quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Infraestrutura de energia elétrica de Vicente Pires precisa urgente de investimentos

 


Como era de se esperar, as obras de urbanização de Vicente Pires atraíram e continuam atraindo novos moradores e comércios. A região conta hoje com cerca de 100 mil pessoas e a tendência de crescimento anual é alta, da ordem de 4 a 5% ao ano. 

Estima-se que em 2030 a região poderá ter 150 mil moradores, o que é preocupante porque a infraestrutura, principalmente de energia elétrica, não tem suportado nem o contingente atual. Tornou-se comum quedas quase diárias de energia elétrica e o retorno do serviço tem sido tardio - até 8 horas, em alguns casos. 

Muitos atribuem esse problema à recente privatização da CEB, ocorrida há menos de 1 ano. O fato é que com a nova empresa - NEOENERGIA, realmente as quedas têm sido mais frequentes; os moradores reclamam de prejuízos em casa (até com remédios) e os comerciantes perguntam quem pagará seu prejuízo, devido à perda de produtos e clientes. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que cabe sim ressarcimento aos clientes, em caso de prejuízos comprovadamente causados pelo serviço das concessionárias. Para tanto, orienta para que todos registrem as ocorrências na Agência, nas concessionárias e nos órgãos de defesa do consumidor. Quanto mais registros, melhor, pois gera estatísticas que obrigam investimentos no setor. 

4 a 8 horas sem energia elétrica para os pequenos comerciantes, que normalmente não possuem gerador, representa a perda do faturamento da semana, a depender do dia. Muitos se preparam de segunda a quinta, acondicionando produtos e preparando alimentos para faturar na sexta, sábado e domingo. Se falta energia nesses dias, o prejuízo é certo. 

Moradores têm ficado revoltados e aflitos com o risco à saúde de parentes que dependem de insulina refrigerada para tratar a diabetes, e outros remédios para cuidar de outras enfermidades. Pacientes acamados em home care é outro exemplo, pois os aparelhos que monitoram e até mantêm as vidas desses doentes precisam ficar ligados por 24 horas ininterruptas. 

É urgente e necessário que a ANEEL, os órgãos de defesa do consumidor, a Administração Regional de Vicente Pires e o Governo do Distrito Federal tomem providências para exigir da NEOENERGIA os investimentos definidos em contrato, para expandir e manter a qualidade do serviço. Se privatizou, o serviço deveria melhorar, jamais piorar. 

Não bastassem as quedas constantes, a rede de energia elétrica de Vicente Pires é antiga e precária, com pontos escuros em várias avenidas, porque faltam postes e luminárias ao longo das ruas. Sua distribuição é desequilibrada, distante uma da outra, em apenas um lado nas vias e, mesmo com a instalação de lâmpadas leds, a iluminação é ineficaz. 

E quem tem se aproveitado dessa deficiência são os marginais de plantão. Nossa cidade tem uma precariedade na iluminação bem favorável para os bandidos se embrenharem na calada da noite, ficando em locais estratégicos para assaltar e usar drogas.  

A sensação de insegurança na região tem crescido e a iluminação precária favorece o problema. Se há escuridão, o cenário é propício à ação de bandidos. Os casos de furto a residências e a condomínios fechados cresceram por toda a cidade, por isso os moradores devem redobrar os cuidados com seus portões e casas. Urbanização é muito bom meus amigos. Contudo, a infraestrutura de uma cidade necessita ser completa em todas as áreas. É urgente e necessário um plano de investimentos na infraestrutura elétrica da região. Para ontem! 

Aproveito o ensejo para desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário