sexta-feira, 11 de setembro de 2020

IBANEIS - IMPEACHMENT À VISTA?

Ibaneis não demite secretários e diretores acusados de corrupção e se aproxima para afundar junto




Brasília, 10 de agosto de 2020. A situação política do governo do advogado Ibaneis Rocha (MDB) no Distrito Federal beira o caos nas últimas semanas: Ex-secretário de Saúde é preso junto com outros cinco; Secretário de Mobilidade do DF é alvo de operação contra desvio no Dnit; Procurador do DF e presidente da CAESB é alvo de operação deflagrada pelo juiz Marcelo Bretas; Ex-Chefe da Casa Civil do DF, Valdetário Monteiro é alvo de buscas da PCDF; Ex-secretário de Educação é alvo de operação contra fraude na merenda escolar.

Ao trazer algumas conhecidas figuras do esgoto político nacional para dentro de seu governo, Ibaneis Rocha (MDB) acabou arrumando confusão e desgaste para si com efeitos colaterais e políticos imprevisíveis nas próximas semanas.

E devem ocorrer mais operações nos próximos dias! Por onde andam Sarney Filho (secretário de Meio Ambiente do DF) e o secretário de Projetos Especiais, EVERARDO RIBEIRO GUEIROS FILHO, genro do lobista Joao Kennedy Braga, sócio e amigo pessoal do senador Ciro Nogueira? Aliás, o lobista piauiense João Kennedy Braga, de Picos, é apontado como ponta de lança do governador Ibaneis Rocha e do senador Ciro Nogueira (PP/PI), um esquema de corrupção no Governo do Distrito Federal, na Funasa, GEAP e no Ministério da Saúde.

E por onde se escondeu Iohan Andrade Struck, um dos alvos da Operação Falso Negativo, deflagrada duas semanas atrás? Ele é considerado foragido pela Justiça.

O cerco se fecha e somente agora Ibaneis começou a perceber que o barco está afundando. Por essa razão, demitiu o réu por corrupção por desvio de dinheiro da saúde, o ex-distrital Bispo Renato, que exercia a ponte entre o Buriti e a Câmara Legislativa do DF, e decidiu conversar diretamente com os deputados para evitar a todo custo que instalem a CPI da Pandemia, para investigar o escândalo da Secretaria de Saúde do DF, cuja diretoria foi presa recentemente.

Os holofotes e as lentes dos investigadores estão debruçados sobre farto material apreendido na Operação Falso Negativo. Só o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente finge não ver por motivos óbvios. Por razões nada republicanas, Prudente tem feito de tudo para iludir a opinião pública, enganar os demais deputados e atuar como um pobre coitado que nada sabe e que não vê razões para a abertura da CPI da pandemia.

O cerco se fecha, e na altura do campeonato, o melhor seria Ibaneis Rocha agradecer, pegar o boné e renunciar. Sem experiência política, e cercado de malandros corruptos oportunistas sem compromisso com o DF, Ibaneis deveria renunciar para evitar sair algemado junto com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Aliás, ambos já são réus em processo de improbidade que corre no MPDFT.

Ou se Ibaneis for macho mesmo, exonerar todos, mas todos aqueles imbecis, corruptos, levianos, preguiçosos, neófitos, arrogantes e ladrões que estão bem acomodados na estrutura do GDF. Demitir amigo não é fácil, mas neste caso, vão os anéis e ficam os dedos.

Proteger amigo acusado de corrupção no BRB, DETRAN e CAESB, e outros em algumas Secretarias, é dar tiro no pé, ter mídia negativa nas emissoras de rádio e TV além de xingamentos nas redes sociais. É um preço muito alto a ser pago para manter gente que veio de fora apenas para ocupar espaço que deveria ser ocupado por gente de bem e da cidade que elegeu o governador Ibaneis.

Ou renuncia ou reorganiza a casa sem toma-lá-dá-cá junto aos deputados distritais. O fato é que tanto o Buriti quanto a Câmara Legislativa, estão brincando com coisa muito séria.

Mas os investigadores continuam de olho. E nós também. Só quem não quer enxergar é que diz que não há razão para se investigar nada no DF. Já tem distrital querendo ampliar a futura CPI da Pandemia, para CPI da Corrupção, porque o governo está contaminado de denunciados por corrupção.

Kennedy e Ciro: unidos na saúde e na alegria

Ou Ibaneis muda seu governo, ou a população vai tirá-lo do Buriti. Brincar com a saúde já foi longe demais. Ciro Nogueira não pode mais fazer do DF seu balcão de negócios para viver vida de rico em Teresina.

Fonte: De olho no Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário