domingo, 29 de março de 2015

JOE VALLE É ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA DA CLDF



O deputado distrital Joe Valle (PDT) foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Essa é a segunda vez que o parlamentar preside o colegiado.
Joe Valle é o autor da proposta que transformou a Comissão de Transparência em permanente. Pioneira no país, a comissão tem por objetivo fiscalizar a governança e a execução orçamentária, assim como contribuir para impedir as diversas formas de corrupção.
O deputado garante que a Comissão dará continuidade ao trabalho propositivo iniciado e que deverá priorizar a fiscalização das áreas de Educação e Saúde. 
O objetivo da comissão é contribuir para que o Executivo possa gerar indicadores de desempenho que mostrem os avanços alcançados para melhoria da qualidade dos serviços públicos e garantir a implantação da Lei de Acesso à Informação – LAI.
Além de fiscalizar, a comissão contribuirá com propostas alternativas focadas na melhoria da gestão pública e na integração de todas as áreas de governo para a prestação de serviços de qualidade ao cidadão.
PREOCUPAÇÃO COM A ÁGUA
Não é novidade que Joe Valle é o parlamentar distrital que mais se preocupa com a preservação dos recursos naturais do DF. Por isso ele é diferente, pensa de forma intensa no futuro e suas proposições normalmente são muito abrangentes. No último dia 28 de março, por meio de sua iniciativa, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Administração do Lago Norte/Varjão e coletivos sociais promoveram audiência pública com o tema “Água é Vida! Vamos cuidar? Definindo o futuro do Lago Paranoá”. O debate foi dividido em três subtemas: democratização do acesso; preservação e zoneamento/captação de água pelo Lago Paranoá.
A audiência aconteceu às 10h, no Parque das Garças, situado na QI 15 do Lago Norte. Uma série de atividades antecedeu o evento. A partir das 7h o público pôde participar da uma aula de natação no lago, plantio de mudas, roda musical, capoeira, entre outras atividades.
O evento teve por objetivo conscientizar a população para o uso do Lago Paranoá e debater alternativas para a preservação das nossas águas, tendo sido parte da programação da Semana da Água no DF.
Para Joe Valle, é preciso compreender a realidade sobre as nossas fontes d’água, que abastecem o Lago Paranoá e a Bacia que o comporta, para que possamos construir as proposições realmente efetivas visando a garantir o direito humano à água e ao saneamento para o DF e cidades vizinhas.
A audiência, disse Joe Valle, foi uma oportunidade para debater a temática e, a partir dela, um grande seminário será realizado, objetivando que as políticas públicas para preservação da água se tornem cada vez mais efetivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário