quinta-feira, 31 de março de 2022

Como escolher o candidato ideal para representar Vicente Pires nas eleições 2022



 O Jornal Conversa Informal traz algumas ferramentas que podem te ajudar a escolher um bom candidato e a evitar frustrações após a posse. 


A política está em todo lugar 

O primeiro passo para escolher nossos candidatos de forma mais assertiva é entender que a política está em todos os lugares. As ações dos governantes e parlamentares estão em praticamente todos os aspectos da sua vida, desde a calçada da sua casa, aquele buraco na rua até a assistência à saúde que você recebe quando fica doente. Ao votar, você concede a uma pessoa o direito de tomar decisões importantes por você. 

Candidato sem projeto para a coletividade? Tô fora! 

Valorizar o nosso voto é escolher bem quem queremos como governador de nosso Estado. Por isso, é fundamental que valorize: o transporte público, pois isso é de suma importância para todos, não vos enganeis, grande parte da vida se passa dentro do transporte, pense bem antes de votar, pois candidatos que ficam distribuindo dinheiro para empresas de ônibus e não investem em VLTs, Metrô e trem, não vão te ajudar, ele também tem que pensar em saneamento básico, pois isso determina a saúde da população, educação - item mais importante de uma gestão governamental, saúde - pense bem antes de reeleger alguém que não se preocupou, se escândalos fizeram parte de seu mandato e deixaram a saúde no caos, creches para todos que precisam e, claro, asfaltamento para o ir e vir tranquilo e sem prejuízos.

Os atos de um candidato espelham seu caráter 

Valorizar o voto é, por exemplo, não o trocar por puxadinhos ilegais, autorização para construções fora do padrão, cargos indicados, cesta básica, dentadura ou camiseta. Não devemos esquecer que um bom candidato discute com a sociedade civil os seus projetos, não saem por aí fazendo que acha certo, criando novas lideranças para ter apoio, além de responder as demandas da comunidade. O contrário, o candidato ruim, não faz isso. Jamais devemos votar em candidatos da velha política, para escolher em quem votar para representar em cidade na câmara Distrital. 

Cargo público não é para fazer campanha antecipada 

Veja o passado do candidato e como ele atuou em cargos públicos. JAMAIS VOTE em candidato que usou o cargo público para nomear todos os seus cabos eleitorais, que usaram os recursos públicos para se promover a cada minuto, fazendo vídeos e postagens mentirosas, pregando o que a cidade não tem e nunca terá, que trocou projetos de calçadas perfeitas em local apropriados por voto, dando o direito a uma parcela dos comerciantes fazerem seus puxadinhos, que permitiu e apoiou construções irregulares de prédios, ocupando área de uso coletivo, que apoiou parcelamento de áreas reservadas para equipamentos públicos dentro de chácaras, que não fiscalizou as obras, deixando correr frouxo, solto e sem qualidade.  

Descarte quem é da velha política 

Veja, principalmente, se o candidato não fica o tempo todo fazendo tudo que é errado e falando em nome de Deus, pois se ele engana até Deus, como não enganará você? 

Desconfie do candidato que não valoriza aquilo que a população mais precisa, quem não é fiel no pouco, não vai ser fiel no muito. Se em um cargo indicado como Secretário, Administrador, Assessor e outros, o político se mostrou sendo da velha política do que” é público é meu”, não vai mudar se tiver um cargo maior como deputado. Veja o passado, candidatos que já se envolveram com pessoas desonestas, com bandidos que foram condenados e presos no passado, trarão consigo o que aprendeu e fará que você se arrependa de seu voto depois. 

Reconheça quem tem legado histórico 

Você sabe, não se deixe enganar pelo salvador da pátria, Vicente Pires não se tornou esse grande canteiro de obras por alguém que chegou ao governo ou na administração agora. Tudo que temos veio de grandes esforços das lideranças sérias e comprometidas. Tome muito cuidado com quem gosta de mostrar obras perfeitas onde não existem, que prega mentiras fazendo comparações com acontecimentos passados, pois apesar de termos obras novas, estamos vivendo o passado no presente e vai piorar mais no futuro. Fique atento aos mentirosos, afinal, são hábeis na arte de enganar. São eternos candidatos.  

Descarte o fisiologismo 

Finalmente, todo cuidado é pouco na hora de escolher o futuro gestor de sua cidade.  Lembre-se que várias pessoas se passam por lideranças para apoiar os candidatos ruins em troca de um cargo público... 

FIQUE LIGADO! 

Devemos saber quem é o nosso candidato e conhecer sua vida pregressa. Uma boa ideia é conhecer os seus projetos. Ou seja, devemos escolher um candidato com a nossa consciência. Aliás, isso se aplica a nossa vida. É fato que, muitas vezes, não temos muitas opções. Porém, isso não deve ser empecilho para votar. Uma sugestão é buscar informações com os seus amigos e principalmente com as lideranças sérias que realmente representam sua cidade. 

Valores coletivos 

Para além de seus valores pessoais, é preciso pensar no coletivo, afinal, aquele representante em quem estou votando vai ser responsável por toda a população no meu entorno. 

Neste caso, procure um candidato que, ao mesmo tempo que defende pautas mais específicas para uma região ou grupo, entenda que tudo isso está contido na cidade, que é o que ele vai representar. 

Trajetória e motivação do candidato 

Pergunte-se sobre o que o candidato em questão já fez pela comunidade? Pode ser uma ação mais localizada, para um grupo específico, do bairro, da escola, do condomínio. Consegue pensar em alguma? Aquele que apareceu agora apenas para ocupar um cargo indicado não fez nada mais do que recebeu para fazer. 

Pense no caminho político daquela pessoa. O que será que levou aquele indivíduo a concorrer àquele cargo? 

Se o motivo que você encontrar te parecer justo dentro das suas convicções para o coletivo, pode contar um pontinho para escolher esse candidato. Se não, talvez seja a hora de rever essa decisão. 

Conhecimento sobre Vicente Pires 

Se mora em Vicente Pires, aqui deve ser o local de atuação o representante que você vai escolher. E muito além de conhecer nossa região, é fundamental que os candidatos entendam a dinâmica do Distrito Federal como um todo. 

Na Câmara, os distritais não decidem somente para seus locais de origem, mas votam projetos que, na maioria das vezes, impactam toda a cidade. O mesmo se aplica à atuação do governador. 

Por isso, é essencial que quem quer ocupar esses cargos conheça a cidade e tenha um projeto abrangente e que faça sentido para todos os moradores. 

Escolher o candidato e o partido 

Atente-se ao partido do seu candidato; é fundamental, especialmente no caso de distritais. 

Isso porque o sistema eleitoral brasileiro prevê o chamado quociente eleitoral, que significa que o voto que você dá a um candidato vai para o partido todo. 

Sendo assim, você pode ajudar, sem querer, a eleger alguém em quem você não confiaria decisões políticas importantes. 

Confira previamente a lista de candidatos do partido do qual seu escolhido faz parte. 

Não vote em candidato que usa o fundo eleitoral ou gaste mais do que vai ganhar nos quatro anos de mandato 

Candidato que usa dinheiro público para sua campanha, vai continuar usando o dinheiro público em sua vida. Esses recursos – vindos de impostos pagos pelos cidadãos – devem ser aplicados no que é prioritário para o país: educação, saúde, segurança… 

Um candidato honesto não deve NUNCA ganhar um tostão sequer do Brasil nas campanhas eleitorais ou fora dela. Acreditamos que um candidato deve fazer por merecer o financiamento de sua campanha. Ou seja: receber dinheiro diretamente de seus apoiadores. 

O dinheiro que financia partidos e campanhas vem do seu bolso. Ou seja: dos impostos federais que você paga – seja no Imposto de Renda, seja ao consumir um produto. Uma parte da arrecadação é utilizada para bancar a existência dos partidos – até aqueles sub-representados ou que não conseguem emplacar representantes.  

Um candidato que gasta mais na campanha do que vai ganhar com seu salário durante seu mandato, não é honesto e vai arrumar uma forma desonesta de compensar o que gastou. Agora, se ele gastou COM DINHEIRO PÚBLICO, mais do que vai ganhar durante seu mandato, aí caia fora mesmo desse candidato.  

Mantenha-se bem informado 

Não se desligue das notícias. Antes de escolher um candidato, procure acompanhar a cobertura política da imprensa - especialmente durante essa época de eleições. 

Confie no jornalismo profissional e fique atento às fake news porque sabemos que elas vão surgir aos montes. 

Se você se informar - sem confiar em informações falsas, claro - você é capaz de exercer o voto de forma mais segura e embasada. 

Gilberto Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário