terça-feira, 30 de abril de 2013

CARTA ABERTA DOS MORADORES DE VICENTE PIRES AOS DEPUTADOS DISTRITAIS TEM AMPLA REPERCUSSÃO

O documento, assinado pelas associações de bairros de Vicente Pires, evidenciou o quanto nossa cidade está esquecida pelo atual Governo.  Várias reuniões aconteceram a partir da entrega do documento.


(*) Por Geraldo Oliveira: Proprietário do blog Vicente Pires Alerta.
Caros moradores, minha participação em movimentos sociais ainda é pequena, afinal comecei nesse meio apenas em 2010 aqui em Vicente Pires, com o movimento intitulado na época como VICENTE PIRES ALERTA. Mas, ao longo de 20 anos trabalhando na Câmara Legislativa, pude observar por lá as articulações dos diversos segmentos sociais do DF. Como regra geral, posso afirmar que eles sempre alcançaram seus objetivos, graças ao seu nível de organização e união.
Estamos vivendo atualmente um momento único que pode transformar o futuro de nossa cidade, afinal o GDF anunciou recentemente que vai regularizá-la.Ótimo! Queremos mesmo que isso aconteça, pois somente assim teremos uma cidade adaptada aos parâmetros urbanísticos legalmente aceitos. Mas, para se colocar em prática um projeto dessa envergadura, é necessário que haja transparência, envolvimento dos moradores, debates e ampla garantia de direitos.
Os desdobramentos que podem advir desse processo levaram as novas associações e a imprensa da cidade a entregarem uma Carta Aberta aos 24 deputados distritais, a fim de informá-los (ou atualizá-los) sobre os problemas que Vicente Pires enfrenta historicamente. Também objetivou incitá-los a utilizar seu poder político para ajudar a região.Todo o sentimento e apreensão que temos em relação à regularização ficaram explícitos na carta, devido à falta de transparência em relação às últimas decisões tomadas pelos órgãos do GDF, como a aprovação de projetos desatualizados e não divulgados.
O recado da carta foi muito claro: além de pedirmos transparência e maior participação popular, cobramos melhorias para a mobilidade urbana de nossa região que está um caos, tanto em relação ao trânsito interno como nos acessos pela EPTG, Estrutural e Pistão Norte. Pedimos também serviços públicos de qualidade e uma administração eficiente e identificada com os moradores.Ficou evidenciado, assim, que uma população como a nossa, de 80 mil moradores, não pode ser esquecida e marginalizada.
O documento teve desdobramentos extraordinários, ao chamar a atenção dos parlamentares para os problemas que enfrentamos, os quais sempre ficam à margem das prioridades do GDF. Por outro lado, nossa carta também fez com que as lutas segmentadas nos bairros alcançassem a dimensão do todo, que é a cidade de Vicente Pires. Como resposta a esse movimento, vários deputados distritais, preocupados com o que foi relatado, procuraram imediatamente as associações para agendarem reuniões.
O deputado Roney Nemer (PMDB) foi o primeiro a se colocar à disposição. Sua contribuição até aqui foi a realização de uma reunião na CAESB, diretamente com ele e o presidente da empresa, senhor Célio Biavati. Cobramos, na oportunidade, que a CAESB desse maior atenção para o problema do esgoto a céu aberto que escorre pela cidade. Pedimos que a obra de esgoto fosse mais ágil, sob pena de se agravarem os danos ambientais. A falta de água potável para inúmeras famílias de Vicente Pires também foi destacada.
O Deputado Joe Valle (PSB) também está sensibilizado com o nosso relato e disse que virá a Vicente Pires em breve, para dar sua contribuição. Entre suas bandeiras de luta estão a defesa do meio rural (ainda temos chácaras produtivas), o meio ambiente (obra de esgoto, esgoto a ceú aberto e degradação ambiental), a educação pública (as duas escolas de Vicente Pires precisam de reestruturação urgente) e as chamadas obras estruturantes, dirigidas à mobilidade urbana, ao trânsito seguro e à acessibilidade.
Outras duas reuniões ocorreram. Uma delas aconteceu na Secretaria de Condomínios e a outra na Vila São José, ambas com o mesmo foco da regularização. O Deputado Agaciel Maia (PTC) e a Secretária de Condomínios, Regina Amaral prestigiaram o evento da Vila São José. Esclarecimentos técnicos importantes sobre a regularização foram feitos pela Secretária, sendo que o deputado trouxe sua contribuição sob o ponto de vista político, quando sugeriu alternativas e estratégias de luta viáveis para a regularização.Em decorrência do debate, os moradores presentes decidiram acionar o Judiciário, por meio de duas ações. A primeira, objetivando garantir que todas as associações participem ativamente do processo de regularização. A segunda, para afastar da regularização os agentes públicos, entidades e pessoas suspeitas de terem cometido irregularidades e fraudes processuais em relação a esse tema.
Tivemos encontros também com o Deputado Chico Leite (PT), aqui em Vicente Pires e com a equipe técnica do gabinete dele, na Câmara Legislativa. Como resultado, o parlamentar enviou um ofício para a Secretaria de Estado da Casa Civil do DF, a fim de levar ao conhecimento do Secretário Swedenberger Barbosa a nossa Carta Aberta. Um requerimento também foi enviado à SEDHAB questionando quais procedimentos estão sendo adotados para assegurar a participação popular na regularização e solicitando que a Secretaria informe se as reivindicações da comunidade estão sendo ou não contempladas nos projetos.Foi solicitada ainda a cópia do inteiro teor do projeto urbanístico aprovado, para disponibilização pública na Internet.
A última e talvez a mais importante reunião ocorreu no último dia 29 de abril. O presidente da Câmara Legislativa, Deputado Wasny de Roure (PT), recebeu os diretores da AMOVIPE em seu gabinete, quando solicitamos a ele que a Câmara acompanhe de perto as ações do GDF sobre a regularização e promova debates sobre o tema. Foi pedido também que as comissões permanentes da Casa – em especial a de Assuntos Fundiários (CAF) e a de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) - convoquem para esclarecimentos as entidades, as pessoas e os agentes públicos investigados, indiciados ou suspeitos de terem cometido irregularidades no processo de regularização.
Como se vê, as novas associações de moradores e a imprensa local estão determinadas a defender Vicente Pires da corrupção e da marginalização. Os recentes desdobramentos de nossa Carta Aberta nos trazem a convicção de que as transformações que tanto sonhamos para nossa cidade podem estar começando.
Um grande abraço e até o próximo mês.


(*) Geraldo Oliveira é blogueiro, servidor de carreira da Câmara Legislativa e morador de Vicente Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário