NINGUÉM VAI DAR APOIO E RECONSTRUIR CASAS DERRUBADAS PELA AGEFIS E DF LEGAL
Papai Noel, Fada do Dente e Coelhinho da Páscoa existem porque nós os criamos em nossas imaginações. Mas, os presentes de Natal, Páscoa ou quando cai um dente de nossos filhos, somos nós que pagamos...
Então, nãos nos deixemos enganar! Nunca ninguém nos deu apoio de verdade dentro de Vicente Pires e na Colônia Agrícola 26 de Setembro. Tudo que temos veio de nossos esforços, dos esforços dos moradores e das verdadeiras lideranças.
Dinheiro e projetos das obras em Vicente Pires não vieram das promessas e ajuda de políticos bonzinhos ou de administradores dedicados, não... Vieram dos nossos esforços. Aliás, ninguém dos que ocupam cargos na Administração e no GDF participaram de nossas lutas. Eles apareceram agora por cargos indicados, para fazer promoção política e vão desaparecer depois que o governo passar.
As obras, diga-se de passagem, malfeitas, que estão acontecendo dentro de Vicente Pires, não acontecem porque são bonzinhos. É porque o dinheiro estava já destinado à região e não tinha como não fazer, pois seria um grande desgaste na mídia.
As obras de alargamento das ruas do Assentamento 26 de Setembro, com derrubada de uma infinidade de árvores, sem autorização dos órgãos ambientais, como Ibram, ICMBIO e IBAMA, (veja fotos de algumas centenas de árvores derrubadas no final da matéria), com ameaças a moradores para afastarem as cercas “ou o DF Legal viria e puniria quem desobedecesse”, ENTÃO ERAM PARA BENEFICAR OS MORADORES, OU para beneficiar os grandes empresários e membros do Executivo e Legislativo, que compraram imóveis no local?
Nas falas do governador, em promessas aos moradores da 26 de Setembro ele disse:
“a AGEFIS no meu governo não derruba um tijolo de pobre, a AGEFIS vai ter que respeitar o suor do pobre que busca sua moradia, que tem direito a sua moradia, aqui no Distrito Federal tem terra para levantar muito tijolo e nós vamos manter a casa de vocês de pé”. “E outra coisa que vou dizer, as casas que a AGEFIS derrubou, eu vou construir com meu dinheiro”...
Porém, após ganhar as eleições, máquinas entraram na 26 e começaram a alargar as ruas; a Administração de Vicente Pires colocou vários assessores para atuar na região e criou grupos de WhatsApp em todas as ruas, para minar a influência das lideranças. Com isso, hoje, o administrador lidera sozinho.
A NOVACAP enviou máquinas e caminhões e o DF Legal andava com os assessores e com o próprio administrador em todo o Assentamento. Milhares de fotos, áudios e vídeos foram postados, vários obrigando os moradores a afastarem suas cercas e construções para abertura das ruas. Durante esse trabalho, quase na totalidade, as chácaras inteiras foram compradas por empresários poderosos e do meio político, a maioria foi parcelada, criando condomínios com água, luz, portarias e belas ruas, algumas até pavimentadas com bloquetes. Tudo isso NAS VISTAS DE TODOS QUE ESTAVAM TRABALHANDO DENTRO DA 26 DE SETEMBRO,como Administração Regional, NOVACAP, DF Legal e a polícia Militar e civil.
Ninguém do governo fez nada para conter a criação de novos condomínios, ao contrário, em algumas ruas como nas Ruas 1 e 2, passaram dias arrumando e deixando-as quase como asfalto. Nenhuma nota da Administração ou do GDF foi lançada na mídia para não comprarem e não construírem na região; apenas algumas notinhas nos grupos da Administração, onde alguns tomam conhecimento. Um incentivo total para que as pessoas vissem na 26 um porto seguro para comprar e construir suas tão sonhadas moradias.
Coincidência ou não, a Administração divulgava diariamente vídeos mostrando o belo trabalho que estava sendo feito no Assentamento. E fez isso até que todos os condomínios fossem terminados, os lotes fossem vendidos e os compradores construíssem suas casas. Na maioria, eram barracos simples onde as pessoas gastaram tudo que tinham para abrigar suas famílias.
Ora, se não era para construir, então porque arrumaram as ruas? Por que deixaram que os milionários viessem e comprassem quase todas as chácaras e parcelassem?
Aí, quando os “pobres” construíram, a Administração tirou sua gente, a Novacap tirou suas máquinas e o governo trouxe a AGEFIS, com nome de DF legal e derrubou tudo que conseguiu. Demonstrando que eram apenas falácias quando o governador Ibaneis disse que não derrubaria nem um tijolo no governo dele.... O DF legal derrubou sim, apenas onde lhes convinham, pois, as invasões nas áreas de equipamentos públicos, de conhecimento do Administrador, essas permaneceram.
O fato é que ninguém do governo apareceu para receber os moradores, ninguém da Administração esteve presente para ajudar os moradores e todos desapareceram deixando-os sozinhos. Para piorar, o Administrador ainda soltou um vídeo dizendo que o governador é justo e somente faz o que é certo, jogando a culpa nos moradores que construíram. Um vídeo totalmente em desacordo com as falas do próprio governador, quando ele diz que não deixaria nenhum condomínio ser aberto, nenhuma construção ser erguida de forma irregular, MAS DEIXOU...
Todos viram os condomínios surgindo, abrindo ruas, colocando iluminação e sendo vendidos, pois, como estão apregoando agora, SÃO CENTENAS DE FAIXAS DE VENDAS e elas estavam ali desde o início. “Culpa DE CORRETORES QUE ESTÃO FAZENDO SEU TRABALHO”, depois de todo incentivo do próprio governo, mas nunca mostram que as chácaras compradas e parceladas são de poderosos influentes...
O governo, TODO O TEMPO, TINHA E TEM CONHECIMENTO DE QUEM COMPROU E PARCELOU AS CHÁCARAS, mas não fez nada para conter. Não fez, até o momento que foram vendidas e as pessoas que precisam morar construíram, aí VIERAM COM O BRAÇO FORTE para derrubar. SERÁ QUE ISSO É SER UM GOVERNO JUSTO?
Nessa temporada de terror que vivemos, nenhum membro do governo, parlamentares ou funcionários da Administração e outros órgãos estiveram do lado do povo. Todos estavam apoiando e dizendo que o governador é justo e só faz o que é certo...
PORTANTO, NÃO VOS ENGANEIS NOVAMENTE E VAMOS CONTINUAR COM AS DENÚNCIAS QUE PODERÃO NOS LIVRAR DE OUTROS SUPOSTOS CRIMES COMETIDOS PELO GDF E A NÓS IMPOSTOS. VAMOS CONTINUAR COM AS AÇÕES NA JUSTIÇA, PARA GARANTIR QUE NÃO TENHAMOS QUE PASSAR POR ISSO NOVAMENTE.
Os moradores da 26 não são grileiros; GRILAGEM é quando a pessoa encontra uma área que pertence ao governo, faz a medição, transforma em lotes de qualquer tamanho, cria documentos e os envelhece. Antigamente colocavam os documentos em uma caixa com grilos e deixavam os papeis dentro por alguns dias, os grilos comiam as bordas, “faziam xixi” e os documentos ficavam amarelos e com cara de velhos, dai passavam para outros, normalmente laranjas e depois vendiam os imóveis.
Já a INVASÃO, normalmente é feita pelos desvalidos e necessitados de um teto, os que não têm como pagar aluguel e não contam com os programas habitacionais do governo; é quando pegamos uma área que não nos pertence para construir e morar. Exemplos: Vila Estrutural, Paranoá, Itapoã, Vila São José em Brazlândia e outros.
Por fim, o parcelamento ilegal é quando se têm a posse da terra e ela é dividida, a seguir vendem-na sem autorização e sem a criação de um loteamento de forma legal. Isso está na Lei 6766, do uso do solo e atribuições e é o caso da 26 de Setembro, onde as pessoas NÃO INVADIRAM, NÃO GRILARAM, MAS FORAM COLOCADAS LEGALMENTE DENTRO DA ÁREA, ATRAVÉS DO DECRETO 17.502, no governo de Cristovam Buarque.
Na 26, o crime é o mesmo de Vicente Pires e outras regiões: construíram de forma irregular e sem licença, PORÉM NINGUÉM É GRILEIRO.
Não é verdade dizer que o governo é justo, quando ele vem para derrubar e não cumpre com sua palavra. E também não é verdade que temos alguém do governo ou deputados apadrinhando e ajudando os moradores. Na hora que todos mais precisaram, foram deixados à própria sorte.
Gilberto Camargos
👏👏👏👏
ResponderExcluirExcelente Matéria
ResponderExcluirA 26 de Setembro nao é invasao
ResponderExcluirTudo isso é verdade estamos do seu lado Gilberto Camargos nessa luta pela a 26 de setembro... Deus irá te protejer de todo mal 🙏🙏🙏
ResponderExcluirVerdade absurdo pagamos parcelas
ResponderExcluir26 não é invasão
ResponderExcluirA 26 de Setembro nunca foi invasão, hj já é uma cidade, a própria administração faz benfeitorias, como alargamento das ruas e orientando os moradores a recuar os muros, guaritas e casas próximo das pistas.
ResponderExcluirQueremos a regularização
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirQueremos ter nossas moradias prometida temos direitos estarmos aqui pq precisamos não é facil viver aqui com poeira lama e ainda pertubados por alguem que prometeu nos ajudar nae justo
ResponderExcluirPura verdade nossos filhos pequenos vendo essas coisas e muito triste eles ficam comedo até de dormir nossa muitos ano que a 26 de aetembro tem e eatao querendo tira_la
ResponderExcluirMuito boa a matéria e sim aqui na 26 nunca foi invasão.
ResponderExcluirE sim temos nosso direito a regularização .
Essa matéria está excelente, tudo o foi comentado e verdade, nós que moramos aqui na 26 somos testemunhas das árvores derrubadas pra alargarem as ruas, fomos pressionados a recuar cercas, muros e portões. Parabéns pela matéria👏👏👏
ResponderExcluirContamos com vc amigo parabens pela excelente materia
ResponderExcluirUma pena a mídia não darem espaço para um matéria dessas. 26 não é invasão, eu mesma comprei meu tão sonhado lote depois das promessas do inganeis.Como q começam com melhorias para 26, incentivando o comércio e a tão sonhada moradia e semanas depois vem DF legal passando por cima de tudo. Isso tudo é interesse político por trás.
ResponderExcluirComprei meu lote la dei tudo q tinha fiquei sem carro trabalho em dobro pra pagar as parcelas,comprei porq vi a esperança de ter minha casa propria ja q pago aluguel a 20 anos,e porq vi as promessas do governo para este lugar em bemfeitorias e regularização da cidade, assim como eu vi a oportunidade muitos tambem fizeram como eu compraram acreditando numa promessa.entao nao sou invasora sou uma cidadão filha de brasilia q nao tenho condições de financiamentos, mais vi agora a oportunidade como muitos viram em cidades q hoje e regularizada,tenho esperança q essa cidade q e nossa sera regularizada, pois promessas nao se voltam atras temos os videos de reunioes e as benfeitorias dentro da 26 como prova.
ResponderExcluirÉ isso aí não tem vitoria sem luta, a 26 é nossa cidade e os políticos mandamos pra onde eles merecem vcs sabem. Rsrsrs
ResponderExcluirParabéns Gilberto por mostrar a realidade e a verdadeira história da 26.
ResponderExcluirParabéns pela matéria verdadeira, estamos com vc Gilberto camargos. Nossa 26 nunca foi INVASÃO. #JUNTOSSOMOSMAISFORTES
ResponderExcluirEu também comprei o meu lote com extrema dificuldade. Com a mesma dificuldade construí uma casa com 64 metros quadrados que foi derrubada 3 dias depois que me mudei para ela. Foi uma ação totalmente pessoal, fruto do desentendimento de um delegado.com o parcelador, em completo desrespeito ao princípio da motivação que deve nortear o ato administrativo. Para derrubarem a minha casa passaram por pelo menos 20 outras ainda em construção, que hoje já estão prontas.
ResponderExcluir