas pessoas continuarão a reclamar como se a culpa fosse dos outros e não delas.


Você que trabalha e apoia candidatos de fora, quando acabar as eleições deveria colocar a mala nas costas e se mudar para a cidade do candidato que você apoiou. Assim não teria nada para reclamar e não seria visto como alguém que entregou o futuro de sua cidade nas mãos de alguém que nem se lembrará que você existe, caso seja eleito.


Estou dizendo isso, pois qualquer um sabe que nenhum administrador da face da terra consertará Vicente Pires sem ajuda de deputado que seja daqui. O máximo que eles farão é fazer como os que estão no poder fazem enchendo a administração de gente incompetente, gente de outra cidade e não fazem nada mais que isso. Se temos condições de eleger os nossos distritais, por que tem alguns “cidadãos” que ainda apoiam candidatos de fora? Depois não reclamem quando eu disser: O POVO 
TEM O GOVERNO QUE MERECE;


Vicente Pires deveria ser uma cidade de destaque no cenário do Distrito Federal, ser uma das melhores cidades da região, afinal temos 55 mil eleitores, temos uma boa localização no Distrito Federal, estamos próximos de tudo. Mas infelizmente nossa história se remete ao cenário político. Nunca conseguimos e nem tentamos de verdade ter nossa gente no poder, alguém com quem pudéssemos contar ou quebrar a cara, caso nos traísse. Os outros vêm, levam nossos votos e apoio de nossa gente traidora e depois desaparecem.


E, neste cenário atual, temos vários candidatos para ocupar o cargo de deputado distrital, mas infelizmente com uma triste realidade. Com esse total de eleitores poderíamos eleger pelo menos três candidatos a Distrital e um a Federal, mas ao que vejo, dificilmente elegeremos um dos distritais. Eles poderiam trazer benefícios para nossa cidade, se eleitos. E, pasmem, pela história política de nossa cidade e pelos apoios dados aos pára-quedistas, os três candidatos juntos não terão 50% dos votos de nosso eleitorado, pois cerca de 60% dos votos vão para candidatos de fora.
Podemos dizer que esta disparidade deve-se à falta de cidadania de nossa gente. E o que 
acontece é o enfraquecimento de Vicente Pires.


Mas também não vamos tomar apenas este critério para eleger o candidato. Pois não basta apenas ser de nossa cidade, tem que ter boas propostas, ser pessoa honrada. Vamos escolher o que há de melhor entre nós.

Portanto, aqui vai meu apelo de cidadão que se considera filho de Vicente Pires, que aqui mora há 17 anos e sempre lutou por nossa cidade sem interesses políticos. 

Vamos eliminar o apoio aos candidatos de fora, pois precisamos dos nossos candidatos para trazer os benefícios que Vicente Pires tanto merece e necessita. Façamos uma corrente de apoio aos candidatos de nossa casa para que acompanhemos as ações de cada um deles e se farão o dever de casa como se deve. Se não fizerem, aí eu nada mais falarei em outras eleições. Mas até termos um ou mais deputados de Vicente Pires, clamo que vocês apoiem e votem em algum de nossos candidatos.


Candidatos a Distrital que moram em Vicente Pires:

Paula Tatiane de Matos é candidata pelo Partido Democrático Trabalhista tem 31 anos (03/04/1983), é natural de Brasília DF, Solteira, estudante, Superior incompleto.
Paula Matos 12121;

Sérgio Paulo da Silva Campos é candidato pelo Partido da Mobilização Nacional, tem 41 anos (08/12/1972), é natural de Brasília DF, casado, funcionário público, superior completo.
Sérgio Campos 33323;

Dirsomar Ferreira Chaves é candidato pelo Partido dos Trabalhadores, tem 53 anos (16/01/1961), é natural de Morrinhos, GO, casado, Professor de Ensino Médio e presidente da Arvips, tem superior completo.
Dirsomar 13139;

Charles Roberto de Lima é candidato pelo Partido da República tem 58 anos, (21/08/1955), natural de Monte Carmelo MG, Divorciado, Médico, superior completo.
Dr Charles 22123;

Candidato a Deputado Federal que mora em Vicente Pires.

Adriano Marrocos. é candidado pelo PSDB, tem 48 anos, natural da Vila Planalto DF, casado, contador,  superior completo.
Marrocos 4565.

Jair Alexandre da Silva é candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira, tem 60 anos (29/07/1953), é natural de Patos De Minas -MG, divorciado, servidor público civil aposentado, tem superior completo.

Jair 4515

Gilberto Camargos

DESDE 2011 UM DEPUTADO DISTRITAL TENTA AJUDAR VICENTE PIRES

De 2011 a 2014 foram 31 Indicações ao Poder Executivo e hoje esse mesmo parlamentar tenta impedir a construção de lagoas nocivas à cidade




(*) Por Geraldo Oliveira – do Blog Vicente Pires Alerta             
 Muito se fala que a cidade de Vicente Pires está abandonada pelos atuais deputados distritais e que ninguém a ajudou. Não é bem assim. Trabalho na Câmara Legislativa e acompanho as proposições legislativas dirigidas à nossa região, que muitas vezes passam despercebidas. O deputado distrital, cujo nome não vou mencionar por causa da lei eleitoral, é um dos que fizeram ou ao menos tentaram fazer algo pela região, contradizendo o que se fala de que parlamentares eleitos por outras bases eleitorais nada fazem pela região.
Em minha concepção, uma vez eleitos, todos os 24 deputados distritais representam a população do Distrito Federal e têm a obrigação de ajudar qualquer das regiões administrativas. O distrital a quem me refiro fez as seguintes proposições para Vicente Pires durante o atual mandato, cabendo dizer que algumas foram atendidas e outras não. Vale dizer que o Poder Executivo não pode alegar que não sabia dessas demandas, pois a Indicação Parlamentar chega obrigatoriamente aos órgãos responsáveis.
As Indicações abaixo podem ser conferidas no site da Câmara Legislativa: http://www.cl.df.gov.br/proposicoes
Ind 17054/2014 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto ao Transporte Urbano do Distrito Federal - DFTRANS - no sentido de disponibilizar transporte público que atenda ao Núcleo Rural 26 de Setembro na Região Administrativa de Vicente Pires – RA  XXX.
Ind 17053/2014 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Educação no sentido de fornecer transporte escolar para os estudantes do Núcleo Rural 26 de Setembro na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 9488/2013 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal no sentido de fornecer saneamento rural na Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4962/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de implantar passarela na Avenida Estrutural (DF 095) na altura da Rua 5 da Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4961/2012  - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de implantar acesso entre as Avenidas da Misericórdia e Contorno na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX ao pistão norte na Região Administrativa de Taguatinga - RA III.
Ind 4960/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de construir ponte para ligar a Avenida da Misericórdia à Rua 4, na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4959/2012  - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de construir ponte para ligar a Rua 1 da Colônia Agrícola Samambaia até a Rua 6 da Vicente Pires na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4958/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de construir ponte para ligar a Avenida da Misericórdia com a Rua 3 da Colônia Agrícola Samambaia, passando pelas chácaras 63/64 na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4957/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública no sentido de implantar delegacia de polícia civil na Vila São José na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4956/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto á companhia Energética de Brasília - CEB no sentido de implantar iluminação pública onde não há e padronizar a existente na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4955/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de construir e recuperar vias públicas, calçadas e meios-fios na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4954/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Saúde no sentido de implantar postos de saúde na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4953/2012  - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de construir creches na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4952/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de construir ligação entre a Avenida da misericórdia com a Avenida governador por meio de uma ponte na Região Administrativa de Vicente Pires - RA XXX.
Ind 4643/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de construir muro e reformar a Escola Classe 1 de Vicente Pires RA XXX
Ind 4642/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de construir cobertura nas quadras poliesportivas das escolas classe 1 e 2 de Vicente Pires RA XXX.
Ind 4641/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Obras no sentido de prolongamento da via marginal da av. Estrutural (DF 095), com construção de ponte sobre o córrego Vicente Pires e interligação da via ao viaduto da Cidade Estrutural.
Ind 4639/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de alargar a Avenida da Misericórdia e Rua 1, no Bairro Samambaia, com criação de estacionamento lateral para acomodar veículos que estacionam nas laterais da via (igrejas) e fecham o trânsito em Vicente Pires RA XXX.
Ind 4638/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à companhia energética de Brasília - CEB no sentido promover melhorias na iluminação públicas das Ruas 3B, 7 e 10 em Vicente Pires RA XXX.
Ind 4637/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Obras no sentido de construir pontes de ligação interbairros na EPTG e bairros Samambaia, Vicente Pires e Vila São José na RA XXX.
Ind 4636/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Obras no sentido de construir viaduto ligando a Colônia Agrícola Cana do Reino a Vicente Pires RA XXX dando acesso à Avenida Estrutural, DF 095.
Ind 4635/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Obras no sentido de construir abrigos para passageiros na Avenida Estrutural (DF 095) em Vicente Pires RA XXX.
Ind 4634/2012 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Obras no sentido de duplicar e urbanizar a Rua 3 de Vicente Pires RA XXX.
Ind 2311/2011 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de urbanizar e duplicar a Rua 03 do Setor Habitacional Vicente Pires - RA XXX, cuja localização - próxima ao Viaduto Israel Pinheiro - favorece sua utilização como importante ligação entre a Avenida Estrutural, EPTG, Setor de Mansões Park Way e a cidade de Águas Claras.
Ind 2308/2011 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à companhia de saneamento ambiental do Distrito Federal - CAESB - e à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal - ADASA - no sentido de realizar estudos que objetivem interligar a água potável para os moradores do Setor Habitacional Vicente Pires - RA XXX que se encontram próximos a minas ou áreas de preservação permanente - APP.
Ind 2307/2011 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Estado de Obras no sentido de realizar reparos no asfalto na Rua 04 do Setor Habitacional Vicente Pires - RA XXX.
Ind 2306/2011 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Obras no sentido de construir abrigos para passageiros (paradas) com baias para acesso dos ônibus (recuos) nas vias internas do Setor Habitacional Vicente Pires RA XXX.
Ind 2304/2011 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto ao Departamento De Trânsito Do Distrito Federal no sentido de instalar semáforos nos cruzamentos situados entre as Ruas 5 e 8, 5 e 10, 7 e 8, e 7 e 10 do Setor Habitacional Vicente Pires RA XXX, e também na intercessão da Rua 10 do referido setor com o pistão norte de Taguatinga.
Ind 2303/2011 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Obras do Distrito Federal no sentido de construir quadra poliesportiva coberta na Escola Classe 01 em Vicente Pires RA XXX.
Ind 2302/2011 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à companhia energética de brasília - ceb - no sentido de promover melhorias na iluminação pública nas Ruas 3 e 3B do Setor Habitacional Vicente Pires RA XXX.
Ind 2301/2011 - Sugere ao chefe do Poder Executivo, providências junto à Secretaria de Obras do Distrito Federal no sentido de controlar, combater e prevenir as erosões em Vicente Pires RA XXX, especialmente nas Ruas 3B e 08.


(*) Geraldo Oliveira é servidor concursado da Câmara Legislativa, Diretor da Associação de Moradores de Vicente Pires e Região - AMOVIPE e morador de Vicente Pires.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

MORADORES PRESSIONAM SECRETARIA DE OBRAS PELA NÃO CONSTRUÇÃO DE LAGOAS DE ÁGUA PLUVIAL EM VICENTE PIRES


A Audiência na Secretaria teve a participação do deputado Distrital Joe Valle
 (*) Por Geraldo Oliveira - do blog Vicente Pires Alerta
Você aprovaria um grande criatório de mosquitos vetores de doenças ao lado de sua casa? Como será, então, se a cidade de Vicente Pires vier a ter 28 dessas “aberrações” acumulando água parada, animais mortos, lama podre exalando mau cheiro, toda sorte de lixo, e sendo responsável por matar a já quase extinta vida silvestre ainda existente às margens dos nossos córregos?
Pois acredite!  Os projetos de drenagem pluvial disponíveis no site da NOVACAP preveem “bacias de dissipação de energia das águas pluviais”, que objetivam evitar que as águas das galerias sejam depositadas direto no leito dos córregos. Por esse motivo, diversos moradores e chacareiros foram à Secretaria de Obras no último dia 18 de setembro pedir explicações ao Secretário David José de Matos, na tentativa de evitar que Vicente Pires venha a ter um problema de saúde pública com essas bacias.
O Deputado Distrital Joe Valle solicitou a audiência e participou da reunião, após ter sido procurado pelos chacareiros, por este blogueiro e por alguns síndicos das regiões baixas da cidade.  Além de mim, representando a Associação de Moradores de Vicente Pires e Região - AMOVIPE, estiveram presentes lideranças como a ex-administradora Celeste Liporoni, o presidente do Conselho de Segurança, Jailton Rodrigues, a Vice-Presidente, Valdênis de Deus Alves, a Diretora da empresa Conceitos Administradora de Condomínios, Dra. Vel, o síndico da chácara 41 - Rua 3 (Vicente Pires), Geraldo de Araújo, o subsíndico da chácara 42 - Rua 3 (Vicente Pires), José Carlos, alguns moradores e a diretoria dos chacareiros.
O Secretário de obras informou a todos, inicialmente, que os projetos de obras disponíveis no site da NOVACAP, com licitação remarcada para o dia 01 de outubro de 2014 (https://sistemas.novacap.df.gov.br/licitacao/licitacao/detail/231) estão defasados em relação ao que a secretaria irá realizar. Disse para aguardarmos o processo licitatório acontecer, porque o que está publicado no site é apenas o projeto básico inicial, que foi protocolado junto à Caixa Econômica Federal há cerca de 2 anos, para efeito de assegurar para o Distrito Federal os 519 milhões do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.
Explicou que, por conta dessa desatualização, ainda será feito o projeto executivo definitivo da obra, que contemplará as alterações necessárias, inclusive a possibilidade (ainda não garantida) de retirada das bacias. Informou que um dos itens que permitirá à Secretaria realizar as mudanças será justamente a contratação de especialistas na própria licitação, para elaborar projetos técnicos adicionais que possam adequar a obra às condições atuais da cidade. 
O Senhor David José de Matos foi questionado sobre o fato de a licitação estar acontecendo com planejamento precário, com base em projetos defasados e foi dito por uma moradora que a população não aprova “jeitinhos” no trato com a coisa pública, sendo preciso cuidado para que os recursos públicos sejam eficazmente utilizados. Foi observado por ela que o mais apropriado seria fazer a licitação com os projetos já definidos, para que houvesse a certeza do que irá acontecer e não aumentar gastos devido à falta de planejamento.
O Secretário justificou que o motivo de ter sido feito dessa forma foi porque os recursos do PAC não saem todo dia para os Estados. Acrescentou que, quando eles são disponibilizados, as unidades da Federação que possuírem projetos prontos devem se candidatar à verba. Como o GDF tinha os de Vicente Pires, mesmo defasados (EIA/RIMA, ÁGUAS PLUVIAIS e PROJETO URBANISTICO), eles optaram por fazer assim, para poder “pescar” a verba e alterar o projeto executivo depois.
Na Ata da Audiência Pública realizada em julho de 2013, realmente ficou consignado que os projetos técnicos deveriam sofrer atualizações quando da execução da obra, e o Secretário de Obras reafirmou isso na reunião, tendo dito que todos os moradores podem ficar tranquilos de que será feito o melhor possível, dentro da boa técnica.  Disse que, mesmo que o atual governo não prossiga a partir de janeiro de 2015, todas as premissas registradas na Ata de 2013 deverão ser obedecidas pelo governo que assumir. Ele também afirmou que as obras iniciarão somente no próximo ano, devido à dificuldade de se concretizar uma licitação desse porte de forma rápida e em razão das chuvas que se avizinham.
Mas, a insegurança jurídica por que passam os chacareiros remanescentes, que não parcelaram suas terras e honram até hoje os seus contratos é um bom exemplo de que não dá para confiar no que está sendo prometido e até escrito. Os moradores das regiões baixas, nesse sentido, temem que as bacias tragam consequências devastadoras para eles, pois não está em jogo apenas a área que o chacareiro perderá (cerca de 20%), mas também o risco de doenças, o cheiro de lama podre, a desvalorização de imóveis e, porque não dizer, o fim da biodiversidade ainda existente à beira dos córregos. Vale dizer que o lençol freático desse local, situado a apenas 1 metro da superfície e também o solo argiloso, de difícil infiltração, são outros contrapontos às bacias.
A verdade é que mesmo com as explicações do Secretário, todos nós saímos da reunião com desconfiança. Devemos lembrar que na Ata da audiência realizada em julho de 2013 ficou definido que as eventuais intervenções do poder público em Vicente Pires deveriam ser precedidas de participação dos representantes da população. Mas, quando resolveram lançar o edital com projetos defasados, algumas associações como a dos chacareiros e a própria AMOVIPE, da qual faço parte, não foram chamadas. Então, nada garante que seremos convidados a participar das supostas alterações nos projetos.
Parte de nossa população está empenhada, portanto, em garantir que de fato se faça para Vicente Pires o melhor. Atualmente, entende-se que todas as bacias devem ser retiradas e substituídas pelos métodos alternativos apontados pela Universidade de Brasília - UnB, que são: a Vala de Infiltração, a Vala de Detenção, a Pavimentação Permeável, o Plano de Detenção em áreas de estacionamento, a Trincheira de Infiltração, o Dispositivo de coleta de águas, o Microrreservatório individual de retenção, o Poço de infiltração e o Reservatório individual com evacuação para a rede pluvial.
É bem verdade que as opções apontadas pela UnB são mais caras que as bacias, mas as justificativas para adotá-las decorrem da perspectiva de termos uma cidade que tentará se recuperar da devastação ambiental causada pelo crescimento desordenado, com a oportunidade de contribuir coletivamente para a reposição dos lençóis freáticos de forma gradual, seguindo o exemplo ecologicamente correto das cidades e bairros sustentáveis.
De outra forma, o respeito aos contratos vigentes dos chacareiros remanescentes, que foram corretos ao não se locupletarem com parcelamento de terra pública e a própria preservação da biodiversidade ainda existente às margens dos córregos já seriam, por si só, razões suficientes para não se implantar esses piscinões.
Até o próximo mês e um grande abraço!

ELEIÇÕES: Em relação às eleições, rogo a você que exerça sua cidadania, faça a melhor escolha, analise profundamente seus candidatos, suas realizações, seu passado e a coerência e consistência de suas propostas. Após a definição das eleições, faça parte de uma rede crescente de cidadãos brasileiros que fiscaliza os eleitos e que está se atentando para o fato de que a boa política PRECISA prevalecer em relação àquela que todos nós abominamos que é a dos fichas-sujas, dos corruptos que se apropriam do nosso dinheiro e dos despreparados para cuidar da coisa pública, fazendo com que decisões mal intencionadas e/ou equivocadas impactem negativamente a nossa vida. É preciso, pois, que saibamos manter na política pessoas comprovadamente éticas, capazes e tenhamos discernimento para oxigenar o plano de poder com a boa renovação, por meio de candidatos que tenham bandeiras e propostas inovadoras que possam, de fato, transformar o Distrito Federal e o Brasil para melhor. Pense nisso e boa eleição!
(*) Geraldo Oliveira é blogueiro, servidor concursado da Câmara Legislativa, morador de Vicente Pires e Diretor da AMOVIPE – Associação de Moradores de Vicente Pires e Região.


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

FEIRA DO PRODUTOR DE VICENTE PIRES PODE PERDER ÁREA DE 20 MIL METROS QUADRADOS





A Feira do Produtor de Vicente Pires foi criada pela lei nº 1.885, de 27 de janeiro de 1998 de autoria da então deputada Lucia Carvalho. De acordo com a lei, a área da feira seria de dois hectares ou maior: Art. 1º Fica reservada área igual ou superior a dois hectares para implantação e consolidação da feira livre de produtos agropecuários e agroindustriais no Centro Comunitário da Colônia Agrícola Vicente Pires. Logo depois em outra lei também de autoria de Lucia Carvalho, a Lei complementar nº 156, de 30 de dezembro de 1998, a área foi aumentada consideravelmente. 

A mudança ficou assim: 

De acordo com o Art. 1º O caput do art. 1º da Lei nº 1.885, de 27 de janeiro de 1998, passa a ter a seguinte redação: 

Art. 1º Fica reservada área de doze hectares para implantação e consolidação da feira livre de produtos agropecuários e agroindustriais, sendo dois hectares no Centro Comunitário da Colônia Agrícola Vicente Pires e dez, lindeiros à Estrada Parque Taguatinga EPTG, ao Centro Comunitário da Colônia Agrícola Vicente Pires e aos lotes 81 e 82. Tais leis foram declaradas inconstitucionais anos depois...

Note que aumentaram uma área que já era mais que suficiente para implantação da feira. Isso pode ser comprovado pelo tamanho em que a feira se encontra ainda hoje. Mais tarde parte dessa área foi retirada da feira e distribuída entre algumas pessoas amigas da criadora da feira e a maioria gente do PT. Essas pessoas que ganharam os lotes, logo depois venderam essas áreas auferindo grandes lucros. Muitas dessas pessoas nunca foram feirantes e não precisavam da área.

Não cabia à então deputada a criação da lei que foi criada e aumentada supostamente apenas para beneficiá-la e aos amigos do partido e aliados. A então deputada não podia fazer a lei por se tratar de uma área que estava em processo na justiça e seria desapropriada pela União. Mas, ainda assim a deputada criou, e ela mesma sancionou a referida lei quando era presidente da Câmara Legislativa e ocupou o cargo de governadora por uns dias enquanto o governador e o vice viajavam.

Após o parcelamento ilegal, o restante da área ficou para os feirantes que realmente tinham interesse em trabalhar. Muitos venderam suas cotas da feira. Os feirantes que continuaram desde a criação fizeram muitas benfeitorias no local. 

Em 2006, uma parte da área foi emprestada pela associação dos feirantes para uma construtora colocar suas instalações e fazer a rede de água potável de Vicente Pires. Logo após o término das obras, a construtora devolveu a área para a associação dos feirantes que a cedeu, por intermédio de um contrato de comodato, para a instalação provisória da Administração Regional de Vicente Pires.

Depois de instalada, a Administração funcionou normalmente até a chegada do PT ao governo. Depois disso, a Administração começou a aumentar suas instalações como se fosse dona do local. Como se isso não bastasse, também solicitou da Gerência de Patrimônio da União uma autorização para repassar a área do tamanho de 20.000 metros quadrados para uma associação de artesãos que tem no máximo 20 associados. Pasmem, quem assinou tal autorização foi a própria Lucia Carvalho, criadora da lei, só que desta vez como gerente de patrimônio da União. Lucia novamente não tinha autonomia para dar essa autorização.

Quem preside a associação dos artesãos de Vicente Pires é aliado do PT e das pessoas que ocupam e comandam a Administração de Vicente Pires, fato muito suspeito, que causa estranheza.

A Administração tem conhecimento que a área pertence à associação de feirantes, conhece as leis e sabe que a associação que queria a área não tinha associados suficientes para o tamanho solicitado, porém insistiu no tamanho e mesmo sabendo se tratar de área particular começou a fazer benfeitorias na área, chegando a fazer asfaltamento e até um pequeno muro de arrimo, que até que se prove o contrário, custou aos cofres públicos um valor 10 vezes maior do seu valor real.

O que realmente estão querendo com essa área? Será que querem mais uma área como a da borracharia que foi colocada em lugar nobre e chegou ocupando uma área de 800 metros quadrados recuando para uma área menor após denúncias deste jornal?

Até que se prove o contrário, o que parece é que estão tentando tomar uma área que já tem dono para depois parcelar entre os amigos, fazendo exatamente como na época da criação da feira.

Pegar uma parte da área da feira seria como pegar parte da área do terreno da ARVIPS, da Igreja, da escola ou mesmo da minha casa, pois todos estamos em áreas não regularizadas, mas mesmo assim, quem tem a posse é dono e poderá regularizar a área em seu nome.

O caso já foi parar na delegacia. Mas eu acho que se os feirantes deixarem que a Administração e a associação de artesãos tomem posse dessa área, estarão contribuindo novamente para algo injusto. Mas, como sempre, a corda arrebenta sempre do lado mais fraco.

Na minha opinião, os feirantes devem neste momento requerer de volta a área onde está localizada a administração e utilizarem o espaço para fazer benfeitorias e aumentar a feira.

Essa área é de vocês, a Feira do Produtor é um patrimônio da comunidade de Vicente Pires, lutem por ela, não deixem os espertinhos tomar o que não lhes pertence.

Perguntas enviadas para a administração, porém não foram respondidas;

A atual administração atual tem conhecimento que existe um contrato de comodado entre a Ass. da Feira e a Adm?

Se tem porque mesmo assim tenta manipular a área como se ela fosse a proprietária?

Por que a Adm está tentando pegar uma área de quase 20.000 metros quadrados para repassar para uma associação que não tem 20 associados?

Existe algum interesse pessoal dos responsáveis pela Adm e PT local nessa área? 

Se não, por que outras associações já solicitaram áreas bem menores para construção de um cinema popular e centro de arte e cultura de Vicente Pires e não foram atendidas?

Por que estão lutando contra tudo e todos para a obtenção dessa área tão grande, para uma associação, cuja presidente, Sra Vângela, é funcionária indicada dessa Adm e partidaria do PT local e a associação não beneficiara ninguem mais que seus associados?


Gilberto Camargos



sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Os Políticos são empregados contratados pelo povo.


Indignado de tanto ouvir as asneiras que os candidatos tem dito em seus programas de TV, começo a achar que eles têm a certeza que estão lá para nos fazer favores. 

Eles mostram o pouco que fez com o nosso dinheiro como se fosse feito com seus próprios recursos. As obras feitas por eles nada mais são do que a obrigação imposta por seu emprego. Eles têm a obrigação de fazer o serviço e bem feito.

É mais ou menos assim: Eu contratei uma doméstica que tinha maravilhosas referências de vários lugares. Em seu currículo ela se colocava como a melhor para trabalhar em minha casa e cuidar do meu lar.  De tanto ouvir que ela era boa, acabei por contratar por um período de quatro anos. Acontece que após contratá-la, a mesma demonstrou não ser o que dizia, não fazia direito seu trabalho, comprava tudo mais caro gastando mal o dinheiro das compras e ainda deixava a casa suja. 

Além de tudo isso, ela passou a usar meu dinheiro para fazer propaganda enganosa. Usando meu nome como referência dizia a todos que era boa, que fazia e acontecia. As propagandas que ela fazia de si com meu dinheiro dizia que fez muita coisa. O pior é que ela queria com essas propagandas conseguir me convencer a contratá-la por mais quatro anos. 

Ora, ela era contratada para fazer o serviço de casa, ganhava para isso, porém não fazia nada direito e quando anunciava, o fazia como se tudo estivesse bem feito e como se fosse apenas um favor para mim? Isto é um absurdo!

Aqui no DF os candidatos estão fazendo a mesma coisa.  O atual governador, por exemplo, entrou e governou mal, é suspeito de vários crimes, suas obras aparecem como superfaturadas e mal feitas, não fez o que prometeu, e se tivesse feito não teria feito mais que a obrigação. Durante todo o governo usou milhões em propaganda enganosa dizendo que fez e agora na campanha, aparece como o salvador da pátria, aquele que mudou o Distrito Federal para um paraíso.

Ele coloca a saúde do DF como se fosse uma maravilha, onde todos são atendidos prontamente e ninguém fica sem atendimento. Mentira! A saúde nunca esteve pior e esse candidato não cumpriu nem a promessa de fazer e inaugurar as UPAS em 90 dias. E olha que elas já estavam prontas.


Ele também anuncia que mudou o transporte do DF, mudou sim, mas para pior! Ouço todo dia que colocaram ônibus novos quando na verdade somente trocaram parte da frota antiga no terceiro ano de governo. Isso poderia ter sido feito no primeiro dia, pois a lei Federal e Distrital garante que todos os ônibus devem ser trocados a casa sete anos, isso é automático. Bastava o governo fazer cumprir a lei.

A certeza é que temos empregados com status de patrão. Não podemos permitir que tenhamos representantes que usam e abusam das brechas das leis para usurpar o que é nosso.

Os políticos e funcionários públicos sejam do executivo, legislativo ou do judiciário, dos mais altos aos mais simples cargos, são empregados que recebem salários para cumprir com a obrigação a que se propuseram.

Não importa se a conquista do cargo foi por concurso público ou por simples favor de quem detém o poder, estando no exercício da função tem que dar conta de seu expediente de forma digna e respeitosa. E se não estiver contente com o salário que peça a conta.

O Povo é o patrão!

Os Políticos e Funcionários Públicos são os empregados.

Acontece que como está a empresa o patrão paga todas as contas, é submetido a todos os tipos de vexames na hora de estudar, tratar da saúde, se locomover para o trabalho, para obter uma simples licença para se estabelecer, quando precisa de segurança para poder viver em paz ou que necessita de Justiça e assim por diante. E mais, o patrão ainda ganha menos, muito menos, que seus empregados.

Temos que entender e cobrar dois princípios básicos: PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE. Tais princípios que norteiam o direito administrativo vem sendo deixados de lado com o intuito de deixar o povo ignorante quanto aos atos praticados pelos gestores que elegemos.

Ocorre que em todas as esferas do poder temos empregados do povo que não representam o povo. Eles representam na verdade os ideais obscuros dos partidos, que hoje mais são patrocinadores do que representantes dos ideais comuns dos cidadãos.

A mobilização só virá a partir do momento em que os meios de comunicação passarem a instruir esse povo decadente que sofre por achar que o Governo é alguém diferente dele mesmo, sem nem saber que o governo é formado por todos os cidadãos dessa sociedade hipócrita e preguiçosa.

Até quando iremos nos permitir ser regidos por leis que não nos atingem em nosso dia-a-dia? Até quando iremos nos deixar ser influenciados por pessoas que não deveriam ter a prerrogativa do cargo para obter privilégio na forma de ser tratado?

Temos hoje funcionários que deveriam nos prestar todo tipo de informação dessa grande empresa chamada Brasil. Eles destroem qualquer sonho, a partir do momento que criam mais e mais regras para punir de alguma forma o verdadeiro patrão que somos nós cidadãos pensando que regulam o modo de vida em sociedade. Mas a lei maior é e sempre será a lei consuetudinária.

Portanto, temas polêmicos como drogas, aborto e outros, há muito tempo já fazem parte do dia-a-dia dos cidadãos independente do que alguns órgãos ou instituições pensam a respeito. Em sua maioria tais regulamentações não trazem nenhum benefício e ainda afastam o cidadão-patrão da legalidade, pois a lei não consegue regular o cotidiano do nosso povo brasileiro, por ser formulada por aqueles que não se comprometem e ou desconhecem a realidade de nosso país.


Temos que exigir mudanças nas leis. Precisamos ser realmente os patrões e agir como tal. A lei precisa proibir que nossos empregados usem nosso dinheiro para fazer propaganda e principalmente propaganda enganosa. Não podemos mais ter reeleição para os cargos executivo e legislativo, pois assim, não precisarão ficar gastando nosso dinheiro com mentiras no decorrer de seu contrato de quatro anos e todos teremos a certeza que a após cada contrato, o empregado será trocado... por um melhor... ou pior.



Caro candidato à reeleição, se você tivesse feito seu serviço bem feito, não teria nada do que se vangloriar, pois para isso você foi eleito e não teria feito mais que sua obrigação. Então não se gabe do que fez, mas apresente propostas do que irá fazer que analisaremos se vamos renovar seu contrato de trabalho por mais quatro anos.

Gilberto Camargos



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mergulho em águas profundas

O furor nacionalista de Lula e Dilma contra Aécio e Marina tem por objetivo lançar uma cortina de fumaça em relação aos descalabros ocorridos na Petrobras, cujas ações nunca estiveram tão desvalorizadas



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandou ontem uma manifestação de sindicatos, organizações estudantis e do MST em defesa da exploração da camada pré-sal e da Petrobras, na mítica Cinelândia, palco de protestos dos cariocas. Desde a histórica campanha “O petróleo é nosso”, desencadeada por militares nacionalistas e militantes comunistas na década de 1950, mas que acabou tendo o apoio da UDN, a Petrobras é um símbolo do patriotismo dos brasileiros.

Já na semana passada, Lula assacara contra os adversários acusações de que são contra a Petrobras e o pré-sal. No caso do senador Aécio Neves, candidato do PSDB, o PT exuma a falsa acusação de que os tucanos sempre pretenderam privatizar a empresa, o que serviu para derrotar Geraldo Alckmin em 2006. No caso de Marina Silva, Lula acusa a candidata do PSB de pretender abandonar a exploração do pré-sal por ser a favor de fontes de energia limpa. Empolgado, Lula chegou a dizer que mergulharia no fundo do mar para explorar o pré-sal.

A manifestação de ontem, que começou na porta da empresa, porém, nem de longe lembra as da campanha nacionalista que levou o presidente Getúlio Vargas, pouco antes de seu suicídio, a criar a empresa. Com militantes mobilizados por sindicatos de petroleiros e de metalúrgicos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e estudantes arregimentados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que teriam recebido R$ 100 de ajuda de custo e foram levados em ônibus fretados, foi um ato cenográfico. Sob medida para ser exibido no programa eleitoral de Dilma Rousseff, como se o povo estivesse nas ruas defendendo o pré-sal.

Se isso fosse realmente necessário, em circunstâncias normais, não seria preciso mobilizar ativistas da Baixada Santista e do ABC para engrossar a manifestação. Cariocas e fluminenses lotariam a Avenida Rio Branco, da Candelária à Cinelândcia, para defender a Petrobras. O esforço de logística ocorreu porque o Rio de Janeiro não é o melhor lugar para o ex-presidente Lula e a presidente Dilma falarem do pré-sal. Simplesmente porque o estado foi tungado pela União nos royalties de petróleo, durante o governo Lula, com a participação entusiasmada de Dilma.

Cortina de fumaça
A mudança do regime de concessão para o de partilha, responsável pela redistribuição dos royalties de petróleo, foi o maior responsável pelo atraso na exploração do pré-sal em camadas profundas. Os poços do pré-sal em exploração atualmente estão a profundidades mais ou menos equivalentes aos poços do pós-sal. Não exigiram um esforço extraordinário de investimento e tecnológico da Petrobras. 

O único leilão realizado para explorar petróleo do pré-sal em águas profundas ocorreu no ano passado, e por pouco não foi um fracasso. Patrocinado pela presidente Dilma, sob protestos do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, o certame foi realizado na Barra da Tijuca, bem longe da Cinelândia, sob forte esquema de segurança, que mobilizou tropas do Exército, embarcações e helicópteros da Marinha para conter os protestos dos funcionários da empresa. 

O leilão do Campo de Libra correu sério risco de virar o maior fracasso. Foi um jogo de cartas marcadas. O consórcio vencedor, formado pela Petrobras (que ficou com 40% do negócio) e sócios chineses, holandeses, franceses e ingleses, foi articulado pelo Palácio do Planalto. Sem a presença dos chineses, com duas estatais, seria um mergulho sem volta nas profundezas do Atlântico. Tanto assim que nenhum outro leilão foi realizado até agora, embora ontem, coincidentemente, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) tenha anunciado que um novo leilão será realizado em 2015. Não dá para a pôr a culpa na oposição pelo atraso da exploração do pré-sal. 

O furor nacionalista de Lula e Dilma contra Aécio e Marina tem por objetivo lançar uma cortina de fumaça em relação aos descalabros ocorridos na Petrobras, cujas ações nunca estiveram tão desvalorizadas, a ponto de estarem muito abaixo do valor do patrimônio da empresa. É que o “petroduto” da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, assombra o PT, seja por causa da compra de Pasadena, no Texas, seja devido às obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, ambas superfaturadas, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU). 

Ainda mais agora, que a Justiça Federal liberou para depor na CPI Mista da Petrobras o ex-diretor da estatal Paulo Roberto da Costa, o homem-bomba que pode fazer um strike na política nacional por causa do envolvimento de muitos políticos com ele e o doleiro Alberto Youssef, que estão presos em Curitiba. 


Nas Entrelinhas: Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 16/09/2014