quarta-feira, 14 de abril de 2021

RECOLHER AS FEZES DO SEU CACHORRO É UMA OBRIGAÇÃO, NÃO É UM FAVOR

 


*Por Luciano Lima

Os cachorrinhos e gatinhos estão sendo muito importantes neste período de isolamento social causado pela pandemia do COVID-19. Posso afirmar que casos de depressão foram tratados com a ajuda de um bichinho de estimação. O número de animais adotados também cresceu muito e o mercado pet sentiu menos o peso do significado da palavra “crise”.

Mas nem tudo são flores quando o assunto é um cachorrinho ou um gatinho. O aumento no número de pessoas que adquiriram um pet foi proporcional, ou até maior, à sujeira que está sendo causada pelas fezes nas ruas das cidades. Você sabia que não recolher as fezes do bichinho de estimação pode gerar multa? Você sabia que as fezes não recolhidas em ambiente público podem causar até doenças fatais?

E é claro, e não dói nada lembrar, que também se trata de respeito ao próximo. Você deixaria ou gostaria que seu bichinho de estimação fizesse aquela sujeirada dentro da sua casa? Tenho certeza que não! Pois bem, as ruas e ambientes públicos são espaços de todo mundo. É sua obrigação recolher as fezes do cãozinho ou do gatinho. A harmonia de uma sociedade se conquista quando temos plena noção de nossos direitos e deveres.

Mas o objetivo deste texto é causar um pouco mais de pânico e alertar sobre os malefícios que podem ser causados pela preguiça de algumas pessoas que se recusam a recolher as fezes do seu cachorrinho.

Saiba quais são algumas doenças que podem ser transmitidas pelas fezes do cachorro:

Adenovírus: Uma doença viral em cães que pode danificar o fígado e os rins. Pode causar convulsões, icterícia, sangramento de orifícios e até mesmo a morte.

Parvovírus – Uma doença viral que causa vômitos, diarreia, imunossupressão e em muitos casos pode ser fatal. Esta doença é particularmente perigosa em filhotes.

Giárdia – Um parasita que infeta o trato gastrointestinal e provoca diarreia.

Coccida – Um parasita que causa diarreia.

Tênia – Vermes que vivem fora do trato intestinal causando doenças como vômitos diarreia e anemia.

Toxocaríase – Pode causar cegueira, particularmente em crianças que entram em contato com fezes infectadas enquanto estiverem brincando e, inadvertidamente, colocando seus dedos em suas bocas.

E-coli – Pode causar infecções do trato urinário em humanos, meningite, peritonite, mastites, septicemia, pneumonia, vômitos severos e diarreia e, em alguns casos, até mesmo a morte.

Assim, não se esqueça de recolher as fezes de seu bichinho quando levá-lo pra passear. Vamos pensar no próximo. Consciência coletiva, por favor.

*Luciano Lima é historiador, jornalista, radialista e apresentador do programa É PAPO FIRME na Rádio Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário