sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O PERIODO CHUVOSO CHEGOU... E MAIS UMA VEZ OS PROBLEMAS CONTINUAM EM VICENTE PIRES.


Começou o período chuvoso. Este é um período crítico para Vicente Pires, pois vem acompanhado de destruição das ruas, alagamentos e muita lama. 


Lamentamos que nenhuma medida tenha sido tomada, pelo  poder que aí se encontra, com a intenção de reduzir a vulnerabilidade da população que se encontra mais uma vez ameaçada por esses conhecidos problemas. 


Então vem a pergunta que não quer calar: se o governo, a administração e demais órgãos governamentais tem o conhecimento do que ocorre todo o ano, por que não estamos hoje melhor preparados e não foram adotadas medidas rumo a solução do problema?

Sem dúvida não melhoramos em nenhum quesito: não houve maior consciência sobre a gravidade do problema, e nenhum projeto associado à questão foi elaborado.

Passamos o ano todo ouvindo o pessoal do governo falar sobre o problema, chegam até a trazer o governador para inaugurar uma rua que não tinha a menor possibilidade de ser asfaltada, pois o asfalto durou apenas 20 dias e isso fora do período das chuvas. Mesmo com tanto conhecimento por parte do governo, não ouve maior envolvimento de órgãos técnicos e gerenciais para a temática dos problemas da cidade. 

Não houve interesse em fazer nada a não ser o presente e contínuo tapa buracos que é o carro chefe dos trabalhos mais importantes da administração.

São três anos nesse governo. E são três anos de abandono sem que nada seja feito para melhorar a vida da população no aspecto prioritário que é a mobilidade dos moradores de Vicente Pires no período de chuva.

Para piorar, a cidade agora não tem somente buracos, conta também com fezes escorrendo pelas principais ruas e o mau cheiro de esgoto toma conta das residências e comércio.

Mesmo com todo o conhecimento das causas, prevalecem ainda grandes deficiências associadas à falta de linhas de comando e uma melhor articulação entre os diversos órgãos envolvidos. A dificuldade da efetiva integração dos órgãos governamentais nos programas de melhoria a tanto propostos, a resistência e a irresponsabilidade com que a administração pública tem lidado com a radical necessidade de tomar providências urgentes, preocupam a todos e abre uma alerta: essa gestão está mesmo preocupada com os problemas da cidade ou apenas interessada em eleger alguém para continuar tratando de seus próprios interesses?

Se estiverem preocupados em resolver,  por que não começaram pelas coisas mais simples e que podem ser feitas imediatamente que é acabar com o escoamento de esgoto pelas ruas?

Por que não resolvem os problemas mais simples como os cruzamentos das cidades em que faltam semáforos e sinalização? Por que não conseguem abrir um viaduto que é fechado toda tarde prejudicando a todos? Isso resolveria o problema causado pelas chuvas? Não, não resolveria, mas mostraria que quem comanda a cidade está fazendo algo para a população e não somente propaganda enganosa. Até porque a resposta é sempre a mesma, estamos esperando a liberação e depois a licitação que será feita com os 500 milhões que anunciaram há um ano.

Se essa gestão que comanda a administração tivesse mesmo interesse no bem dos moradores, lutaria com garra para mostrar o mínimo de serviço e não apenas o tapa buracos e a indicação de centenas de pessoas para ocupar um cargo, sem capacidade e nem necessidade.

Se realmente tivessem do lado dos moradores e lutando pelo bem de todos e não conseguindo, já teria chutado o balde, abandonado esse governo que é considerado o pior de todos que já existiu.

 A contínua e preponderante omissão e/ou a insuficiência e/ou a impropriedade das ações públicas no tratamento dos gravíssimos problemas associados à ocorrência de enchentes e conseqüente destruição das ruas de Vicente Pires não há dúvida, as tragédias tenderão a se ampliar em sua intensidade, freqüência e letalidade. Conseqüência direta da criminosa indecisão em se tomar, dentro de uma abordagem de cunho preventivo, onde se inserem destacadamente o planejamento urbano, a elementar decisão de, no mínimo, parar de cometer os erros essenciais que estão na origem desses graves problemas.


Mas ao que parece a prioridade não são os moradores, mas o eu e o que posso tirar antes de acabar o governo. Afinal, torcemos para que em 2014 esse governo e essa mamata de tetas fartas para os amigos acabe quando ocorrer a eleição. Pois caso contrário, assim irá continuar até que entre alguém com coragem de fazer e não de ganhar... Então que venha um novo governo que realmente se interesse por Vicente Pires!

Gilberto Camargos
Da Redação


Nenhum comentário:

Postar um comentário