quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Deputado Pastor Daniel de Castro: Finalmente Vicente Pires tem um representante!

Há muito tempo que nossa cidade buscava ter um representante na Câmara Legislativa. Afinal, a representatividade de um deputado distrital agrega muito poder político a uma região.



Darei um exemplo: nossas lideranças comunitárias lutavam há mais de 15 anos para conseguir aquela ponte da via marginal da Estrutural (DF-095). Antes dela ser construída no atual governo, foram inúmeras manifestações que fizemos paralisando a via, além de incontáveis reuniões nos órgãos de governo, como o DER.

Essas ações que fizemos ao longo do tempo foram muito importantes e mostraram aos sucessivos governos que a cidade precisava daquela peça de mobilidade. Mas, para ser atendida, demorou todo esse tempo.

Coincidência ou não, a ponte foi construída na gestão do então administrador Daniel de Castro (PP), que ouviu nossos apelos. E tem um detalhe importante: ela não fazia parte do atual pacote geral de obras, por isso, ele precisou usar do seu prestígio político junto ao Governador Ibaneis, para colocá-la também como prioridade.

O ex-administrador ajudou a conseguir, ainda, cerca de 200 milhões de reais a mais na Terracap para completar a atual obra geral de infraestrutura, pois ela precisou de aditivos. A UPA na Rua 10, que já está funcionando, também foi o futuro deputado quem a viabilizou, negociando o terreno com o chacareiro, os recursos com a Deputada Federal Celina Leão (PP) e a obra com o governador.

Veja você que, mesmo sem mandato e apenas como administrador, o Pr. Daniel conseguiu realizar muita coisa. Agora, como deputado, essa perspectiva se torna muito maior.

Por exemplo, com a possibilidade de fazer emendas da ordem de 25 milhões por ano, o Deputado Pr. Daniel poderá criar uma rubrica no orçamento de 2023 e nos livrar do interminável fechamento do Viaduto Israel Pinheiro (EPTG), que acontece toda tarde, há 8 anos.

No viaduto, é preciso fazer uma alça aérea de acesso a Águas Claras, a partir da faixa central superior, de forma a evitar o grande fluxo de veículos na via marginal, que obriga o DER a fechar a alça de baixo, que dá acesso a Vicente Pires.

Quanto às proposições legislativas, aproveito para lhe dar uma dica de Projeto de Lei Complementar (PLC): Vicente Pires possui, há 7 anos, as suas diretrizes urbanísticas (DIUR 02/2015) aprovadas e recentemente revisadas pelo CONPLAN – Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF, mas elas nunca foram respeitadas.

É necessário que o futuro deputado provoque a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SEDHAB para que as inclua no novo texto da LUOS – Lei de uso e Ocupação do Solo, que deve entrar na pauta de votações em 2023.

Mesmo estando em avançado processo de regularização, nossa cidade ainda não está na LUOS porque apenas os lotes que possuem escritura são considerados no seu texto. Isso é péssimo, porque favorece que cidades em processo de regularização, como Vicente Pires, continuem sem controle urbanístico.

Ficamos numa espécie de limbo, onde o descontrole das construções não para, principalmente de prédios, porque alguns construtores se aproveitam dessa lacuna e os constroem fora das normas. Como exemplo, cito as rampas de acesso avançando sobre as calçadas, fora outras situações que vemos ao andar por nossas vias.

Na verdade, o Deputado Pr. Daniel de Castro tem muito trabalho pela frente e precisará de tempo e apoio incondicional da população para apresentar resultados.

Que Deus lhe dê saúde, fé e muita perseverança, para vencer os desafios que se apresentam! E parabéns à população de Vicente Pires que, finalmente, amadureceu e compreendeu a importância estratégica de se ter um representante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário