terça-feira, 10 de agosto de 2021

Mais de vinte mil árvores plantadas

Por Stéffany Santos 








O feito é do jornalista ambientalista Gilberto Camargos. A iniciativa visa combater poluição atmosférica e ajudar a melhorar a vida no planeta.

 O jornalista ambientalista Gilberto Camargos, sozinho já chegou ao numero de 23.138 árvores, plantadas em várias cidades. Começou seu trabalho ecológico na infância e ainda hoje continua seu feito. 


Desde que começou a contagem, já passam de 20 mil árvores plantadas.   O objetivo é de ter 50 mil plantadas, mas o número real é bem maior do que esse. Foram 6600 eucaliptos plantados no terreno da Siderúrgica União Bomdespachense, 4400 eucaliptos, plantados no terreno da Cia Agrícola Santa Barbara em Minas Gerais, 3200 pinos em Goiás, 1000 Ipês plantados no sitio Paz Eterna e nas margens do rio São Francisco, 53 jaqueiras, 3800 Ipês, 31 Araçás, 52 Pequis, 1140 Angicos e mais 630 árvores variadas como acácias ou mognos; entre outras espécies que se adaptam a qualquer ambiente e que têm maiores probabilidades de sobreviverem nas proximidades das estradas e terrenos do Distrito Federal.

 

Com base em seu feito, Gilberto inicia a campanha nacional denominada «Faça como eu, torne verde o Brasil».


De acordo com ele, 70% da poluição do ar no país são provenientes dos veículos, daí a iniciativa de plantar estas árvores junto às principais estradas do DF. A  iniciativa ambiental tem também como objetivo ajudar a combater o aquecimento global e deixar o mundo mais parecido ou igual ao que ele recebeu ao nascer, em 1964, e assim dar uma vida melhor para as crianças que estão nascendo e ainda vão nascer.


Outros dois eventos realizados pelo jornalista chamaram atenção do Brasil e um deles levou-o ao livro dos Recordes. “Aventura Ecológica” foi ele, documentário de pesquisa ambiental feito por Gilberto, o qual mostra a situação do meio ambiente, enfocando fauna, flora e dia-a-dia da população do ribeirinha. O jornalista viajou sozinho por 3.161 km do Rio São Francisco para a conclusão o trabalho. O feito rendeu dois recordes.


A aventura teve início dia 01 de junho de 1991 e terminou em 12 de agosto do mesmo ano. Gilberto registrou em vídeos e fotografias a vida da população da bacia do Velho Chico e a situação do meio ambiente local. O documentário pode mostrar as agressões ao meio ambiente, em toda a extensão do Rio. Durante os 72 dias de pesquisa, ele visitou 110 cidades nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, desde a Serra da Canastra até Foz.


Realizou a viagem em um barco de 5,5m de comprimento e motor de 8HP, um Karib 500, fabricado pela empresa Metalglass. Em meio ao trajeto enfrentou muitos problemas, desde quebra do pequeno motor, afundamento do barco nas corredeiras e até tiros dados por plantadores de maconha no estado de Pernambuco.


Por entender muito pouco de navegação, foi grande a dificuldade no início da aventura, contudo, depois tudo correu normalmente. Fazia palestras para pescadores em colônias de pescas, em cidades ribeirinhas e pequenos lugarejos. Usava seus conhecimentos de enfermagem para ajudar a população local. Foi bem recebido nas cidades e convidado a fazer palestras em escolas.


O descaso para com o Rio por parte de autoridades, fazendeiros e moradores de Minas é algo sobre o que Gilberto pode falar; esgoto lançado nas águas, por empresas de água, sem nenhum tratamento, desmatamentos de matas ciliares em todo o leito do rio, pesca predatória, lançamentos de produtos químicos em várias cidades por empresas, garimpos de diamante na nascente do rio. Viu ainda muita miséria na Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas onde os moradores mal têm o que comer e vivem única e exclusivamente do rio. 


No Vicente Pires, bairro onde mora, anunciou que quer delegar o título de “Cidade Verde” à cidade e também contribuir para a redução dos impactos do aquecimento global. Para isso, convoca todos para fazerem sua parte. Para ajudar a Organização Verde Brasil, OSCIP, presidida por Gilberto, coloca a disposição da comunidade mudas de árvores nativas da região, entre as escolhidas inclui as frutíferas, como goiabeiras, jaqueiras, pés de pitomba, ingazeiras, angicos, ipês e mangueiras.


Para conseguir as mudas e conscientizar a população sobre a importância desse trabalho, conta com o apoio de empresas em geral e órgãos governamentais. A Verde Brasil dá instruções técnicas para o sucesso do plantio das árvores, como quantidade de água e locais adequados.


Gilberto afirma nunca ter corrido atrás de recordes e sim de fazer o que lhe é mais prazeroso, que é ver o Brasil ecologicamente correto. Espera que seu exemplo seja seguido por todos e que cada brasileiro possa plantar e cuidar de pelo menos uma árvore durante a vida.


www.camargos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário