sábado, 29 de maio de 2021

Parabéns pelo 12° aniversário, Vicente Pires!

 



Sempre fui extremamente bairrista em Vicente Pires. Enfatizo o meu orgulho em ser do interior de Minas Gerais (tudo bem que o sotaque não me deixa esconder muito isso), mas falo de como são as coisas por aqui: nossa vida tranquila, as conversas com os vizinhos na rua e as amizades que tenho desde a época que aqui cheguei há 28 anos. Essas coisas corriqueiras, quando vivenciadas, ganham um peso diferente quando encaramos uma nova realidade, em outro município. E a forma como vivi aqui faz-me sentir privilegiado.

Sabe aquela pessoa que fala “de boca cheia” do lugar onde mora e que defende com unhas e dentes quando alguém quer se aproveitar, tirar vantagens e prejudicar Vicente Pires? Esse sou eu, um típico bairrista.  

A verdade é que dá para ser bairrista de diversas formas. Você é bairrista ao falar das coisas boas da sua cidade, ao prestigiar a padaria da sua rua, ao encomendar um artesanato feito pelo vizinho, ao contratar serviços locais, ao aplaudir e compartilhar nas suas redes o que o município tem a oferecer, MAS TAMBÉM QUANDO MOSTRA OS PROBLEMAS COM O INTUITO DE RESOLVER e tornar melhor nossa cidade.  

Eu, Gilberto Camargos, sou bairrista de carteirinha! São 28 anos de vivência em Vicente Pires, 18 anos do Jornal Conversa Informal onde, a cada edição, trazemos informações sobre lojas, prestadores de serviços, indústrias, profissionais do ramo da gastronomia e atletas daqui que não deixam a desejar em nada quando comparados aos de fora; afinal, temos campeões e exportadores de serviços (para sorte de todos nós, moradores).  

Viu só? Temos motivos de sobra para nos tornamos Vicentepirenses bairristas e daqueles bairristas com argumentos reais.  

Tudo bem, sei que temos muito a fazer por aqui, que podemos a cada dia sermos ainda melhor, mas o que não dá para negar é que do outro lado da balança não faltam motivos para nos orgulharmos do já conquistado, do que nossa história nos proporcionou até aqui.  

Para mim, ser bairrista não é fechar os olhos para os problemas, mas sim valorizar o aprendizado e as coisas boas que temos.  

Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário