quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

7 passos para fazer uma máscara de gás



“O gigante acordou”. "A AGEFIS ESTÁ VINDO"

Aqueles que têm acompanhado as manifestações que vêm ocorrendo em todo o Brasil (e no mundo) provavelmente têm a mesma sensação: estamos presenciando uma mudança histórica. As pessoas estão indo às ruas para mostrar sua insatisfação contra o sistema vigente, contra as injustiças que têm que engolir todos os dias e mudar o futuro do nosso país.

No entanto, por causa de poucos, muitos sofrem repressões de uma polícia que se mostra despreparada para tais ações. Bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral, gases de pimenta, balas de borracha e afins são lançados sem discernimento.

Pelo menos temos a internet como nossa aliada. Nas últimas semanas, uma série de conselhos e instruções sobre como agir nos protestos tem pipocado nas redes sociais. O tutorial a seguir, feito por um usuário do site Instructables na época dos “Occupy” nos mostra como fazer uma máscara de gás artesanal com materiais improvisados.

Lembrando sempre que a máscara não é garantia de não sofrer os efeitos das bombas, mas sim uma solução a curto prazo para o problema (para sair de uma zona afetada ou para ajudar alguém mais necessitado em meio à confusão, por exemplo).

Confira!






1. A ideia


A ideia surgiu dessa imagem (sem autor definido) encontrada pelo usuário frenzy do Instructables. Ele adaptou e aperfeiçoou o conceito.

2. Materiais


Para fazer a máscara, o material necessário é:
1 (uma) garrafa pet de 2 litros transparente
1 (uma) máscara facial (de gás, de pedreiro, de pintor, de procedimento, N95…)
Tesoura
Fita isolante
Grampeador
Caneta marcadora



3. Cortando a máscara


Utilizando a caneta, delimite a área a ser cortada. O fundo da garrafa é inteiramente cortado, e as laterais são adaptadas de forma a ajustarem-se no rosto. Prefira formas arredondadas.



4. Fita isolante nos cantos


Para que não machuque o rosto, passe fita isolante por toda a extremidade da garrafa.



5. Acoplando a máscara


Retire os elásticos da máscara e a posicione no bico da garrafa (como se fosse um coador de café).

Importante: a máscara utilizada vai depender do que você vai se proteger. Por exemplo, se a proteção for contra fumaça, pode-se utilizar um pano úmido para facilitar a respiração. Se a proteção for contra gases, um pano embebido em vinagre ou numa solução antiácida são importantes.



6. Mãos Livres


Para facilitar a colocação, grampeie os elásticos retirados anteriormente nas extremidades superiores da sua nova máscara. Você não precisará ficar segurando-a para proteger-se.



7. Finalizando



Sua máscara artesanal está pronta. Lembre-se sempre que ela não é uma garantia de proteção, mas sim uma solução a curto prazo para se proteger de gases, poeira e fumaça. Mantenha a calma e fique atento durante os protestos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário